Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Rússia – 2019

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Rússia – 2019

1147
Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E meus amigos, depois da grande conquista de Charles Leclerc neste sábado (4 poles consecutivas), chegamos ao GP da Rússia de F1 2019! Leclerc e Hamilton na primeira fila, seguidos de Vettel, Bottas e Sainz (ganhou posição com a punição de Max, que largou em 9º).

Largada tranquila! Vettel, em largada ESTRATÉGICA (Ferrari), ganha posição de Hamilton e na curva seguinte de Leclerc (que permite), assumindo a ponta! McLarens largam muito bem, Sainz ganha posição de Bottas, que tem Norris logo atrás! Ainda na primeira volta, para variar um pouco, Grosjean fora – na mureta de proteção! Giovinazzi, como recheio de sanduíche entre Grosjean e Ricciardo, toca em Grosjean e também em Ricciardo, que tem pneu traiseiro furado e parte para os boxes. CARRO de segurança na pista!

Entre estratégias, certas e erradas, o que acabou definindo mesmo a corrida foi o abandono de Vettel, gerando safety car virtual e a sorte da Mercedes com tal, já que não havia efetuado suas paradas de box ainda! Hamilton retornou em 1º, segurando a posição até o fim e VENCENDO! VENCENDO! Leclerc não conseguiu nem ultrapassar Bottas – mesmo com compostos macios e novos, e assim, DOBRADINHA da Mercedes. Leclerc fechou o pódio! Entre o pelotão do meio, destaque para Sainz em 6º, Hulkenberg em 10º e até mesmo Magnussen andando no TOP10. Mas destaque MESMO, para Albon, largando em último e terminando em 5º.

Não adianta, SOCHI é da Mercedes! Sexto ano na Rússia e seis vitórias da Mercedes! Quarta de Hamilton em solo russo!

CORRIDA EM DETALHES
Foto: Twitter F1 Oficial

Largada tranquila! Vettel, em largada ESTRATÉGICA (Ferrari), ganha posição de Hamilton e na curva seguinte de Leclerc (que permite), assumindo a ponta! McLarens largam muito bem, Sainz ganha posição de Bottas, que tem Norris logo atrás! Ainda na primeira volta, para variar um pouco, Grosjean fora – na mureta de proteção! Giovinazzi, como recheio de sanduíche entre Grosjean e Ricciardo, toca em Grosjean e também em Ricciardo, que tem pneu traiseiro furado e parte para os boxes. CARRO de segurança na pista!

Foto: Twitter F1 Oficial

Final da primeira volta e a classificação era: Vettel, Leclerc, Hamilton, Sainz, Bottas, Norris, Perez, Max, Hulkenberg e Magnussen no TOP10. Relargada na volta 3, posições mantidas até a 8ª posição. Magnussen ganha posição de Hulkenberg. Via rádio, fica claro que a ultrapassagem de Vettel para cima de Leclerc foi parte de estratégia para Vettel ganhar posição de Hamilton e também evitar qualquer ataque do inglês para cima do garoto. Volta 8 e Ferrari pede para Vettel devolver posição para o companheiro! Aparentemente Vettel coloca alguma resistência e Leclerc dispara no rádio: “Eu deixei ele passar na largada, portanto me devolva já!”. Momento em que Bottas retoma a posição para cima de Sainz.

Enquanto isso, Max Verstappen em sua corrida de recuperação, assumia a 7ª posição. Volta 10 e Vettel começa a abrir distância para Leclerc, praticamente 2 segundos! Ferrari avisa, via rádio, que efetuarão a troca em momento futuro. Hamilton seguia em 3º, mas com quase 6 segundos atrás de Vettel. Bottas acabou se posicionando no segundo pelotão com 13 segundos atrás do líder.

