Início Fórmula e FÓRMULA E – Confira tudo o que aconteceu nos testes pré-temporada em...

FÓRMULA E – Confira tudo o que aconteceu nos testes pré-temporada em Valência – 2017

180

Durante os dias 2 de outubro até o dia 5 de outubro, aconteceu em Valência, a pré-temporada da Fórmula E em preparativos para a temporada 2017/2018 que se iniciara no início de dezembro com a rodada dupla em Hong Kong, China. Sem mais delongas, confira como foram os três dias de testes na Espanha.

Com Oliver Turvey e Di Grassi nas cabeças, logo no primeiros testes, já pudemos concluir que a Renault e Audi seguem muito fortes para essa quarta temporada. Di Grassi novamente terá um equipamento de ponta nas mãos, monoposto que será responsável pela defesa do título e tentativa do bicampeonato.

Mesmo sendo a mais rápida, com Turvey a equipe NIO ainda precisa ser um pouco mais lapidada, ao contrário de equipes como: a DS Virgin, Mahindra e Jaguar que já demonstram ter uma boa evolução em relação à temporada passada.

As sessões de testes do primeiro dia foram em dois períodos, pela manhã o mais rápido foi Sam Bird seguido por Lucas di Grassi, Abt, Alex Lynn, Mitch Evans e Nelsinho Piquet que completaram os seis primeiros.

Durante o período da tarde, a disputa ficou um pouco mais acirrada entre pilotos e equipes. Buemi e Rosenqvist se alternavam na liderança. Por sua vez, Vergne e D’Ambrósio se mantinham muito bem, e sempre ficaram entre os cinco melhores tempos. Com várias mudanças, já no final do treino, o inglês registrou o tempo de 1min18s565 numa versão mais curta do traçado.

Iniciando o segundo dia, no período vespertino, o suíço Sébastien Buemi foi o mais rápido com o tempo de 1m.22.057. Mesmo se sobressaindo no segundo dia, a equipe e.Dams Renault teve seus concorrentes diretos muito bem na pista espanhola.

Piquet e Mitch Evans, ficaram por um bom tempo nos boxes acertando procedimentos e ajustes com base no que observaram na pista. No entanto, cerca de 20 minutos para o final, os dois pilotos da Jaguar vieram para pista e marcaram boas voltas. Nelsinho chegou a liderar, mas Buemi veio para pista nos dez minutos finais e marcou o melhor tempo.

Chegando no terceiro e último dia de testes, a Fia atendeu aos pedidos e fez a colocação de uma segunda chicane no traçado, no entretanto, mesmo assim ainda houve muitos problemas com essa segunda chicane. Com inúmeros erros, em um determinado momento a sessão precisou ser suspensa em virtude do incidente com a Techeetah de Vergne.

Oliver Turvey, novamente confirmou sua boa fase e cravou o melhor tempo da manhã com o tempo de 1m21s822. A verdade é que a NIO Formula E Team parece ter evoluído muito em relação aos últimos anos. Nelsinho fechou o último dia de testes dentro dos dez primeiros com o tempo 1m22s645, já o campeão Lucas di Grassi foi apenas o décimo quinto colocado com 1m23s390.

“Pelo que pudemos ver nesta pré-temporada, todo mundo evoluiu e o grid está mais compacto em termos de tempo de volta em Valência. Claro que quando o campeonato começar a coisa pode ser um pouco diferente – lembrando que testamos em um autódromo e as corridas são somente em circuito de rua com dois treinos livres, classificação e corrida no mesmo dia – então as condições em Hong Kong serão mais realistas para nos dar um panorama. De qualquer forma, estou bastante confiante”, ressaltou o campeão da temporada 2016/2017 Lucas di Grassi.

VEJA TAMBÉM
NEWSLETTER – TOMADA DE TEMPO

E não esqueça de assinar nossa NEWSLETTER! Rápido e fácil! Nos siga também nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e nosso canal no YOUTUBE!