Início Coronavírus AUTOMOBILISMO e CORONAVÍRUS – Panorama geral – Cancelamentos (F1, Indy, Nascar, MotoGP,...

AUTOMOBILISMO e CORONAVÍRUS – Panorama geral – Cancelamentos (F1, Indy, Nascar, MotoGP, etc) – 2020

850
Foto: AFP

E devido a reclassificação de surto para pandemia de #coronavirus, diversos governos/locais tem aplicado restrições e ações mais drásticas para conter o avanço da doença. Assim, como esperado, estamos acompanhando grandes impactos no esporte que tanto amamos: ESPORTE A MOTOR!

Tanto no cenário Nacional, mas principalmente no cenário Internacional, as mais variadas categorias do automobilismo tomaram ações e seguiram as determinações dos governos locais.

Veja abaixo os cancelamentos, adiamentos e decisões das principais categorias:

MOTO GP

No mundial de motovelocidade (MOTO GP, MOTO2, MOTO3 e MOTO-E), o primeiro GP a sofrer as consequências do #coronavirus foi o do QATAR. Por sorte, já que estavam no circuito antes das restrições impostas pelo governo local, correram MOTO3 e MOTO2. Em seguida a FIM anunciou o adiamento do GP da Tailândia (veja mais sobre isso), GP de Austin e GP de Valência (veja sobre isso)! E por fim, foi a vez do GP da Argentina, adiado para 22/11/2020 (veja aqui)! Veja o calendário atualizado aqui!

Na MOTO-E, o único impacto até então aconteceu no GP de Valência, que foi sendo empurrado para encaixe de Tailândia, Austin e Argentina. Veja o calendário atualizado!

FÓRMULA 1

Na F1 a primeira ocorrência de cancelamento ocorreu com o GP da China. No final de semana da estreia (12 a 15/03/2020) deveria ocorrer o GP da Austrália, que após muita discussão, foi cancelado. Algumas horas depois, a categoria anunciou o adiamento dos GPs do Bahrain e Vietnã – todos sem novas datas definidas e mais, se vão acontecer. Veja o calendário atualizado!

E as categorias FIA F2 e FIA F3, acompanharam as decisões da FIA e também adiaram (sem nova data) o GP do Bahrain que aconteceriam de 20 a 22 de março de 2020.

FÓRMULA-E

Na Fórmula-E, o primeiro cancelamento ocorreu com o ePrix da China que aconteceria em 21/03/2020. Em seguida foi anunciado o cancelamento da etapa de Roma, agendada até então para 04/04/2020. Logo depois, um anúncio mais drástico: 2 meses sem provas da categoria dos elétricos! Com isso, impactando as realizações das etapas de Jacarta, Paris e Seul. Sendo assim, a próxima etapa será apenas em Berlim (21/06/2020) – na melhor das hipóteses. Veja o calendário completo e atualizado!

FÓRMULA INDY

A Indy anunciou nesta sexta-feira (13/03/2020) que a etapa de St. Petersburg (15/03/2020) está cancelada. Aproveitando o comunicado, a categoria anunciou também o cancelamento de Long Beach, Alabama e Austin – ou seja, o início da temporada seria em maio com a etapa de Indianápolis em traçado misto (09/05/2020). Calendário atualizado aqui!

NASCAR

E na NASCAR, após cancelamentos no final de semana (13 a 15/03/2020), decidiu pelo cancelamento da etapa de Atlanta e também de Miami (prevista para 21 e 22/03/2020). Os eventos futuros estão sob avaliação. Calendário da NASCAR aqui!

WEC

O Mundial de Endurance da FIA (WEC) anunciou também o cancelamento da etapa de Sebring (100 milhas) que aconteceria em 20/03/2020. Calendário atualizado aqui!

MUNDIAL DE SUPERBIKE (WSBK)

No mundial de Superbike / WorldSBK, a etapa que aconteceria entre 13 e 15/03/2020 foi cancelada (sem nova data definida). Ainda, tivemos os reagendamentos das etapas da Espanha e França. Veja o novo calendário aqui!

IMSA

Na mesma linha a INTERNATIONAL MOTOR SPORTS ASSOCIATION (IMSA) anunciou o cancelamento da sua 2ª etapa que aconteceria entre os dias 18 e 21/03/2020 – 12 Horas de Sebring.

GT WORLD CHALLENGE EUROPE

Na categoria GT WORLD (EUROPE) a etapa (1ª) da Itália/Monza, que seria entre 17 e 19/04, também foi cancelada/adiada. Veja o calendário completo!

STOCK CAR BRASIL

Para a etapa de estreia, a corrida de DUPLAS (Goiânia / prevista para 29/03), a categoria anunciou que irá acontecer em 22/11/2020 (data que tinha Goiânia como praça). A organização estudará uma outra data e local para que tenhamos as mesmas 12 etapas previstas! Calendário atualizado aqui!

O mesmo ocorre na Stock Light, não tendo mais como etapa de estreia o circuito da capital goiana.

ACOMPANHE

Não deixe de seguir o Tomada de Tempo nas seguintes redes sociais e grupos:

CORONAVÍRUS
Mais no portal do Ministério da Saúde!