Início Destaque FÓRMULA INDY – Matemática do título (Dixon, Rossi, Power e Newgarden) –...

FÓRMULA INDY – Matemática do título (Dixon, Rossi, Power e Newgarden) – Sonoma – 2018

696
Foto: Joe Skibinski / IndyCar.com

E para a alegria PARCIAL e a tristeza profunda, chegamos à última ETAPA da temporada 2018 da FÓRMULA INDY! Passamos por St. Petersburg, Phoenix, Long Beach, Alabama, Indianapolis nas “versões” MISTO e INDY500, Detroit em rodada dupla, Texas, Road America, Iowa, Toronto/Canadá, Mid-Ohio, Pocono, Gateway e Portland! Foram vitoriosos até então: Sebastien Bourdais, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Will Power, Scott Dixon, Ryan Hunter-Reay, Hinchcliffe e Sato. Mas é chegada a hora da decisão, o momento da verdade!

Foto: Indycar.com

São 4 postulantes ao título, mas na prática, apenas Dixon e Rossi disputarão ponto a ponto neste domingo. Claro, a pontuação dobrada, juntamente com os pontos extras para o Pole position (1 ponto), para quem liderar ao menos 1 volta (1 ponto) e quem liderar a maior quantidade de voltas (2 pontos), ainda deixam Will Power e o atual campeão, Josef Newgarden ainda com esperanças! Atualmente temos:

1 – Scott Dixon – 598 pontos
2 – Alexander Rossi – 569
3 – Will Power – 511
4 – Josef Newgarden – 511

SIMULAÇÕES

Para não depender de nenhum resultado alheio, Dixon precisa ao menos chegar em 2º. Mas caso seja o pole position e ainda lidere a maior parte da prova, precisa ao menos subir ao pódio (3º). Se por um acaso terminar entre o 4º e o 7º lugar, apenas não pode ter Rossi como vitorioso! Já a situação de Rossi, claro, um pouco mais complicada pelos 29 pontos a menos no momento (569 pontos). Rossi precisaria vencer e ainda ver Dixon ao menos em 3º, atrapalhando ainda a vida do neozelandês na questão da pole e voltas na liderança. Se Rossi ficar com um P2, tem que observar Dixon de 8º para trás.

Foto: Indycar.com / Chris Owens

E para não dizer que os deixamos de fora, Power e Newgarden (ambos com 511 pontos) tem chances iguais! Precisam vencer e ainda garantir TODOS os pontos extras. Além disso, Dixon tem que terminar fora do TOP 21 e Rossi tem que ficar de fora do TOP 8. É… façam seus juízos!

É isso pessoal, mesmo com um histórico de provas extremamente chatas, Sonoma promete e felizmente decide o campeonato! Veja toda a programação, os horários e a TRANSMISSÃO da 17ª e última etapa: