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FÓRMULA 1 – Expectativas para o Grande Prêmio dos Estados Unidos – 2019

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(Foto: Dan Istitene/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Chegamos na semana da 19ª corrida, dessa vez, na casa da equipe Haas em Austin, Texas. A pista que receberá a prova, será o Circuito das Américas (COTA), que foi palco de um GP de Fórmula 1 pela primeira vez em 2012. Saiba o que alguns pilotos e chefes de equipe esperam para a antepenúltima etapa da temporada 2019.

Em relação ao campeonato de pilotos, Lewis Hamilton está com 363 pontos e precisa de apenas 4 para se tornar hexacampeão junto com a Mercedes, que se tornou hexacampeã no Grande Prêmio do Japão. Valtteri Bottas se encontra com 289 pontos, 53 à frente de Charles Leclerc.

Como a Mercedes já se tornou campeã, serão apresentadas somente as equipes que ainda brigam por posições no campeonato de construtores, em ordem decrescente de pontos.

A Scuderia Ferrari, com 466 pontos:

(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Sebastian Vettel (230 pts): O GP dos EUA em Austin é uma proposta muito diferente da alta altitude do México. O Circuito das Américas é uma pista emocionante, com uma grande variedade de velocidades nas curvas e muitas mudanças de direção. É bastante acidentado, principalmente nas grandes zonas de frenagem, por isso é fácil travar as rodas lá. A escolha da estratégia é bastante aberta, com os planos de uma e duas paradas parecendo possíveis. É um circuito complicado para colocar os pneus na janela de desempenho certa; portanto, a corrida na sexta-feira é importante para entender os pneus e se preparar para a corrida. O evento do ano passado foi difícil, porque nenhum de nós foi muito útil devido ao mau tempo na sexta-feira. A previsão para este ano é seca, mas bastante fria. Deve ser um bom circuito para nós, mas, como vimos no ano passado, não podemos dar nada como garantido e a competição também é forte.”

Charles Leclerc (236 pts): Gosto muito de estar nos Estados Unidos e a cidade de Austin é incrível. É apenas uma ótima localização e a atmosfera em torno de todo o evento é especial, diferente da que costumamos ter. O circuito em si também é bastante único. Inspirado em algumas das pistas de corrida mais emblemáticas do mundo, ele oferece aos pilotos um desafio muito bom. Com uma longa reta e muitos tipos diferentes de curvas, você precisa encontrar o equilíbrio certo para o carro. É também uma das poucas faixas para rodar no sentido anti-horário, para que também misture coisas para nós no cockpit.”

A Red Bull Racing, com 341 pontos:

(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen (220 pts): É sempre bom estar de volta à Austin e é uma pista legal para correr minha 100ª corrida de F1. Gosto da América em geral e especialmente do Texas. Eu realmente gosto da pista, é bastante acidentada para um novo circuito e tem uma boa combinação de curvas da velha escola, o que a torna muito agradável de se pilotar. Esperamos que o nosso carro seja bastante competitivo lá e tivemos uma corrida divertida no ano passado, vindo do fundo ao pódio. Muito é possível nesta pista, pois há muitas oportunidades boas de ultrapassagem, o que torna as coisas interessantes na corrida.”

Alex Albon (74 pts): Nunca corri na pista em Austin, mas ouvi muitas coisas boas sobre isso. O circuito parece muito divertido, especialmente o primeiro setor, e é um pouco como Suzuka, então estou animado para chegar lá e experimentar. O Grande Prêmio dos EUA parece uma corrida legal, acho que você tem um pouco mais de força no carro do que no México, o que torna mais divertido de pilotar. No simulador, a pista parecia bastante esburacada e acho que foi construída no pantanal, se não me engano, então aparentemente você pode sentir isso. Nesse tipo de faixa, trata-se muito de ritmo, por isso será importante entrar nessa no início de semana. Também há mais áreas de escoamento para que você possa ir um pouco mais além, mas não longe demais![…] Esta também será a minha primeira vez na América, por isso estou animado para  conhecer a cultura e, claro, a comida!”

