Início Destaque FÓRMULA-E – Resultado Final – ePrix da Arábia Saudita – 2018/2019

FÓRMULA-E – Resultado Final – ePrix da Arábia Saudita – 2018/2019

2444
Foto: Twitter Oficial FE

E foi dada a largada! Chegamos à 1ª etapa da 5ª temporada da Fórmula-E (2018/2019), diretamente de Al-Diriyah / Arábia Saudita. Além de carro novo e circuito novo, tivemos também uma surpresa no deserto – CHUVA! E com isso, não tivemos treinos livres e os treinos classificatórios foram modificados pela organização (sem super pole).

O primeiro pole position do ano foi Felix da Costa com sua BMW, confirmando o bom desempenho demonstrado pelo conjunto nos testes pré-temporada! O atual campeão ficou com a 5ª posição. Entre os brasileiros, após punições e readequação do GRID, Di Grassi largou em 18º, Massa em 12º e Nelsinho Piquet em 15º. Veja mais sobre a classificação aqui!

Antes de mais nada, para quem ainda não acompanha a categoria, esta temporada teremos provas com 45 minutos + 1 volta e a principal modificação, SEM TROCA DE CARRO durante a prova – as baterias devem durar toda a corrida! Mais informações sobre as novidades da categoria em 2018/2019, clique aqui!

Mas vamos para corrida! Na votação do #FUNBOOST, ganharam mais potência para a etapa: Vandoorne, Felipe Massa, Di Grassi, Felix da Costa e D. Abt.

LARGADA

Largada sem incidentes! Felix da Costa consegue segurar a ponta, seguido de Buemi que toma a posição de Lopez. Vergne assume a 4ª posição. Massa sobe para 10º, Di Grassi em 16º e Piquet assume o P13.

CORRIDA

Segunda volta em bandeira amarela em todo o circuito em virtude da batida de Mortara. O TOP 10 naquele momento era: A. DA COSTA, S. BUEMI, J. LOPEZ, J. VERGNE, S. VANDOORNE, A. LOTTERER, J. D’AMBROSIO, M. EVANS, A. SIMS e F. MASSA.

Corrida reiniciada e Buemi começa a diminuir a diferença para Felix. Lopez segura pelotão e já se encontrava mais de 2 segundos para o líder. Massa também inicia certa pressão para cima de Sims na disputa pela 9ª posição. Mais 2 voltas, Vergne e Lotterer ultrapassam Lopez (com péssimo desempenho).

Faltando 30 minutos para o fim, Rosenqvist abandona e enquanto isso bela ultrapassagem de Vergne para cima de Buemi, assumindo o P2. Felix da COSTA abre mais de 1 segundo na liderança. Massa ainda em 10º, Piquet em 13º, seguido de Di Grassi.

Mais algumas voltas, Massa se aproxima de Vandoorne e ultrapassa, assumia P9 e continuava na caça ao Sims. Mesmo momento em que Buemi perdia a 3ª colocação para Lotterer e Vergne se aproximava muito de Felix, partindo para cima definitivamente na volta 13. E não deu outra, volta seguinte e Vergne assumia a liderança da prova!

Corrida seguiu, Felipe Massa utiliza modo attack e ganha também a posição de Sims. Boa prova do brasileiro até então. Piquet seguia na 12ª posição e Di Grassi em 13º. Lotterer passa a pressionar Felix e ganha a 2ª posição – dobradinha com Vergne naquele momento!

Mas… mas… mas… Vergne recebe punição, assim como Lotterer e infelizmente, Felipe Massa! Entram nos boxes e retornam em 5º (Vergne), 7º (Lotterer) e 16º (Massa). Que pena! E na volta 26, Lopez abandona e causa bandeira amarela em todo o circuito. Em seguida entra o SAFETY CAR! Assim, faltando 10 minutos para o fim da prova, tínhamos a classificação:

Relargada faltando 3 minutos (+1 volta) e Felix conseguiu segurar a ponteira! Vergne pressiona D’Ambrosio na disputa pela 2ª colocação e consegue rapidamente! Disputas também entre Evans, Buemi e Lotterer pela 4ª colocação. Di Grassi em 9º, seguido de Piquet. Massa passa para P14.

Fim de prova! Apesar do excelente desempenho de Vergne e Lotterer, com suas punições, deixaram a vida de Felix mais fácil! Pole e vitória de Felix da Costa, excelente recuperação de Vergne para terminar em 2º, com D’Ambrosio fechando o pódio! Massa ainda terminou em 14º, pena a punição quando se posicionava em 8º.

RESULTADO FINAL

CORRIDA COMPLETA – VÍDEO
PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa será em Marrakech – Marrocos – 12/01/2019. Veja o calendário completo!