Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Conheça a modalidade F1 Esports Series – 2020

FÓRMULA 1 – Conheça a modalidade F1 Esports Series – 2020

1066
(Foto: Divulgação)

A partir do lançamento do jogo F1 2017, surgiu um novo modo oficial de campeonato na Fórmula 1 entre as equipes e que hoje, envolve pilotos da categoria.

A tecnologia é algo que não retrocede e no mundo dos jogos virtuais, não é diferente. A cada ano que passa, os simuladores de corrida – como os da série Gran Turismo e Forza – são aperfeiçoados em gráfico e reflexão da realidade.

Estes simuladores chegaram a um nível tão alto de fidelidade das pistas, que já é possível sentir o que o piloto sente em vários tipos de situações durante a corrida e o melhor: online contra oponentes de todas as partes do mundo.

Através dessa imersão no mundo do automobilismo, que transforma pessoas normais como nós em pilotos, surgiram campeonatos mundiais online com tudo o que um automobilista real tem em uma série de corridas.

Na Fórmula 1, há uma série oficial de jogos/simuladores da categoria, o F1 The Game, cujo o nome é acompanhado do ano da temporada recriada virtualmente. Isso quer dizer que o F1 2017 por exemplo, tem o mesmo line-up de pilotos e pintura dos carros da temporada 2017. Geralmente, o game do referido ano é lançado no último trimestre da temporada.

(Foto: Divulgação)

O F1 2019 por exemplo, foi lançado no quarto trimestre do mesmo ano, depois das férias de verão, pois é quando não há mais mudança de pilotos entre equipes, como no caso de Pierre Gasly que foi substituído por Alexander Albon na RBR, ano passado.

A partir do jogo F1 2017, a Fórmula 1 decidiu inaugurar a modalidade F1 Esports Series: campeonatos virtuais através do game oficial da categoria, que costumam ter início no segundo semestre de cada ano. F1 Esports Series tem esse nome pois o E é de Electronic (eletrônico) + Sports (Esportes), ou seja: Série de Esportes Eletrônicos da F1.

COMO FUNCIONA

Essa nova forma de competir através dos games da F1 (do 2017 ao 2019 disponíveis para PS4, Xbox One e PC) permite a participação de jogadores experientes no line-up Esports de cada equipe da Fórmula 1. Isso significa que cada construtor da Alfa Romeo a Williams (A ao W), possui sua dupla de jogadores que a representam nesses campeonatos. O interessante é que qualquer pessoa que tenha o game em seu console e tenha o pacote para jogar online, pode participar. Saiba os requerimentos e como ingressar aqui.

Ano passado, as três melhores equipes do torneio foram Red Bull, seguida da Ferrari e Alfa Romeo. O campeão do torneio 2019 foi David Tonizza, que correu pela Ferrari. Embora virtual, essa competição online da Fórmula 1 acontece em ambientes físicos, onde todos os jogadores participantes se sentam lado a lado em seus cockpits gamer e são gravados como em um programa de reality show. Após a corrida final, o campeão recebe o troféu e comemorações com o tema musical da Fórmula 1.

AS CORRIDAS

(Foto: Divulgação)

Cada etapa é idealizada como uma prova real/física: há comentaristas, narrador, os Treinos Livres e Qualificação, além de tudo ser transmitido ao vivo pelo canal do YouTube oficial da Fórmula 1.

Tudo pode acontecer durante a corrida: ultrapassagens, batidas leves, colisões graves, mudança climática, estratégias de pit-stops, acionamento do Safety Car e bandeiras. É literalmente a corrida real no mundo virtual.

Todas as pistas encontradas no game são uma recriação fiel dos circuitos reais, como Spa-Francorchamps, Interlagos, Mônaco e Suzuka. Isso permite que os pilotos da Fórmula 1 pratiquem virtualmente antes do final de semana de corrida para encontrarem a melhor forma de fazer a volta mais rápida no traçado em que acontecerá a disputa.

EVOLUÇÃO

Nicholas Latifi, piloto da Williams (Foto: Divulgação)

Ao surgir a epidemia do COVID-19, todos os eventos esportivos mundiais foram cancelados ou suspensos. Além disso, a recomendação é que todo o mundo fique em casa para evitar mais contaminados. Frente a essa medida, os pilotos ficam sem correr e claro, sentem falta de competir nas pistas.

Em meio a esse quadro frustrante, a Fórmula 1 resolveu seguir o exemplo de alguns organizadores de corridas online e convidar pilotos que não estão em atividade a disputarem entre si.

A categoria estreou ontem o F1 Esports Virtual Grand Prix, com pilotos e ex-pilotos da Fórmula 1 para participarem de corridas virtuais na mesma data em que ocorreriam as provas suspensas ou adiadas. Ontem por exemplo, deveria ter acontecido o GP no Bahrein e para não passar em branco, a Fórmula 1 criou uma corrida virtual na mesma pista que receberia o GP no mundo real.

Lando Norris, piloto da Mclaren competindo no GP do Bahrein virtual (Foto: Divulgação)

Os corredores convidados para essa disputa foram Lando Norris (Mclaren), Nicholas Latifi (Williams) e os ex-pilotos de Fórmula 1 Nico Hulkenberg, Stoffel Vandoorne e Esteban Gutierrez, além de alguns jogadores experientes. Confira os top 10 pilotos da corrida virtual do Bahrein que aconteceu ontem:

(Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Ainda vão acontecer outras etapas virtuais da F1 Esports Series com outros pilotos, além dos que participaram do GP inaugural no Bahrein. Como a quarentena por causa do coronavírus pode durar mais alguns meses, essa competição online será um dos únicos eventos em que veremos os automobilistas competirem entre si através de transmissões ao vivo pelo YouTube.