A Mclaren, com 111 pontos:

(Foto: Mclaren F1 Team/Divulgação)

Carlos Sainz (76 pts): O Grande Prêmio dos EUA é um evento muito especial para mim, marcando minha 100ª largada na Fórmula 1. Ser piloto de F1 tem sido meu sonho e minha ambição desde que me lembro, por isso, estar na minha 100ª corrida com apenas 25 anos de idade é um momento realmente significativo. Depois de um domingo difícil no México, toda a equipe está disposta a voltar à pista em Austin esta semana. É importante que continuemos focados e trabalhando duro até a última corrida. O COTA é uma das pistas mais emocionantes do calendário e sempre oferece corridas interessantes, com todo o primeiro setor sendo muito divertido de dirigir nesses carros de F1. Conseguir a curva certa pode realmente valer a pena mais tarde nesse setor, por isso estou ansioso para voltar ao carro na sexta-feira e me preparar para a qualificação e a corrida.

Lando Norris (35 pts): Estou ansioso para deixar o México para trás e me concentrar na próxima corrida. O COTA é um dos meus circuitos favoritos e eu tenho trabalhado duro para me preparar para o fim de semana. Tendo participado do FP1 no ano passado, não é uma pista completamente nova para mim, então eu sei que poderei bater o chão na sexta-feira. Sabemos que a batalha pelo quarto lugar ainda não está encerrada, por isso, nos esforçaremos para maximizar nossa posição no campeonato em Austin.”

A Renault, com 73 pontos:

(Foto: Renault F1 Team/Divulgação)

Daniel Ricciardo (38 pts): Eu amo os EUA e a cidade de Austin. Passo muito tempo em Los Angeles e gosto muito da vibe americana. Austin é um dos destaques do ano, para mim. O Circuito das Américas é um dos melhores circuitos do calendário. Gosto que seja rápido e traga alguns desafios interessantes, especialmente a direita, esquerda e direita no setor um, serpenteando pela colina. Há também oportunidades de ultrapassagem por toda parte, então há muito espaço para enviar uma no dia da corrida. Perdemos Checo [Sergio Perez] no México, então há uma motivação extra para fazê-los permanecer neste fim de semana. A natureza fluente também permite batalhas próximas e é por isso que é sempre uma corrida divertida. É importante mantermos a positividade dentro da equipe e os resultados se seguirão. Estamos avançando com todos os olhos em algum sucesso texano. Vamos lá!”

Nico Hulkenberg (35 pts): Austin tem uma vibração muito legal, por isso é sempre divertido ir ao Texas para esta corrida. Em termos de circuito, é um dos mais desafiadores e divertidos para um piloto. Você poderia dizer que tem semelhanças com lugares como Silverstone ou Suzuka; pistas de condução definitivas, onde há rápidas mudanças de direção, curvas ousadas e pouco espaço para erros. É um circuito muito bem projetado. Tem um ótimo fluxo para onde você precisa entrar em ritmo. Ele flui em alta velocidade e é isso que eu amo em um carro moderno de Fórmula 1. O equilíbrio é importante e trata-se de encontrar um compromisso entre as curvas de média e alta velocidade e também as duas retas longas. Tivemos um ótimo resultado de equipe no ano passado, foi um fim de semana muito memorável, o que queremos repetir. Gosto de correr em Austin, minha mentalidade é fazer um bom trabalho e não há razão para que não possamos fazer isso.”

A Toro Rosso, com 64 pontos:

(Foto: Toro Rosso/Divulgação)

Daniil Kvyat (34 pts): O Circuito das Américas é outra pista que é bem legal de várias maneiras. As várias seções têm características diferentes: a primeira é rápida com a primeira curva interessante após o início, que apresenta uma mudança significativa de altitude! Há também alguns “esses” muito rápidos e retas longas que se combinam para permitir que você corra com outros carros. A parte final é um pouco mais sinuosa, com algumas curvas mais lentas, o que a torna interessante porque apresenta um desafio quando se trata de encontrar a melhor configuração de carro e o nível certo de força descendente, para que haja um pouco de tudo neste circuito . Alguns dos cantos têm linhas diferentes, pois a pista é muito larga. Por exemplo, na curva 1, ele tem uma entrada ampla, o que é uma boa oportunidade de ultrapassagem e vimos alguns duelos interessantes lá no passado. No geral, este é um ótimo lugar para correr, há uma boa atmosfera dos fãs na pista e acho que todos os pilotos apreciam a cidade de Austin, então gostamos de ir lá. O esporte está crescendo nos Estados Unidos, onde o automobilismo em geral é muito popular e eles parecem estar levando a Fórmula 1 gradualmente. Claro, os EUA são um mercado muito importante para o nosso esporte.”

