Início Destaque MOTO GP – Campeão com “M” de Marc, de Marquez, Maiúsculo! –...

MOTO GP – Campeão com “M” de Marc, de Marquez, Maiúsculo! – Temporada 2018

390
Foto: Marc Marquez Twitter Oficial

Antes de mais nada, peço aqui desculpas públicas ao nosso colunista da MotoVelocidade, GILSON COSTA, por roubar um pouco do espaço para publicar as palavras abaixo! Mas difícil conter a euforia deste momento! Continuamos, claro, aguardando aquela RESENHA ESPECIAL Gilson! No estilo GILSON, no estilo “Torcedor para Torcedor“!

E vamos lá! Eu até torcia para que o título não viesse neste final de semana! 0_o 0_o 0_o 0_o 0_o

Calma, calma pessoal! Nada contra o grande Marc Marquez! Seria apenas para o bem do campeonato e para termos um pouco mais de emoção nas últimas 3 etapas restantes!

Mas era óbvio! Apenas um milagre poderia ter evitado, e até que quase aconteceu. Dovizioso fez prova fantástica, segurou Marc atrás de sua moto até onde deu (faltando pouco mais de 4 voltas para o fim). E após a ultrapassagem, claro, Dovi não tinha muita opção fora CORRER tudo que a Ducati permitia ou conseguia! E veio a queda, facilitando um pouco a vida de Marc – o que não quer dizer, entregando o título ao garoto!

A Ducati foi guerreira durante todo o ano, Lorenzo que deveria ser o protagonista, acabou se complicando em várias situações! Restou então para Andrea Dovizioso a dura missão de combater e tentar eliminar o favoritismo de Marc e sua Honda! E olha, DOVI foi gigante, cresceu certamente como piloto e pessoa! Amadureceu, aprendeu com acertos e erros. Sua mensagem direcionada ao campeão em sua rede social (Twitter) reflete um pouco disso:

“Parabéns @marcmarquez93 pelo merecido título! Estou muito feliz com as grandes batalhas que tivemos nesta temporada, foi divertido!” – Andrea Dovizioso

Foto: Twitter Oficial Andrea Dovizioso

O que não tira todo e qualquer mérito de MARC Marquez, já que para garantir o título de campeão por antecipação, teve que superar algumas dificuldades inclusive falhas! Para tal, nas demais oportunidades, garantiu 5 poles (e fora delas 5 vezes na 1ª fila). Em 7 provas ficou com a melhor volta, liderou 121 voltas e claro, VENCEU em 8 oportunidades!

“Eu me sinto tão bem. Eu diria que é um sonho que se realizou, ou melhor, que estou vivendo um sonho. É algo tão especial, aqui junto com minha equipe, todas as pessoas Honda e HRC, minha família e minha equipe. Tem sido uma grande temporada” – Marc Marquez – CAMPEÃO! CAMPEÃO com grandeza, com categoria, com a chamada “faca nos dentes”, garra e superação!

Foto: Repsol Honda Team Oficial Twitter
OS FEITOS DE MARC MARQUEZ

Fora isso, Marc ainda tem passa a ter alguns números importantes na história da categoria e carreira:

  • O espanhol passa a ser o piloto mais jovem a conquistar 5 títulos na classe RAINHA (MOTO GP) com 25 anos e 246 dias de existência terrena. Anteriormente o record era dele, Valentino Rossi, com 26 anos e 221 dias.
  • No mesmo conceito, também passa a ser o mais novo a conquistar 7 títulos considerando todas as classes. O record era de Mike Hailwood, que tinha na época 26 anos e 140 dias de vida.
  • MARQUEZ se junta com Rossi, Doohan e Giacomo Agostini, sendo agora os únicos 4 pilotos com 5 ou mais títulos na classe principal.
VICE-CAMPEONATO – FOI O QUE RESTOU!

Matematicamente falando, Dovi (2º), Rossi, Viñales, Cruthlow, Zarco, Petrucci e Lorenzo (8º) possuem chances quanto ao vice-campeonato! Mas por favor, dadas as estatísticas e evidências desta temporada, a disputa ficará mesmo entre Dovizioso e Valentino Rossi, com um leve favoritismo para a Ducati sem dúvida alguma! Mas… quando se fala de Rossi, é bom tomar os devidos cuidados!

Classificação atual da temporada 2018:

1 – Marc MARQUEZ – Honda – SPA – 296
2 – Andrea DOVIZIOSO – Ducati – ITA – 194
3 – Valentino ROSSI – Yamaha – ITA – 185
4 – Maverick VIÑALES – Yamaha – SPA – 155
5 – Cal CRUTCHLOW – Honda – GBR – 148
6 – Johann ZARCO – Yamaha – FRA – 133
7 – Danilo PETRUCCI – Ducati – ITA – 133
8 – Jorge LORENZO – Ducati – SPA – 130

RESULTADO DA CORRIDA – JAPÃO
CALENDÁRIO

Próxima etapa será em Phillip Island / Austrália para a 17ª etapa – 28 de Outubro de 2018. Veja o calendário completo!