Faltou combinar com Marc Márquez! De novo.
É pessoal, não adianta, termina ano, começa ano e o “Formiga Atômica” reina absoluto na MotoGP. É impressionante como Marc Márquez persegue, com muita insistência, como ultrapassar seus limites.
Agora inovou e conseguiu ser mais rápido que o acerto de sua própria correia dentada no FP4, quando precisou trocar de moto e mesmo assim debulhou o tempo de volta na pista.
Durante o Q2 teve controle o tempo todo de seu objetivo: outra pole. No início, ao sair da garagem, até puxou seu companheiro Jorge Lorenzo para tentar melhorar na primeira volta usando o vácuo de sua moto. Terminou aí a camaradagem do #93.
Já na segunda volta, Márquez começou a focar na pole e aí meus amigos, desespero no restante da galera. Crutchlow, Miller, Rossi, Viñales e Petrucci brigavam entre si para tentar algo muito difícil no treino de hoje: quem conseguiria largar na primeira fila para tentar complicar a vida de Márquez?
Conforme esperado, depois da metade do treino, todos os pilotos buscaram parciais vermelhas chegando ao ponto de Viñales, Dovizioso e Rossi ocuparem a primeira fila faltando menos de 2 min para o Q2 terminar.
Depois de um breve momento de euforia, Márquez assumiu a ponta e dela não saiu mais. Pole de novo, com todos os seus méritos e sem nenhuma dúvida.
Destaques no Q2
Fábio Quartararo egresso da Moto2 e que no final do treino chegou a ocupar a segunda posição, terminando na p7. Morbidelli também se destacou em alguns momentos e terminou na p6.
Rossi também namorou a primeira fila, mas no final conseguiu a p4 e largará atrás de Márquez. Que os deuses da velocidade nos protejam no apagar das luzes vermelhas!!
Viñales na p2 e Dovizioso na P3 mostraram uma recuperação surpreendente desde o início do treino de classificação. Os dois pilotos demonstram estar muito focados neste início de campeonato. Eu esperava um desempenho melhor de Miller (p5) e Crutchlow (p8) pelo demonstrado nos três treinos livres.
E a turma que ficou nas últimas posições? Nakagami (p9) e Petrucci (p10) eu acreditava que estariam na segunda fila, pelo menos. Algo deve ter acontecido nos acertos das motos e pneus. Jorge Lorenzo (p11) segue no processo de se entender com sua Honda e Pol Espargaró terminando o top12 confirmou sua posição de q1.
Amanhã será tudo diferente?
Até hoje eu continuo incomodado com o jeito que Márquez faz sua largada, ouso arriscar que Dovizioso e seu foguete Ducati assumem a primeira posição antes da curva 1. Sei que Márquez tem a mania de durante a primeira volta recuperar a ponta, mas, teremos que aguardar.
No geral, como sempre, continuo minha torcida por um grande desempenho de Francesco Bagnaia, Miguel Oliveira, Fábio Quartararo e Joan Mir, os quatro novatos.
Estamos no twitter em @tomadadetempo e @gilsonrc
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!