Início Fórmula Indy RETROSPECTIVA 2017 – PARTE 3 – Os grandes campeões e vencedores do...

RETROSPECTIVA 2017 – PARTE 3 – Os grandes campeões e vencedores do esporte a motor em 2017!

290

Na PARTE #1 da nossa RETROSPECTIVA 2017, comentamos sobre os campeões e destaques da ENDURANCE BRASIL, as 12 HORAS DE TARUMÃ e WEC! Já na PARTE #2, foi a vez dos vencedores na F1, STOCK CAR e MOTO VELOCIDADE! Nesta PARTE #3 temos a honra de destacar as estrelas da FÓRMULA INDY e INDY LIGHTS!

FÓRMULA INDY

Na 22ª temporada da Fórmula Indy, ocorrida entre 12/03 e 17/09/2017, tivemos algumas novidades e a principal foi a introdução do push-to-pass (como o da Stock Car, mas em outro formato)! Ainda, a temporada ficou marcada por ser a última do brasileiro Hélio Castroneves e é uma pena! Foram 20 temporadas, isso mesmo, 20! Mesmo sem títulos na Fórmula Indy, Castroneves (ou Homem-Aranha para os íntimos) fez história! Venceu 3 vezes uma das mais importantes provas do automobilismo universal – 500 Milhas de Indianápolis. Helinho correu na categoria deste dos tempos da ChampCar (1998) e desde 2000 está na Penske, sendo na história da equipe, o piloto que mais correu pela mesma. Ainda, foi vice-campeão em 4 oportunidades (2002, 2008, 2013 e 2014), venceu 30 vezes, subiu ao pódio 91 vezes e cravou 57 poles! Números que falam por sua conta! VEJA nossa matéria mais que especial do o nosso eterno Helinho! Clique aqui!

Foto: Instagram Oficial Helio Castroneves

Ainda,tivemos uma INDY500 mais que fantástica com a vitória de Takuma Sato e a participação do mito Fernando Alonso com um carro prá lá de lindo, que mesmo ficando pelo caminho graças ao “motor” Honda que o empurrava, fez bonito! Veja estatísticas, números e os acidentes das 500 Milhas de Indianápolis 2017! Clique aqui!

Fonte: www.indianapolismotorspeedway.com

Tivemos o piloto da Dale Coyne, Ed Jones, sendo considerado o melhor estreante do campeonato e claro, o grande nome, o grande campeão Josef Newgarden! Na última prova, em Sonoma, Josef viu seu companheiro Pagenaud vencendo, mas nada que atrapalharia sua conquista maior, o TÍTULO de 2017! O jovem piloto conseguiu certa constância na temporada, venceu em quatro oportunidades e se tornou o primeiro norte-americano campeão da Indy desde Ryan Hunter-Reay, que triunfou no fim de 2012. Vale lembrar que o título de Newgarden foi o 15º da Penske na categoria. O piloto terminou a temporada com 642 pontos, seguido de Simon Pagenaud com 629 e fechando o TOP3, Scott Dixon com 621, 21 pontos atrás do campeão.

Newgarden é campeão da temporada da Fórmula Indy Foto: IndyCar

Hélio Castroneves, em sua temporada de despedida, fechou em 4º com 598 pontos e chegou a ser considerado favorito ao título – pena que alguns problemas retiraram as chances de disputas até o final. O outro brasileiro, Tony Kanaan, em uma temporada bem complicada, terminou em 10º! Torcemos muito para que 2018 seja um ano muito melhor para o Tony! Veja o resumo geral de toda a temporada na matéria de Anderson Cardoso, clicando aqui!

Veja: Calendário 2018 da Fórmula Indy! Clique aqui!

INDY LIGHTS

Uma temporada em que, apesar de um título inquestionável de Kyle Kaiser, tivemos como um dos destaques nosso brazuka Matheus Leist! Matheus chegou a disputar o título com Kyle após vitórias e bons resultados, mas infelizmente a falta de constância nas provas finais, fez com que o brasileiro perdesse até mesmo o vice campeonato na prova final. Santi Urrutia e Colton Herta conseguiram, respectivamente 2º e 3º lugares na etapa final, ficando à frente de Leist e garantiram o vice e o TOP3 na temporada.

Leist ficou 51 pontos atrás de Kyle e em 4º lugar no geral! Mas jamais deixaria de parabenizá-lo! O campeão da F-3 Inglesa, assim como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, venceu brilhantemente em 3 etapas este ano na Lights: Iowa (oval), Road America (misto) e Indianápolis (Freedom 100). Certamente muito para um estreante, que venceu com consistência as 3 etapas citadas. Tinha certeza de que fecharia o ano com uma prova fantástica em Glen e o fez, largou em 9º e terminou em 4º.

Foto: LLC Photo – Vitória em Iowa 2017

Kyle Kaiser, a grande estrela da temporada, foi preciso em praticamente todas as provas! Na etapa final precisava apenas largar para sagrar-se campeão e assim o fez! Largou em 10º, chegou em 7º e ficou com o título 2017 da categoria, mais que merecido! O piloto de numeral #18 terminou com 330 pontos, 20 a mais que Urrutia e 30 à frente de Colton Herta. Veja como foi a temporada, prova a prova – clique aqui!

Foto: Twitter Indy Lights

Veja: Calendário 2018 da Indy Lights, clique AQUI!

VEJA TAMBÉM