Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – 12ª Etapa – GP...

FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – 12ª Etapa – GP da Bélgica / Spa – 2017

186

 3 min de leitura

Circuito de Spa-Francorchamps – Fonte: Site oficial do circuito

Após a fantástica dobradinha da Ferrari (Vettel e Kimi) e a vergonha da Mercedes com joguinho de equipe (com direito a devolução de posição para tentar contornar o fiasco) no GP da Hungria, além das difíceis e LONGAS 4 semanas de férias, a Fórmula 1 retorna às pistas! E o retorno será em grande estilo! O palco da 12ª etapa do mundial será em, nada mais nada menos, que Spa-Francorchamps – GP da Bélgica 2017!

Famoso pela curva mais famosa da F1, o circuito está localizado nos arredores das cidades de Spa, na província de Liege. É conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo. Spa tem tudo o que um bom circuito necessita ter: Partes em descida, boas subidas, curvas lentas e rápidas. Grandes retas e ao mesmo tempo trechos de baixa velocidade! A pista é enorme, possui 7 Km de extensão. Além disso possui a maior reta da atual temporada com 2 Km. Velocidade máxima de 324 Km/h e uma média fantástica de 220 Km/h. Ao todo são 44 voltas! Fora isso, ainda temos o fator CLIMA que é completamente instável e sempre acaba chovendo! Por isso a palavra do final de semana será ESTRATÉGIA… em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie. Então meu amigo, emoção na certa!

E se não bastasse, possui a MAIS perfeita e sensacional de todas as curvas do mundoooooo! Isso mesmo, estou falando da “EAU ROUGE”. Uma descida veloz e em seguida uma curva em subida! Histórica, fantástica! Na Eau Rouge, você não consegue ver para onde está indo. É um ponto cego, em altíssima velocidade. Além de perigosa, ele é vital para se fazer uma volta rápida, porque logo depois há uma longa reta. Se você perder tempo na Eau Rouge, além de poder bater forte, você pode ter sua volta completamente arruinada. Veja uma foto tirada em 1997 que diz tudo:

Fonte: “Eau Rouge 1997”. Licenciado sob CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

O maior vencedor em Spa-Francorchamps é nada mais, nada menos que Michael Schumacher com 6 vitórias. Nos últimos anos tivemos os seguintes vencedores: 2016 com Nico Rosberg, 2015 com Lewis Hamilton, 2014 vitória de Daniel Ricciardo e 2013 com Sebastian Vettel. Já na questão da pole position em 2016 ficou com Nico Rosberg e em 2015 com Hamilton.

CAMPEONATO

No campeonato temos ainda Sebastian Vettel líder com 202 pontos! Em seguida Lewis Hamilton com 188 pontos e aproximando deles, Bottas que agora soma 169 pontos no mundial. Depois temos Ricciardo com bons 117 pontos, Kimi bem perto com 116. Aí… aí… o resto do resto com Verstappen (67 pontos) que prometeu mais que cumpriu, claro, a Red Bull não tem ajudado muito. Max tem na cola Perez com 56 pontos e Ocon com 45.

ALGUMAS NOVIDADES

A Ferrari irá utilizar a Haas para testar na pratica seu novo motor – 062-EV-4. Caso tudo ocorra bem, utilizará nos carros vermelhos em Monza. A Honda levará à McLaren atualizações dos motores e seus softwares, esperando melhorar a confiabilidade e a potência. A Renault também fará o mesmo.

Tanto Ferrari e Mercedes prometeram suas configurações e kits buscando a maior velocidade possível, ou seja, asas com menos downforce e a uma asa traseira em formato de “Bumerangue”. A McLaren também apresenta uma asa neste formato.

Uma mais que especial, será a presença de um dos AMIGOS do Tomada de Tempo diretamente de Spa-Francorchamps! Trata-se de Fábio Kolling e estará acompanhando os treinos classificatórios da GP da Bélgica no sábado! Torcemos para muita emoção e claro, que ele mande AQUELAS fotos para podermos compartilhar!

ESCOLHA DOS PNEUS

PREVISÃO DO TEMPO

E claro, como sempre, Spa-Francorchamps e clima não combinam! A previsão é aquela de sempre, temperatura entre 17º e 25º, céu nublado e com possibilidades de chuva! No domingo teremos 60% de chances de cair o mundo, chuva, chuva! Vamos ver!

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS e TRANSMISSÃO

Sexta-feira – 25/08/2017 – Treino Livre 1 – 05:00
Sexta-feira – 25/08/2017 – Treino Livre 2 – 09:00
Sábado – 26/08/2017 – Treino Livre 3 – 06:00 – SporTV2
Sábado – 26/08/2017 – Classificação – 09:00 – SporTV2
Domingo – 27/08/2017 – Corrida – 09:00 – Globo

VEJA mais sobre a Programação da TV, incluindo REPRISES e VTs! Clique aqui!