Pierre Gasly (77 pts): “Ano passado foi a primeira vez que corri em Austin. […] Antes disso, eu já tinha estado em Austin algumas vezes como terceiro piloto e isso sempre me atraía, porque realmente é um circuito bonito. Eu amo os “esses” em Suzuka e você tem uma seção semelhante aqui, embora com um pouco mais de escoamento e toda a primeira seção seja muito fluida, com as sextas e sétimas marchas. É tão rápido em um carro de Fórmula 1 – realmente emocionante. Existem algumas retas e seções lentas também, com oportunidades de ultrapassagem, como na primeira curva, o que é bastante único quando você está subindo a ladeira e a entrada realmente se abre. É uma frenagem estranha subir uma colina tão íngreme e, a princípio, parece estranho, pois você não pode ver o ápice e, portanto, deve saber exatamente onde e como se virar para atingir o ápice. E na seção rápida, você precisa acertar a primeira esquina, pois afeta todas as seguintes. Na parte lenta, é muito técnico, com pontos de frenagem difíceis quando você precisa de muitas informações de direção, como a curva 15, onde você vê muitos pilotos travando, pois é necessário frear na curva. Existem duas ou três oportunidades de ultrapassagem. Lembro que no ano passado tivemos chuva e, geralmente, o tempo parece difícil de prever, então vamos ver o que temos dessa vez. Além disso, o lugar tem uma atmosfera típica texana e americana, com uma sensação de show e Austin em si é uma cidade que eu gosto muito. De fato, Eu tenho uma família lá e geralmente encontramos tempo para vê-los. Então, no geral, é um ótimo final de semana, dentro e fora da pista, com uma atmosfera agradável. Faremos o possível para obter um bom resultado para concluir nossa viagem pela América do Norte.”

A Racing Point, também com 64 pontos:

(Foto: Racing Point F1 Team/Divulgação)

Sergio Perez (43 pts): “[…] Austin sempre me pareceu uma segunda corrida em casa para mim por causa do número de fãs mexicanos que aparecem. Parece estranho ir para lá depois do México, porque geralmente é o contrário. Gosto de ter essas duas corridas próximas uma da outra – são os dois destaques do ano para mim e são muito agradáveis. Eu sempre noto as bandeiras mexicanas nas arquibancadas e isso te dá um impulso. Quanto à pista, é interessante para os pilotos devido à variedade de curvas. É desafiador, especialmente o primeiro setor, do qual mais gosto por causa das curvas rápidas. A curva 1 é bastante singular, sendo tão íngreme e não é fácil escolher o seu ponto de frenagem. Você pode travar tão tarde por causa do gradiente, mas é fácil entrar muito fundo e perder o ápice cego. Você também pode experimentar passar algumas linhas diferentes pelo canto, porque é muito largo. Há partes da volta que me lembram outras faixas. A parte rápida no setor 1 é semelhante ao primeiro setor em Suzuka, por exemplo. É apenas uma pista divertida e muito satisfatória para dirigir. É definitivamente uma das melhores faixas modernas.”

Lance Stroll (21 pts): Austin é um ótimo lugar para fazer uma corrida. É uma cidade cheia de emoção e é sempre incrível estar no Texas. Muitos fãs vêm para a corrida, então sempre temos uma atmosfera muito boa. Fora da pista, às vezes gosto de ouvir música ao vivo, mas tento economizar meu tempo livre para um bom jantar de churrasco. Austin é uma volta muito técnica com uma combinação de curvas de baixa e alta velocidade, o que significa que montar o carro é bastante desafiador. Gosto mais do primeiro setor. A curva 1 é uma curva subida às cegas que você aproxima a quase 190 mph. A aproximação íngreme significa que é bastante satisfatório nos freios, porque o carro realmente pára bem com essa quantidade de inclinação. Por ser um canto cego, você precisa ser muito preciso com a entrada. A partir daí, a sequência de cantos é realmente incrível. A velocidade que levamos por essas curvas em uma volta de qualificação é inacreditável, então eu realmente gosto disso. É uma pista em que é bastante difícil acompanhar de perto outros carros, mas há definitivamente oportunidades de ultrapassagem. A pista é larga na curva 1, então há uma oportunidade de frear tarde e mergulhar por dentro. Também há uma longa corrida pelas costas retas e, se você conseguir uma boa saída do gancho que leva à reta, poderá fazer um passe.”

