Início Fórmula e FÓRMULA-E – Programação, horários e transmissão – ePrix da Arábia Saudita –...

FÓRMULA-E – Programação, horários e transmissão – ePrix da Arábia Saudita – 2019/2020

2019

E chegamos à 6ª temporada (2019/2020) do Mundial de Fórmula-E, o campeonato de carros elétricos da FIA. A temporada inicia este final de semana no ePrix de Al-Diriyah na Arábia Saudita, única prova ainda em 2019. O circuito tem 2495 metros de extensão, dividido em absurdas 21 curvas, sendo mais de 11 ou 12 em um sequência interminável!

Mapa: fiaformulae.com

Em pista teremos as estreantes Mercedes-Benz EQ e a TAG Heuer Porsche. Ao todo teremos 24 carros, 24 pilotos e 12 equipes. Dois pilotos são brasileiros: Di Grassi e Felipe Massa. Felipe comenta um pouco sobre suas expectativas, principalmente agora que a sua equipe – Venturi – fechou parceria com a Mercedes:

“Vamos ter todo um sistema de motor, câmbio, software, todo o carro praticamente, Mercedes agora. A expectativa é sempre a melhor, eu tenho um pouco mais de experiência hoje em dia comparando com um ano atrás. Lógico que tem sempre o que aprender e evoluir, mas hoje eu faço um campeonato já conhecendo a maior parte dos circuitos, conheço muito mais o carro da F-E, tomara que possamos ter um campeonato muito melhor!” – comenta Felipe Massa

Já Di Grassi, claro sempre com boas expectativas, comenta um pouco sobre as novidades (Mercedes e Porsche):

“A chegada da Mercedes e da Porsche eleva o nível do campeonato, fica mais competitivo, são marcas muito importantes no meio do automobilismo. Mas o campeonato é muito difícil, vemos marcas fortes com dificuldade de vencer corridas, a experiência é muito importante. Então também é difícil falar da performance deles agora no primeiro ano”, disse Di Grassi

E também comenta sobre o Brasil sediar uma etapa da Fórmula-E:

“Acho que hoje temos entre 20 e 30% de chances de ter uma etapa no Brasil no curto prazo. Não é muito alta, porém não é uma impossibilidade. Vamos torcer, eu estou trabalhando também nos bastidores para tentar ajudar a ter essa corrida e vou fazer o possível para conseguir”.

VEJA TAMBÉM: Novidades, equipes e pilotos – 6ª temporada – Fórmula-E

A ETAPA

Quanto à etapa, difícil prever ou sugerir algum favorito: Novas regras, novas equipes, novos pilotos! Mas vamos arriscar? Nada temos a perder! Eu, Marcelo Henrique, aposto no seguinte resultado: Vergne, Di Grassi e Félix da Costa! Bem conservador… e você? O que acha?

Já no site oficial da Fórmula-E, as sugestões são para ficarmos de olho (0_o) em Vergne (claro, bicampeão), Nyck de Vries (campeão da Fórmula 2) e correndo pela Mercedes, e fechando a lista, Andre Lotterer (correndo pela estreante Porsche), arrojado e buscando ainda sua primeira vitória na categoria!

Ano passado, o pole position Felix da Costa com sua BMW e confirmando o bom desempenho, somado a punições de Vergne e Lotterer, Felix venceu! Vergne terminou em 2º, com D’Ambrosio fechando o pódio!

NOVIDADES – REGULAMENTO

Quanto ao regulamento, temos algumas boas novidades! Na parte das regras ESPORTIVAS, nesta temporada, durante uma paralisação de corrida, o contador irá parar – claro, a menos que a organização anuncie alguma outra forma ou contexto. O objetivo é garantir ao máximo que a prova tenha os 45 minutos estabelecidos. Também haverá mais pontos em jogo na temporada, com um ponto adicional indo para o piloto mais rápido nos estágios de grupos de classificação. O piloto que garantir a Pole Position ainda receberá os conhecidos três pontos.

Já no regulamento TÉCNICO, não serão permitidos motores duplos (0_o). Ainda, o nível de potência durante o “modo ataque” será aumentado em 10kW – passando de 225kW para 235kW. Por questões de segurança, não será mais permitido ativar o “modo ataque” durante bandeira amarela e/ou safety car.  Saiba mais sobre as novidades, pontuação e outras informações nesta matéria aqui!

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS E TRANSMISSÃO

Neste ano teremos rodada dupla na Arábia Saudita, com corrida na sexta-feira (1ª etapa) e corrida no sábado (2ª etapa). Ainda, felizmente, a F-E terá novamente a companhia da Jaguar I-Pace eTrophy. Seguem links para as transmissões via YOUTUBE e TV:

Sexta-feira – 22/11/2019

  • Treino Livre #1 – 01:00 – YOUTUBE
  • Treino Livre #2 – 03:00 – YOUTUBE
  • Classificação / Superpole #1 – 05:00
  • E-RACE – Corrida Virtual – Fans vs Pilotos – 07:30 – YOUTUBE
  • Corrida #1 (1ª etapa) – 08:30 – Fox Sports 2 – RESULTADO FINAL
  • Jaguar I-Pace eTrophy – VT – Corrida #1 – 10:15 – Fox Sports 2

Sábado – 23/11/2019

  • Treino Livre #3 – 02:45 – YOUTUBE
  • Classificação / Superpole #2 – 05:00
  • Corrida #2 (2ª etapa) – 08:30 – Fox Sports 2 – RESULTADO FINAL
  • Jaguar I-Pace eTrophy – VT – Corrida #2 – 10:15 – Fox Sports 2

PS: Horários de Brasília!

ENQUANTO NÃO CHEGA

Que tal rever a etapa de Al-Diriyah ano passado?

CALENDÁRIO – 2019/2020

Conheça o calendário completo da 6ª temporada da F-E:

Calendário FÓRMULA-E 2019/2020 | Tomada de Tempo
SIGA A GENTE