Chegamos na volta 15, liderança de Vettel que tentava abrir o máximo para Leclerc e assim deixando problema grave para a Ferrari quanto a estratégia de largada e devolução de posição para Leclerc. Leclerc em segundo com 3.5s atrás, seguido de Hamilton, Bottas, Sainz, Max, Norris, Hulkenberg, Perez e Magnussen. No pelotão de trás, Stroll em 11º, seguido de Gasly, Kvyat, Albon, Russell, Ricciardo (que teve pneu furado), Giovinazzi, Kubica e Kimi (punido por queima de largada).

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 18 e Max Verstappen assume o P5 ao ultrapassar Carlos Sainz! Albon, em corrida de recuperação, parte para cima de Kvyat, ultrapassa e assume a 12ª posição. Próximo na lista: Gasly! Vettel abre 4.3s para Leclerc, que tinha 3s para Hamilton. Bottas, isolado em 4º, com quase 20 segundos atrás do líder e quase 20 segundos a frente de Max.

Os pilotos começam a efetuar suas paradas de boxes e na volta 23, entra Charles Leclerc – antes de Vettel! Retorna em 4º, atrás das Mercedes. Boa disputa entre Albon e Gasly, lado a lado, Albon leva a disputa e assume a 8ª posição!

Foto: Twitter F1 Oficial

Metade da prova, Ferrari convoca Vettel (3 voltas depois de Leclerc) para os boxes e retorna em… em… em… 4º! ATRÁS de Leclerc, inversão acontece! Em pista, Hamilton líder, seguido de Bottas – mas ambos ainda sem suas paradas de boxes! Leclerc e Vettel em seguida, com Verstappen em 5º. Ricciardo abandona!

Mais uma volta e… e… e… e… e… e… VETTEL tem problemas no carro e abandona, abandona!

Foto: Twitter F1 Oficial

Carro de segurança VIRTUAL acionado, Hamilton aproveita para seu pitstop, assim como Bottas! Hamilton RETORNA em 1º, quase 8 segundos à frente de Leclerc. Bottas em 3º e Max em 4º. Mas… mas… volta seguinte, Russell bate e entra o CARRO DE SEGURANÇA! Distâncias eliminadas e a situação era a seguinte: Hamilton, Leclerc, Bottas, Verstappen, Sainz, Magnussen, Norris, Perez, Stroll e Albon no TOP10. Fora da prova: Kubica, Russell, Vettel, Ricciardo e Grosjean.

Volta 31 e Leclerc faz pit adicional para troca de compostos médios para macios e novos! Relargada na volta 33, Hamilton dispara na liderança e Leclerc parte para cima de Bottas.

Foto: Twitter F1 Oficial

Apenas 2 voltas depois, organização libera o uso da asa móvel! Leclerc não consegue investida efetiva para cima de Bottas, pneus vão se desgastando! Enquanto isso, Hamilton abria quase 4 segundos para Bottas e liderava tranquilo!

Volta 43, 10 para o final, Hamilton seguia líder com 4.5 segundos de vantagem para Bottas. Leclerc, colado no #77, não conseguia a ultrapassagem. Max Verstappen e Sainz completavam o TOP5.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Entre estratégias, certas e erradas, o que acabou definindo mesmo a corrida foi o abandono de Vettel, gerando safety car virtual e a sorte da Mercedes com tal, já que não havia efetuado suas paradas de box ainda! Hamilton retornou em 1º, segurando a posição até o fim e VENCENDO! VENCENDO! Não adianta, SOCHI é da Mercedes! Sexto ano na Rússia e seis vitórias da Mercedes!

Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

Leclerc não conseguiu nem ultrapassar Bottas – mesmo com compostos macios e novos, e assim, DOBRADINHA da Mercedes. Leclerc fechou o pódio! Entre o pelotão do meio, destaque para Sainz em 5º, Hulkenberg em 10º e até mesmo Magnussen andando no TOP10. Mas destaque MESMO, para Albon, largando em último e terminando em 6º.

RESULTADO FINAL
SIGA A GENTE