A Alfa Romeo Racing, com 35 pontos:

(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Kimi Raikkonen (31 pts): Tenho boas lembranças de Austin, especialmente a corrida do ano passado, mas isso não importa muito quando entro no carro neste fim de semana. Cada nova corrida é diferente e precisamos nos concentrar em fazer o nosso trabalho, se queremos obter alguns pontos.”

Antonio Giovinazzi (4 pts): Estamos de volta ao carro neste fim de semana, uma oportunidade para melhorar [em relação à] semana passada e ter uma corrida competitiva. Sabemos que, para lutar na frente do atual meio-campo, temos que entregar um final de semana perfeito e não fomos capazes de fazê-lo no México, mas esta é uma nova corrida e continuaremos lutando o máximo que pudermos.”

A dona da casa, a Haas, com 28 pontos:

(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Guenther Steiner (chefe da equipe): Acho que a Fórmula 1 fez um bom progresso nos últimos anos nos Estados Unidos. Os números de exibição aumentaram e o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin está quase sempre esgotado. Eu acho que está sendo feito progresso. É difícil, pois é um espaço cheio de esportes, mas a audiência está aumentando. Penso que o Circuito das Américas ajudou muito a conseguir isso, e acho que a equipe Haas F1 – com Gene Haas investindo na equipe – também ajudou a conseguir muito em termos de torná-lo mais popular nos Estados Unidos. Tenho certeza de que há muito mais por vir. Austin ainda será difícil, mas não tão ruim quanto o México.

Kevin Magnussen (20 pts): É definitivamente uma corrida pela qual estou ansioso. É a nossa corrida em casa, uma que realmente queremos fazer bem. Certamente temos muito apoio lá e isso fornece um impulso extra, motivação extra. É ótimo ir lá e ver todos os fãs da Haas em nossas camisetas, especialmente em Haas Hill, onde vemos todos os fãs juntos. Não tivemos ótimos resultados por lá, mas é definitivamente aquele em que nos sentimos em casa e queremos nos sair bem.”

Romain Grosjean (8 pts): Todos os anos, vemos um grande apoio nos EUA. Eu tenho o GP da França como corrida em casa, mas também o GP dos Estados Unidos é muito especial. Estou muito ansioso por isso. Vemos muito apoio. Mesmo que nem sempre tenha sido nossa melhor corrida, em termos de resultados, sempre damos o máximo possível. Vamos fazer o mesmo novamente este ano e, esperançosamente, deixar nossos fãs orgulhosos.”

A Williams Racing, com 1 ponto:

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Robert Kubica (1 pts): Eu sei muito pouco sobre a pista em Austin. Sei o que vi das filmagens e do simulador, mas será uma nova pista para mim. Pelo que posso ver, parece um circuito desafiador, especialmente a primeira parte dele. No entanto, estou ansioso por uma nova experiência.”

George Russell (0 pts): Austin é uma pista e uma corrida pelas quais estou ansioso há muito tempo. Fora dos circuitos mais novos, é definitivamente o melhor, tem um fluxo incrível. É uma pista semelhante a Silverstone, com um primeiro setor incrivelmente divertido. Estive lá nos últimos dois anos e sempre foi uma ótima atmosfera, por isso estou realmente ansioso por isso.”

Nicholas Latifi (piloto reserva da equipe): Saindo de um FP1 na semana passada, sinto que estou mais no ritmo do carro, o que é importante quando você tem apenas um número limitado de voltas na sessão. Austin provavelmente em uma das faixas do calendário que mais desejo dirigir, que ainda não dirigi. Parece uma pista que tem um pouco de tudo e o primeiro setor, com todas as curvas rápidas, é exatamente o que eu amo nesses carros de alta downforce. Não é tão frequente que eu dirijo pela primeira vez novas pistas, por isso estou ansioso por esse desafio e espero conseguir acelerar rapidamente.”

Circuito das Américas – COTA (Foto: Fórmula1/Divulgação)

Ano passado, a Ferrari venceu o GP em Austin com Kimi Raikkonen, seguido de Max Verstappen e Lewis Hamilton, que bateu o recorde de melhor tempo da pista: 1.37.392.

A corrida terá início no próximo domingo, dia 3, às 16:10h (horário de Brasília).