Início Moto GP MOTO GP – Resultado Final – GP da República Tcheca/Brno – 2017

MOTO GP – Resultado Final – GP da República Tcheca/Brno – 2017

261

PROCURANDO POR: RESULTADO do GP da Áustria / Red Bull Ring – 2017? Clique aqui!

Foto: MICHELIN

E domingo nublado, úmido e cinza em Brno! Neste contexto climático tivemos a 10ª etapa do mundial de Moto GP – GP da República Tcheca. A direção de prova ficou em dúvida antes da prova se iria caracterizar a corrida como “PISO MOLHADO” ou “PISTA SECA”. Após avaliações, demoradas avaliações, decidiu-se que a prova iniciaria em situação de “PISO MOLHADO”. Assim, ativa-se o regulamento de “CHUVA”, mas sem chuva, o solo sagrado estava apenas úmido. Os pilotos podem trocar de moto a qualquer momento.

Grid de largada definido no sábado e na Fila #1 tivemos: Marquez, Rossi e Pedrosa. Fila #2, Dovizioso, Crutchlow e Lorenzo. Vinales, vice-líder do mundial, largou em 7º apenas!

LARGADA
Foto: Reprodução

Já na volta de apresentação podemos observar um leve e discreto sol. Após o alinhamento definitivo, largada sem incidentes, tranquila e Marc mantém-se na ponta, LORENZOOOOO em largada fantástica pula para 2º, Rossi larga mal demais e cai para 5º, recupera 1 posição e segue em 4º. Dovizioso assume a 3ª posição. Algumas curvas e Lorenzo toooooooma a posição de Marquez! O que não faz um bom período de férias e uma nova carenagem!

CORRIDA

Lorenzo abre razoavelmente, Dovizioso pressiona muito Marc e Rossi em 4º vai observando a disputa à sua frente! E o Doutor observa, analisa, assina a receita e ENGOLEEEEEEEEE Dovi e Marquez de uma só vez! Rossi em 2º e parte para a busca de Lorenzo. Marquez começa a ser ultrapassado, final da volta 2 já era 7º. Zarco assume a 4ª posição e Vinales a 5º.

Volta 2, Marc Marquez faz a troca de sua moto! Lorenzo segue voando, volta mais rápida atrás de volta mais rápida! Ordem faltando 20 voltas: Lorenzo, Rossi, Dovi, Zarco e Vinales no TOP5. Volta seguinte, Zarco em dia “animal” ultrapassa Dovizioso e já era o 3º. Lá atrás boa disputa entre Baz, Rins, Bautista e Barbera.

Volta 3 e troca-troca geral de motos! Os ponteiros mantém-se na pista e Rossi cola em Lorenzo. Claro, chegou… PASSOU! Rossi engole o piloto da Ducati e assume a ponta! Lorenzo entra para os boxes. Faltando 18 voltas: Rossi, Zarco, Dovi, Marquez e Pedrosa.

Os ponteiros, Rossi, Zarco e Dovi demoram MUITO para troca das motos, mas entram faltando 17 voltas. Exceto Zarco! Marc Marquez, como parou MUITO cedo e em excelente estratégia, fica em situação FANTÁSTICA, assume a ponta e MUITO à frente dos demais.

Foto: Reprodução

Volta 6 e Zarco finalmente entra para a troca da moto, Marc em primeiro, seguido de Redding, Aleix, Abraham e Pedrosa. A prova MUDA completamente após as trocas, outra corrida! Ducati e Yamaha em estratégias TERRÍVEIS, acabaram com as provas de Rossi, Lorenzo e Dovizioso. Faltando 15 voltas para o final, Rossi era 13º, Dovizioso 14º e Lorenzo 19º.

A prova é diferente de tal forma que Rossi, previamente líder, tem dificuldade para ultrapassar até um Pol Espargaro, mas o faz! Faltando 13 voltas, assume a 12º colocação. Pedrosa, voando baixo, ultrapassa Redding e Aleix, assumindo a 2º posição, 22 segundos atrás do companheiro. Lorenzo continua em 19º. No segundo pelotão, com Aleix Espargaro, Redding, Petrucci, Crutchlow e Abraham em disputa acirrada. Aleix segue em 3º, mas Crutchlow já era o 6º. Vinales, em boa recuperação assume a 8ª posição. Rossi passa a 11º, Dovi segue na cola. Belíssima disputa de Aleix e Petrucci pela 3ª posição. Crutchlow assume a 5ª posição e entra na briga pelo pódio. Rossi em 10º. Faltando 11 voltas!

METADE da prova e tínhamos: Marc, Pedrosa, Petrucci, Aleix, Crutchlow, Vinales, Redding, Abraham, Rossi e Rins no TOP10. Dovizioso em 11º e Lorenzo em 18º.

Faltando 9 voltas, primeiro ao chão! Alvaro Bautista fora! Vinales voando baixo, assume a 5ª posição e parte para cima de Crutchlow. Rossi assume a 8ª. Faltando 7 voltas, Vinales – vice-líder – entra no pódio, assume a 3ª posição após combate para cima de Petrucci. Rossi já era o 6º, Dovizioso o 7º e Lorenzo 16º.

Faltando 5 voltas, Rossi parte para cima de Petrucci e assume a 5ª posição, minimizando a péssima escolha de ficar mais tempo na pista com pneus de chuva.

Rossi na cola de Crutchlow. Foto: Reprodução.

Últimas voltas, Rossi encosta em Crutchlow e começa a caçada. Crutchlow defende muito bem as investidas do Doutor. Mas… mas… nas últimas curvas, Rossi encaixa uma indefensável e assume a 4ª posição, deixa Crutchlow entre ele e Dovizioso. Fantástico!

E então meus queridos… em corrida atípica, completamente maluca devido as trocas de motos após a pista secar completamente, tivemos um GRANDE VENCEDOR, Marc Marquez em estratégia de parada IDEAL. Corrida definida nos boxes, mas em pista tivemos o prazer de observar bons momentos de disputa entre Petrucci, Aleix Espargaro, Crutchlow, Abraham. Ainda as corridas de recuperação de Rossi, Dovizioso, Vinales. Zarco que iniciou de forma fantástica, foi um dos últimos a parar para a troca de moto e se complicou demais.

Foto: Michelin

DOBRADINHA da HONDA, VENCE Marc Marquez, fantático! Seguido de Pedrosa. DOBRADINHA da Yamaha na sequência com Vinales fechando o pódio e Rossi em 4º. Crutchlow completa o TOP5. Zarco 13º e Lorenzo 15º.

NA EXPECTATIVA: E ficaremos aguardando AQUELA resenha do nosso especialista em motovelocidade, GILSON COSTA! 0_o

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – TOP10

1 – Marc MARQUEZ – Honda – SPA – 154 pontos
2 – Maverick VIÑALES – Yamaha – SPA – 140
3 – Andrea DOVIZIOSO – Ducati – ITA – 133
4 – Valentino ROSSI – Yamaha – ITA – 132
5 – Dani PEDROSA – Honda – SPA – 123
6 – Johann ZARCO – Yamaha – FRA – 88
7 – Jonas FOLGER – Yamaha – GER – 77
8 – Danilo PETRUCCI – Ducati – ITA – 75
9 – Cal CRUTCHLOW – Honda – GBR – 75
10 – Jorge LORENZO – Ducati – SPA – 66

PRÓXIMA ETAPA

E já na próxima semana, 11 à 13 de agosto, teremos a 11ª etapa – GP da Áustria – no Red Bull Ring. Veja o calendário completo!