Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Austrália/Melbourne – 2019

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Austrália/Melbourne – 2019

3701
Foto: MercedesAMGF1 Oficial Twitter

E chegamos à prova de estreia da temporada 2019 do Mundial de Fórmula 1! Palco? Austrália/Melbourne! Na pole position, ele, Lewis Hamilton, com Bottas fechando a 1ª fila. Em seguida, na 2ª fila, Vettel e Max Verstappen. Leclerc largou em 5º.

Após largada tranquila de certa forma, Bottas assumiu a ponteira e seguiu tranquilo e com desempenho impressionante para vencer a etapa. Hamilton com mais de 23 segundos atrás e Max Verstappen fecharam o pódio!

Vettel, assim como Hamilton sofrem devido as paradas de boxes precoces. Hamilton consegue contornar contra Max e Vettel consegue, apesar de uma “pressão”, segurar Leclerc. Veja o resultado FINAL:

ETAPA EM DETALHES

Largada tranquila entre os ponteiros, Leclerc pressiona Max e até mesmo Vettel, mas leva o troco e continua em 5º. Bottas toma a ponta de Hamilton e dispara na liderança! Vettel tenta acompanhar Hamilton e Max segue em 4º. Lá no pelotão de trás, Daniel Ricciardo escapou para a grama e destruiu seu bico dianteiro em uma saliência do gramado! Péssimo começo para o piloto da casa!

Final da 1ª volta tínhamos: Bottas, Hamilton, Vettel, Max, Leclerc, Magnussen, Grosjean, Hulkenberg, Raikkonen, Norris, Albon, Perez, Stroll, Sainz, Kvyat, Gasly, Giovinazzi, Russell, Kubica e Ricciardo.

Após 5 voltas, poucas mudanças de posições, Bottas já abria quase 2 segundos para Hamilton e 4 segundos para Vettel! Impressionante a performance das Mercedes, mas em especial de Bottas! Disputa em pista entre Stroll, Sainz e Kvyat pela 13ª posição.

Volta 10, Leclerc faz seu primeiro passeio fora da pista, mas retorna ainda em 5º. Bottas segue abrindo para Hamilton e já tem 3.5 segundos à frente. Vettel segue com quase 7 segundos atrás do líder. McLaren, segue com o mesmo problema de sempre e Sainz já abandona com problemas no MOTOR!

Ainda, fora as trocas de posições na largada, após a 2ª volta, nenhuma ultrapassagem em pista!

Corrida seguiu, volta 16 e Hamilton entra para os Boxes! Retorna com pneus amarelos (médios) em 4º. Grosjean também faz seu pit e como sempre, Haas se atrapalha! Vettel também troca seus pneus e retorna atrás de Hamilton em 5º. Líder Bottas e 11 segundos atrás, aparece Max Verstappen – ainda sem parada de boxes. Hulkenberg, Norris, Perez e Ricciardo retornam de suas paradas com compostos DUROS (brancos). Na disputa pela 9ª posição: Giovinazzi, Magnussen e Hulkenberg. Giovinazzi perde posições para todos os citados e pera o companheiro Kimi.

Volta 20, disputa entre Norris e Giovinazzi pela 12ª posição. Mais algumas voltas e Grosjean chega para a disputa também. Volta rápida volta às mãos de Bottas após passar pelo mesmo, Hamilton e Vettel! Volta 24 e Bottas efetua sua parada de box, retornando em 2º e com mais de 10 segundos para Hamilton (em 4º). Impressionante a apresentação de Bottas na estreia da temporada. Max, Leclerc, Stroll, Kvyat, Gasly, Russell e Giovinazzi ainda não haviam efetuado suas paradas. Hamilton questiona com a equipe o motivo de ter parado tão cedo, 8 voltas antes do companheiro.

Volta 25, Max Verstappen efetua sua troca de pneus e retorna atrás de Vettel, em 5º. Mas teoricamente, Vettel e Hamilton ainda teriam que efetuar mais uma parada! Giovinazzi segue perdendo posições atrás de posições e em um intervalo de 10 voltas caiu de 9º para 15º e ainda sem parada de box!

Finalmente, após 30 voltas, Leclerc faz seu pit-stop, retornando em 5º. Após as paradas de boxes de praticamente todos, tínhamos a seguinte classificação:

Absurda a diferença de Bottas para Hamilton: 17 segundos! Vettel segue em terceiro e 2 segundos atrás de Lewis. Max em 4º e colado no piloto da Ferrari começa a pressão! Volta 31 e Max assume o P3 para cima de Vettel. Bela ultrapassagem! Mesmo momento em que Ricciardo é o segundo piloto a abandonar a prova. Grosjean, graças a lambança da equipe na troca de pneus, tem roda dianteira esquerda solta e também abandona. Repeteco de 2018!

Com pneus mais novos, Verstappen parte para a caça de Hamilton! Volta 33 e a diferença era de 1.7 segundos. Volta seguinte a diferença era de 1.1 segundos. Mas apenas “fogo de palha”, volta 37 e a diferença retorna ao patamar dos 1.9 segundos. Leclerc, com pneus DUROS, segue tirando (aos poucos) diferença para Vettel na disputa pela 4ª posição. Bottas abre ainda mais e a diferença para o companheiro (em 2º) era de 21 segundos!

Volta 45 e a diferença de Vettel para Leclerc já era de apenas 4.5 segundos! Vettel reclama com equipe o baixo desempenho do carro! Equipe retorna que ainda não sabia o motivo. Mais 3 voltas e a diferença já era no visual! Enquanto isso, Bottas mantém a diferença de 25 segundos à frente de Hamilton, que por sua vez, segura milagrosamente Max Verstappen – Pneus de Lewis com 32 voltas e o de Max com 22. Mas… mas… Verstappen é Verstappen, e escapa na grama. Diferença que era de 1.4 se torna 3.2 segundos e Hamilton respira ainda mais na 2ª posição.

Faltando 8 voltas e Leclerc cola em Vettel, com 0.700s. Mas algumas voltas depois e depois de 1 ou 2 tentativas de maior aproximação, a diferença aumenta e passa para mais de 2 segundos.

FIM DE PROVA! SHOW DE BOTTAS! Largou bem, assumiu a ponta e simplesmente desconsiderou a existência dos demais! Com mais de 23 segundos, vence muito bem! Hamilton consegue segurar o ímpeto de Max Verstappen e garante a dobradinha da Mercedes. Max completa o pódio! Vettel em 4º e Leclerc em 5º. Boa prova de Magnussen em 6º. Hulkenberg fica com a 7ª posição, seguido de Kimi, Stroll (boa surpresa) e Kvyat no TOP10.

Faltando 3 voltas para o final, Max toma de Bottas a volta mais rápida com 1:26.500. Mas Bottas, que cogitou com a equipe inclusive efetuar uma parada a mais, VOA BAIXO na penúltima volta e crava ABSURDOS 1:25.500. FENOMENAL! Sem dúvida a corrida da carreira do #77!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa do Mundial de F1 2019 será em 31 de março no GP do Bahrain (Sakhir). Veja nosso calendário COMPLETO!

SIGA A GENTE!