Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra – 2018

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra – 2018

2143
Foto: Twitter Oficial F1

Em neste domingo (08/07/2018) tivemos mais uma etapa da Fórmula 1 2018! Depois de um movimentado GP da Áustria semana passada, tivemos FELIZMENTE mais uma etapa animada, na largada e principalmente nas últimas 10 voltas. Tivemos acidentes, safety-car e belas disputas entre Mercedes e Ferrari.

Foto: Twitter Oficial F1

Na largada a grande expectativa era a disputa entre os líderes do campeonato e nessa disputa Vettel foi melhor. Hamilton, sem tração, acabou ficando no meio do pelotão. Vettel disparou e conseguiu ficar à frente de Bottas. E se para Hamilton a situação já era ruim, piorou quando recebeu toque de Kimi ainda na curva #1. Lewis rodou e caiu para 17º. Final da primeira volta: Vettel, Bottas, Verstappen, Kimi, Ricciardo, Hulkenberg, Leclerc, Ocon, Sainz, Magnussen, Alonso, Gasly, Grosjean, Ericsson, Vandoorne, Hamilton, Sirotkin, Stroll e Perez, que também acabou rodando na largada.

Foto: Twitter Oficial F1

Hamilton começa então uma corrida de recuperação, assumindo a 14ª colocação já na volta 4. Volta 7 e já assumia a 10ª posição. Momento em que a direção de prova aplica punição de 10 segundos em Kimi pelo incidente. O piloto da Ferrari cumpre a penalização na volta 14 e também inicia uma corrida fantástica de recuperação.

Naquele momento Vettel já tinha quase 6 segundos para Bottas, que tinha 7 segundos para Verstappen. Ricciardo era o 4º e com 3 segundos para o companheiro. Hamilton vinha em 5º, mas com 10 segundos atrás da Red Bull.

Na volta 18 Verstappen entra para a troca de pneus, em tese a definitiva. Saiu com pneus médios e em 5º lugar. Hamilton assumia a 3ª posição depois da parada de Max e também de Ricciardo, mas o piloto da Mercedes tinha 27 segundos atrás do líder Vettel. Momento em que mais uma apresentação mágica de Leclerc foi eliminada por falha da Sauber após seu pit-stop.

E na volta 21 foi a vez de Vettel entrar nos boxes. Voltou em 2º, atrás de Bottas e apenas 2 segundos à frente de Hamilton. Na volta seguinte Bottas trocou seus pneus e devolveu a liderança para Vettel e voltou atrás de Hamilton. Ai… aí… cena curiosa: Mercedes solicitou que Lewis desse passagem para Bottas, já que era talvez a real opção para combater a Ferrari neste dia.

Somente na volta 26 Hamilton faz seu pit-stop e retorna em 6º – 11 segundos atrás de Kimi. Grosjean em outra prova de boa performance, era o 7º colocado, seguido de Hulkenberg, Ocon e Fernando Alonso. Entre os ponteiros, Bottas conseguie diminuir a diferença e se aproximava de Vettel.

Chegamos na volta 33 e um acidente de Ericsson obriga a entrada de um safety-car. O piloto da Sauber perdeu o controle na curva #1, possivelmente com DRS ativa e bateu forte na barreira de pneus.

Reprodução TV

E aqui a grande mudança nos rumos da prova! Quase todos foram para os boxes para mais uma troca de pneus! A Mercedes resolveu deixar Bottas na pista e seguiu líder, porém tinha Vettel atrás com pneus macios NOVOS! Hamilton, em 3º, reclamada da estratégia: “Não vamos conseguir brigar com esses pneus” e recebeu como resposta “Você é o mais rápido Lewis”.

Na volta 37, relargada! Vettel colou literalmente em Bottas, Hamilton observava em 3º. Max e Kimi disputavam a 4ª colocação. Até que 2 voltas depois UM NOVO SAFETY-CAR devido acidente forte entre Grosjean (Êeeee Grosjean) e Carlos Sainz. Em uma tentativa de ultrapassagem de Sainz para cima de Grosjean, foi tocado na roda traseira direita e ambos escaparam, batendo entre si e na mureta de proteção.

Foto: Twitter Oficial F1

E faltando 10 voltas, nova relargada. Bottas tenta disparar na liderança, mas Vettel consegue acompanhar. Hamilton observa à distância. Volta 43 e em manobra fantástica de Kimi, deixa Verstappen para trás – disputa pela 4ª posição. Após penalização pelo toque em Hamilton na largada, bela corrida do piloto da Ferrari.

Mesmo momento em que Vettel parte para cima de Bottas, lado a lado, Bottas consegue segurar. UAU! Que final de prova! E… e… ali atrás, Kimi força para cima de HAMILTON!

Faltando 7 voltas, continuamos com as Ferraris, JUNTAS, pressionando os carros da Mercedes. Algo NUNCA visto, depois de uma prova movimentada em Red Bull Ring, uma etapa em Silverstone com um final eletrizante!

Foto: Twitter Oficial F1

Vettel segue colado em Bottas, Hamilton ganha um pouco de espaço em relação à Kimi. Eeeeeeeeeee… um pouco atrás, na disputa pelo 5º lugar, estavam as duas Red Bulls. Verstappen perde o carro e roda, caindo para 14º.

Foto: Twitter Oficial F1

E na volta 47 VETTEL consegue dar o BOTE em BOTTAS! Assume a ponta e parte para a vitória.

Foto: Twitter Oficial F1

Em seguida, Hamilton encosta em Bottas… seráaaaa… seráaaaaa… SIM SIM SIM, Mercedes manda Bottas liberar espaço para Hamilton… SIM!

Faltando 4 voltas para o fim e KIMI também ultrapassa Bottas, que observa pelo retrovisor a presença de Ricciardo em seguida. Naquele momento: Vettel, Hamilton, Kimi, Bottas e Ricciardo. Que prova de KIMI Raikkonen!

Últimas 2 voltas, Ricciardo até tentou encostar na Mercedes de Bottas, mas não conseguiu! FIM DE PROVA e VETTEL vence! 4ª vitória em 2018, 51ª na carreira! Hamilton termina em 2º e Kimi fecha o pódio! Vettel segue na liderança, agora com 8 pontos à frente de Lewis. Abandonaram: Hartley, Leclerc, Ericsson, Grosjean, Sainz e Verstappen.

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO