Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Resultado Final – 15ª Etapa – Gateway – 2017

FÓRMULA INDY – Resultado Final – 15ª Etapa – Gateway – 2017

112

 4 min de leitura

Foto: IndyCar.com

E neste Sábado (26/08/2017) tivemos a 15ª etapa da Fórmula Indy 2017 em Gateway Motorsports Park! Will Power na pole position, seguido de Newgarden e Castroneves. Pagenaud em 4º, reforçando o domínio da Penske até então. Tony apenas em 17º lugar.

LARGADA

E para reforçar a péssima temporada e momento de Tony Kanaan, o brazuka rodou ainda na última volta de aquecimento de pneus e bateu no muro. Que momento meu amigo! Força Tony, força! Ele foi aos boxes, trocou a asa traseira, aproveitou para trocar pneus e retornou à pista. Mas já com uma corrida bem comprometida.

Largada efetivamente foi dada após 5 voltas com safety car e Newgarden assume aponta, mas… mas… acidente envolvendo Will Power, Takuma Sato e Ed Carpenter. Power roda sozinho e vai ao muro, Takuma e Carpenter se assustam com o acidente, tiram o pé do acelerador e também rodam. Takuma tem estragos menores e consegue ir aos boxes, mas Ed Carpenter e Will Power se chocam, Ed passa por cima do carro de Power e seus carros ficam totalmente destruídos. Takuma não consegue retornar dos boxes e abandona também.

Situação em pista, com safety car: Josef Newgarden, Helio Castroneves, Simon Pagenaud, Carlos Munoz, Scott Dixon, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal e Conor Daly no TOP 10.

CORRIDA

Relargada na volta 19 e Newgarden consegue se manter em 1º com Helio Castroneves pressionando. Pagenaud em 3º, Dixon em 4º e Munoz em 5º. Após 10 voltas limpas, sem incidentes, tínhamos:

A corrida seguiu, Newgarden continuava abrindo para Castroneves, que começou a receber pressão de Pagenaud. Volta 55, Hélio negocia bem com retardatários, mas ao chegar em Saavedra tem dificuldades e Pagenaud encosta ainda mais. Newgarden seguia em 1º. Pilotos começam a entrar para reabastecimento e troca de pneus. Os ponteiros também entram para os boxes a partir da volta 60 e após todas as paradas tínhamos:

Newgarden na volta seguinte (69) já tem novo retardatário (Max Chilton) e com dificuldades, permite a aproximação de Helio Castroneves. Volta 75 e Newgarden consegue ultrapassar Chilton, Helio aproveita o momento e também deixa Max para trás, o mesmo faz Pagenaud. Tony seguia em último e 3 voltas atrás do líder.

E na volta 103, Hildebrand com suspensão quebrada vai ao muro e mais uma bandeira amarela! Todos os demais aproveitam para trocas de pneus e reabastecimento! Após o troca-troca, Hélio Castroneves ULTRAPASSA Newgarden e assume a liderança da prova. Passamos então à seguinte situação em pista:

A corrida seguiu em bandeira amarela até a volta 115. Na relargada, Helinho consegue disparar na ponta, Pagenaud pressiona Newgarden, mas não consegue ultrapassar. Dixon era o 4º, seguido de Hinchcliffe e Rossi. Prova de poucas ultrapassagens e chegamos à volta 150 com Castroneves, Newgarden, Pagenaud, Dixon, Hinchcliffe, Rossi, Rahal, Daly, Hunter-Reay, Kimball no TOP10. Hélio abre bastante para Newgarden (2.4 segundos).

Nova sequência de paradas nos boxes, volta 159 e Castroneves entra. E para nossa tristeza teve dificuldades – motor apagou – e complica tudo, voltando atrás de Dixon. Inacreditável! Inacreditável! Sendo assim, passamos a ter: Newgarden, Pagenaud, Dixon, Castroneves e Hildebrand no TOP5.

Volta 166 e mais um acidente! Desta vez com Max Chilton. Bandeira Amarela, safety-car. E Tony Kanaan abandona com problemas mecânicos. Relargada na volta 175 e Dixon pressiona Pagenaud, não consegue passar, Helio cola em Dixon e ultrapassa, assumindo a 3ª colocação. Booooa Hélio! Newgarden seguia em 1º com Pagenaud em 2º. Volta 185 e Helio continua colado em Pagenaud! Um pouco mais atrás Rahal ultrapassa Hinchcliffe e passa a pressionar Dixon. Boa disputa entre Rossi e Hunter-Reay pela 7ª posição. Assim como a briga sem fim entre Conor Daly e Kimball pela 10ª posição.

Volta 203 e Ryan Hunter-Reay, que vinha pressionando Rossi, encosta no muro e tem que entrar aos boxes. Na tentativa de continuidade, retorna para a pista, mas em 14º. Corrida seguia bandeira amarela e safety-car. Volta 205, boxes abertos e temos as últimas paradas de boxes! Pagenaud faz milagre e consegue assumir aponta. Newgarden consegue ficar à frente de Helio e Dixon se meteu entre Newgarden e Helio. Após o troca-troca, passamos à seguinte situação:

Enquanto isso, Hunter-Reay não consegue realmente continuar e abandona, juntando-se a Tony, Chilton, Hildebrand, Sato, Ed Carpenter e Will Power. Graham Rahal foi penalizado nos boxes e é obrigado a se posicionar no final da fila. Na volta 212 tivemos a relargada e boa disputa entre Helio e Dixon, assim como Daly e Rossi. Pagenaud e Newgarden começam a abrir. Helio não consegue ultrapassar Dixon e recebe a pressão de Conor Daly.

Faltando 31 voltas e NOSSA! Newgarden coloca lado a lado com Pagenaud, dá aquele “chega prá lá” e assume a ponta! Pagenaud desacelera, passa na parte suja e perde posição para Dixon também. Helio seguia em 4º e não consegue pressionar Pagenaud. Sebastian Bourdais, em seu retorno às pistas, em 10º.

FIM DE PROVA e vitória de Josef Newgarden! Fantástica vitória que deixa o piloto da Penske em excelentes condições no campeonato, abrindo 31 pontos na liderança. Dixon ficou em 2º, Pagenaud em 3º, Helio Castroneves graças a problemas nos boxes em 4º e Daly fechando o TOP5.

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro será em 03/09/2017 para a 16ª Etapa e terá como palco Watkins Glen. Veja o calendário completo.