Início Fórmula 3 FIA FÓRMULA 3 – Torcedor Curioso – GP da Espanha – 2019

FIA FÓRMULA 3 – Torcedor Curioso – GP da Espanha – 2019

301
by Gilson Costa (www.twitter.com/@gilsonrc) para o TDT.

A Fórmula 3

Olá Pessoal. Nesse final de semana do GP da Espanha de F1, teremos a abertura do campeonato da Fórmula 3 no circuito de Barcelona na Catalunha.

Confesso que não sou profundo conhecedor desta categoria, mas o TDT tem entre seus objetivos conhecer e divulgar esportes a motor que acontecem em todo o planeta.

Assim, comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri as seguintes informações que compartilho com vocês, lembrando que não é nosso objetivo copiar informações e sim orientar como buscá-las mais profundamente.

Com essas informações assistiremos as corridas com muito mais produtividade para conhecer as equipes, pilotos e disputas.

Página oficial da categoria na Internet: www.fiaformula3.com

Nesta página existe um link para um Guia sobre a F3. Este guia está dividido nas seções: O Campeonato, O Carro, As Regras e Regulamentos, A Fia e As Emissoras de TV de 2019.

Navegando por todos os links disponíveis ficamos sabendo que é uma categoria nova na FIA, estreando em 2019. Serão 8 provas:

  • 10-12 maio Barcelona – Espanha
  • 21-23 junho Le Castellet – França
  • 28-30 junho Spielberg – Áustria
  • 12-14 julho Silverstone – Inglaterra
  • 02-04 agosto Budapest – Hungria
  • 30 agosto – 01 setembro Spa-Francorchamps – Bélgica
  • 06-08 setembro Monza – Itália
  • 27-29 Setembro Sochi – Rússia

Seu objetivo é criar condições para que novos pilotos sejam descobertos, possam ser orientados por grandes equipes de automobilismo e mostrem seu talento para F2 ou F1.

São carros monopostos que disputarão as provas com um mesmo motor de 6 cilindros aspirado e com muita potência para que esse jovens pilotos possam curtir as emoções de um Fórmula em toda sua intensidade.

Outra preocupação da FIA é que os pilotos se sintam nas mesmas condições profissionais e emocionais dos pilotos e equipes da F2 e F1, afinal, faz parte do crescimento.

O mesmo grupo de mídia que gerencia a F1 se preocupará totalmente em dar visibilidade para essa categoria.

EQUIPES E PILOTOS

Em 2019 temos 10 equipes e 30 pilotos, 3 por equipe.

Como será a primeira corrida, vou me ater aos dois brasileiros Pedro Piquet #18 e Felipe Drugovich #30.

Sugiro no entanto que você acesse o site e conheça cada uma das equipes e seus pilotos.

PEDRO PIQUET
Créditos: www.fiaformula3.com

Sexto integrante do clã Piquet, Pedro é filho do Tri Campeão de F1 Nelson Piquet e irmão de Nelsinho Piquet, hoje piloto da Stock Car.

Com com 20 anos, Pedro tem experiência com automobilismo desde 2006 no kart.

Passou por diversas categorias ao longo de 12 anos, sendo seus melhores resultados top2 no campeonato Toyota Racing Series em 2017 e top6 na GP3 em 2018.

Nesta primeira temporada, Pedro Piquet será o piloto do carro 18 da equipe Trident. No treino livre de hoje foi P1 e no treino de classificação ficou com a p13.

Boa sorte garoto!

FELIPE DRUGOVICH

Piloto brasileiro nascido em Maringá/PR, completa 18 anos agora em 23 de maio. Iniciou no automobilismo também no kart em 2009.

Piloto muito eficiente, foi campeão do Desafio MRF, Fórmula 2000 temporada 2017/2018 e campeão na EuroFormula Open em 2018.

Em 2019 está na equipe Carling Buzz Racing com o carro 30. No Treino livre de hoje foi o p16 e no treino de classificação ficou na p20.

Esse piá,  “Bicho do Paraná”, tem muita chance de se destacar na categoria.

POLE POSITION

Créditos: www.fiaformula3.com

Olho no piloto russo Robert Shwartzman do carro 28 da Prema que ficou com a pole nesta sexta-feira.

Piloto de 19 anos que frequenta com muita frequência o top10 nas competições por onde passa. Campeão 2018 da Castrol Toyota Racing Series.

No treino livre foi p3 e p1 no treino de classificação.

GRID DE LARGADA
Créditos: Twitter/@FIAformula3