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FÓRMULA 1 – Entenda a classificação dos compostos / pneus para 2019

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Pelo volume de mensagens que temos recebido com dúvidas sobre as novas nomenclaturas dos pneus/compostos da F1 em 2019, vamos tentar melhorar o entendimento com um breve resumo sobre a nova classificação da Pirelli.

Em 2018 tivemos sabores para todos os gostos e com nomes mais sugestivos (hipermacios, ultramacios, supermacios, macios, médios, duro, superduro), porem a FIA e FOM solicitaram à Pirelli uma simplificação, visando melhor entendimento pelos fãs.

E assim foi feito! Os nomes deram lugar aos códigos C1, C2, C3, C4 e C5! Sendo o composto C1 é o antigo duro, C2 é o médio, C3 é o macio, C4 é o ultramacio e o C5 é o hipermacio. Saindo de cena o SUPERMACIO e SUPERDURO.

Mas não parou por aí! As cores também foram simplificadas! Em 2018, 7 compostos e 7 cores. Em 2019 5 compostos e 3 cores básicas: Vermelho, Branco e Amarelo. Os brancos são os mais duros (C1 e C2), o amarelo o médio (C3) e os vermelhos os mais macios (C4 e C5). Veja o esquema abaixo com as devidas comparações entre os anos de 2018 e 2019:

A expectativa é de que cada composto seja 0,6 seg mais rápido que o anterior na ordem do C1 para o C5 (mais macio), o que acabou sendo confirmado nos testes de Barcelona. #veremos

Quanto ao “range” de temperatura temos a seguinte situação:

ESCOLHAS DOS PNEUS

A cada etapa os pilotos/equipes terão 3 dos 5 tipos para suas escolhas! Conforme as regras das últimas temporadas, os times podem então selecionarem à vontade 10 jogos de pneus conforme as disponibilidades de tipos e 3 conjuntos (1 de cada tipo) de uso obrigatório.

Para as 4 primeiras etapas do ano de 2019 já temos as opções:

  • Austrália – C2, C3 e C4
  • China – C2, C3 e C4
  • Azerbaijão – C2, C3 e C4
  • Bahrain – C1, C2 e C3
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