Início NASCAR NASCAR – Martin Truex Jr. domina em Martinsville e é o primeiro...

NASCAR – Martin Truex Jr. domina em Martinsville e é o primeiro finalista da temporada – 2019

202
Martin Truex Jr. venceu pela primeira vez em Martinsville e está na final em Miami. Créditos : Jared C. Tilton | Getty Images (nascar.com)

Olá amigos e amigas do Tomada de Tempo e do Kojak ! No último domingo tivemos a primeira etapa do “round de 8” dos playoffs da Monster Cup em Martinsville. A prova tinha 500 voltas e o vencedor liderou nada menos do que 464 voltas. O que dizer dessa etapa dominada amplamente por um piloto? Bom, num oval de 0.5 milhas, um dos menores do mundo, o piloto nunca corre sozinho, está sempre em disputa, nem que seja com os retardatários. Sendo assim, por mais que Truex Jr. tenha dominado a prova, a mesma foi recheada de disputas, acidentes e emoções, como de costume na NASCAR.

Mas estamos nos playoffs, no “round de 8”, então vamos nos ater aos oito postulantes ao título.

Pobre Chase Elliott #9, numa fase decisiva como essa, ter problemas no eixo traseiro do carro pode ter sido fatal. Chase ficou parado por várias voltas na garagem e fechou a corrida numa terrível P36. Sua situação agora é de vencer ou vencer para ir a final.
Outro que não está numa situação muito diferente, mesmo fazendo uma prova “honesta” é Kyle Larson#42. Fechou numa razoável P9, mas está a 24 pontos atrás da linha de corte. Caso não vença, vai precisar de dois bons resultados e torcer contra seus oponentes.

Já Ryan Blaney#12, para surpresa de alguns, segue fazendo bom papel nos playoffs e fechou a corrida na P5. Está a 15 pontos da linha de corte. Mas pelo que vem andando, pode chegar. E ressalto que Penske é Penske em qualquer categoria, e a equipe pode fazer a diferença.

Kevin Harvick#4 em nenhum momento teve ritmo para brigar pela ponta nesta etapa. Na verdade, parece ter corrido para administrar o prejuízo. Escapou de um acidente de forma brilhante e fechou a prova numa interessante P7. Está na quinta posição na tabela, 14 pontos atrás de Joey Logano#22. Mas eu acredito no “The Closer”.

Por falar em Joey Logano#22, este vinha bem na prova até ser espremido no muro por Denny Hamlin#11 e ficar com danos no carro. Logano ainda fez boa recuperação fechando na P8. Já Hamlin vem assombrando seus críticos e além de fazer a pole, chegou numa consistente P4. Mas a disputa entre os dois foi além da pista e virou briga envolvendo os pilotos e suas equipes. Mais uma rivalidade declarada. Logano está entre os quatro no momento, mas na berlinda. Hamlin faz campanha sólida, está na vice liderança e bem encaminhado para final.

Joey Logano (de amarelo) e Denny Hamlin (sendo contido). Briga dentro e fora das pistas. Créditos : Brian Lawdermilk | Getty Images (nascar.com)

O polêmico Kyle Busch#18 segue firme na terceira posição do campeonato, mas vem estranhamente caindo de produção e passando por um jejum de vitórias. Nesta etapa se envolveu em acidente com Aric Almirola#10 e finalizou a prova numa modesta P14. A posição na tabela é boa, mas sua fase preocupa.

E Martin Truex Jr.#19? Bom, após a vitória, “já está” lá em Miami esperando os outros três finalistas. Dominou a prova de forma avassaladora e foi um dos poucos a chegar com o carro impecável. Candidatíssimo ao título, cresceu no momento certo do campeonato.
Segue a tabela com o resumo da situação dos oito pilotos dos playoffs. Agora são sete nomes para três vagas. Lembro que o Kojak palpitou na coluna anterior: Kyle Busch#18, Martin Truex Jr.#19, Kevin Harvick#4 e Chase Eliott#9. Um eu já garanti !

Fonte : NASCAR.COM

No próximo domingo, vamos para a segunda rodada do “round de 8” dos playoffs da Monster Cup, agora no Texas. Mas antes, no sábado teremos mais uma etapa dos playoffs da Xfinity. E lá vem o chamado “trio de ferro” : Christopher Bell, Tyler Reddick e Cole Custer. Quem leva a Xfinity? Até a próxima e VIVA A NASCAR !!

E como diria Kal-El : “Para o alto e avante!!”