Início Endurance Brasil BRASILEIRO DE ENDURANCE – MCR71 e Satti Racing preparados para o desafio...

BRASILEIRO DE ENDURANCE – MCR71 e Satti Racing preparados para o desafio da ABSOLUTA 500 – 2018

331
Foto: William Inacio

E conversamos um pouco com o piloto Ian Jepsen Ely da Satti Racing / MCR71 sobre as expectativas, novidades e a preparação para a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, a 2ª edição da CHEVROLET ABSOLUTA 500!

Depois de uma participação fantástica em Curitiba/Pinhais, na 1ª etapa da temporada, a Satti Racing (comandada por Eduardo Sattinho) e os pilotos Ian Ely e Daniel Claudino, tem grande expectativa para a 2ª etapa e trabalho duro, característico dessa equipe, não deve faltar! Ian, em conversa exclusiva com o Tomada de Tempo, comenta:

“As expectativas para a etapa são ótimas. O campeonato está lindo e melhorando a cada etapa. A corrida em Curitiba foi muito bacana, com novos carros e pilotos mais experientes (de nível internacional) entrando, o que trás para a gente e para a categoria uma experiência muito interessante!”

Na classe P1, categoria em que corre o MCR71, presenciamos a entrada de novos protótipos e em especial outros AJR, carros fantásticos e que tem uma capacidade muito superior aos demais – o que acaba desequilibrando a classe. Neste contexto, Ian Ely explica que apesar das boas expectativas, a dificuldade aumenta etapa após etapa e a persistência da equipe/pilotos é o ponto forte:

“A Endurance está cada vez mais difícil, a chegada de novos AJRs até desequilibra a categoria, já que os carros são sensacionais e estão um passo à frente quanto aos protótipos nacionais. Assim, é praticamente impossível um carro como o nosso acompanhar, mas por outro lado não desistimos, não jogamos e não jogaremos a toalha”

Apesar das dificuldades em relação à competitividade, a equipe continua focada e atrás de seus objetivos. Desta forma melhorias no MCR71 continuam sendo apresentadas e para esta etapa temos duas boas novidades! A primeira delas é um kit aerodinâmico novo, com melhorias na asa traseira e um bico completamente novo!

Foto: William Inacio

“Temos testado novos bicos desde 2017 e na etapa de Curitiba encontramos um que nos trouxe ganho bom, mas infelizmente acabamos batendo nos treinos livres e não conseguimos testá-lo na corrida. Mas em Interlagos temos esse bico novo, com uma aerodinâmica diferente e também novidades na asa traseira” – Comenta Ian Ely

E outra novidade é o NOVO MOTOR (UAU!), seguindo a mesma fórmula do 8v Turbo (AP):

“Usamos em Curitiba o motor que corremos em Guaporé e também nas 12 horas de Tarumã e andou bem! Mas já sabíamos que teríamos problemas de confiabilidade no caso de ajustes mais agressivos de potência. E com esse motor novo acreditamos que ganharemos em confiabilidade e também em potência! Estamos bem esperançosos em conseguir inclusive melhorar nossos tempos em relação à etapa do ano passado”

Claro, apenas em pista poderemos ter as confirmações destas evoluções, mas independente disso, melhorias são sempre bem vindas – principalmente para evitar situações dramáticas como em Guaporé, na 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance (veja aqui).

Para finalizar, perguntamos ao Ian sobre a preparação física deles e ficou claro que tanto mentalmente, como fisicamente a dupla do MCR71 está bem e vem forte para a CHEVROLET ABSOLUTA 500 – edição 2018:

“Na nossa preparação física, seguimos com os programas normais. Apenas Daniel Claudino que passou a praticar novos exercícios, além da preparação nos Karts. Eu (Ian) me preparei muito para as 12 Horas de Tarumã e refletiu inclusive na etapa de Curitiba, em que fui o último piloto a tirar os pneus slicks e isso obrigou uma concentração e força fora do normal. Estamos bem, inclusive psicologicamente!”

PROGRAMAÇÃO – 2ª ETAPA – ABSOLUTA 500

E estaremos acompanhando toda a participação da Satti Racing e o MCR71 durante todo o final de semana! Veja aqui a Programação, Horários, Transmissão e as novidades para a 2ª etapa do Brasileiro de Endurance 2018!

Fotos: William Inacio
Vídeo: Guto Colvara