Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – 11ª Etapa – Hungria...

FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – 11ª Etapa – Hungria – 2017

269

VEJA JÁ: FÓRMULA 1 – RESULTADO FINAL – 11ª Etapa – Hungria – 2017

Foto: Glenn Dunbar / LAT Images / Fotos Públicas

Após um movimentado GP da Inglaterra, em um final eletrizante (veja aqui), chegamos com o circo da Fórmula 1 na Hungria, no circuito de Hungaroring para a 11ª Etapa da temporada 2017! E é por lá que temos a já famosa maldição quanto ao vencedor da prova e vencedor do campeonato! Por 10 anos seguidos, é “melhor” para o pretendente a título NÃO vencer em Hungaroring! 0_o

Sim, nos últimos 10 anos, nenhum vencedor por aquelas bandas terminou o ano com o título nas mãos! Veja o retrospecto:

2007 – Vencedor – Hamilton / Campeão – Raikkonen
2008 – Vencedor – Kovalainen / Campeão – Hamilton
2009 – Vencedor – Hamilton / Campeão – Button
2010 – Vencedor – Webber / Campeão – Vettel
2011 – Vencedor – Button / Campeão – Vettel
2012 – Vencedor – Hamilton / Campeão – Vettel
2013 – Vencedor – Hamilton / Campeão – Vettel
2014 – Vencedor – Ricciardo / Campeão – Hamilton
2015 – Vencedor – Vettel / Campeão – Hamilton
2016 – Vencedor – Hamilton /Campeão – Rosberg

Quanto ao circuito propriamente dito, a emoção estará na pista estreita e sinuosa. A primeira corrida de F1 na Hungria se deu em 1936, no circuito de Népliget (também em Budapeste). Infelizmente no ano seguinte até 1985, não tivemos Grande Prêmio da Hungria. Em 1986 retornou ao calendário, mas já em Hungaroring e foi o LOCAL de um das maiores disputas da categoria – Piquet x Senna. Piquet protagonizou sobre Senna uma manobra considerada por muitos como a maior ultrapassagem da história da Fórmula 1. Jackie Stewart resumiu assim: “Foi como fazer um looping com um Boeing 747”. Veja a manobra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=vSR4Xa440MU

É um circuito lento e normalmente chato! Possui uma média de apenas 190 km/h e com poucas possibilidade de ultrapassagens devido a ser estreito (em média tem 10 metros de largura). São 14 curvas, apenas 44% de aceleração TOTAL e mais ou menos 44 trocas de marchas por volta! Na história a maior vencedora na Hungria é a McLaren (11), seguida de Williams (7) e Ferrari (6).

Foto: F1.com
CAMPEONATO

No mundial temos Hamilton mais perto de Vettel após o todo o acontecido no final do GP da Inglaterra com as Ferraris e claro, o desempenho da Mercedes/Hamilton garantindo a vitória! Vettel ainda é o líder com 177 pontos, mas Hamilton possui agora 176 – apenas 1 ponto atrás do alemão. Bottas com a excelente recuperação em Silverstone somou bons pontos e segue em 3º com 154!

Foto: Reprodução – Twitter Oficial F1

Claro, a Ferrari precisa e chegará em Hungaroring para tentar retomar a situação! O que Hamilton certamente tentará atrapalhar e tem sim boas chances! Tanto o inglês, como a equipe, querendo ou não, tem bom retrospecto em circuitos de baixa. Fora isso, seria muito bom partir para as férias líder do mundial. Em 2016, com a vitória na Hungria, Lewis assumiu a primeira colocação do mundial em relação ao CAMPEÃO Nico Rosberg.

Bottas terá também a chance de mostrar que entrou na briga e pode até mesmo indiretamente ajudar a Mercedes/Hamilton estragar a festa italiana de vez no campeonato! É visível a evolução na condução do piloto #77, aparentemente mais consistente e firme! Veremos! Por outro lado, Hamilton pode bater o record de Schumacher em relação ao número de poles, e Bottas também pode estragar a festa!

ESCOLHA DOS PNEUS

SITUAÇÕES e SITUAÇÕES

A MCLAREN está ansiosa pelo GP da Hungria pelas suas características favoráveis às deficiências da equipe! Com um circuito mais travado e onde a potência do motor não é lá assim a maior importância, o time preto/laranja entende que pode apostar as fichas na estabilidade do carro e conquistar algo razoável!

A aposta de bons resultados ainda se baseia nas trocas de peças e evoluções do carro em Silverstone (o que causou grandes punições) e entendem que terão na Hungria um carro com o melhor equipamento possível!

“Em tese, Hungaroring é nossa melhor oportunidade neste ano” – diz Fernando Alonso

Outra equipe que chamará a atenção será a RENAULT! Mas não por algo relacionado a resultados de final de corrida! Em teoria, Hungaroring, é a última chance para Jolyon Palmer mostrar a que veio! O piloto inglês não consegue MESMO acompanhar o ritmo de Hulkenberg e sem pontos no campeonato, já recebeu cobranças e um ultimato do time francês! E para provar que não se trata de apenas cobrança, a equipe irá disponibilizar um assoalho novo e demais atualizações para Palmer. Mas… como disse o chefe da equipe: “Quero pontinhos Palmer… pontinhos… e os 2 carros no TOP10”

E se a pressão em palavras já era grande, a coisa ficou mais apertada ainda com a confirmação da presença de Kubica nos testes do final de semana! O polonês andou nos carros da Renault nas últimas semanas, mas em Hungaroring irá pilotar o carro atual – 2017! O que demonstra já maior confiança da Renault em relação a um possível retorno de Kubica.

“Os primeiros testes permitiram que o Kubica e nós reuníssemos grande quantidade de informação. A próxima sessão, modelo 2017 em Hungaroring, nos vai permitir obter dados mais precisos com o carro atual e em condições representativas. Depois vamos analisar toda a informação para decidir em qual condição seria possível Kubica voltar à competição nos próximos anos” – disse o dirigente Abiteboul

Já na FORCE INDIA, a expectativa de Perez é que a Hungria será uma etapa bem competitiva! Na visão do piloto, apenas uma continuidade da temporada consistente que tem feito. E realmente, os números mostram isso: É o melhor piloto do resto do resto, ou seja após MERCEDES, FERRARI e RED BULL, temos a Force Índia com o “checo” em 7º (apenas 5 pontos atrás de Max Verstappen) e nos construtores a equipe é o TOP4. Mas por outro lado, nos últimos anos o mexicano não teve muita sorte.

“A temporada está passando muito rápido. Parece que foi ontem que estávamos correndo na Austrália! Agora estamos perto das férias de verão. Está sendo uma ótima primeira metade de ano e estou orgulhoso da equipe e do trabalho que nós temos feito. Também sinto que estou no meu melhor momento” – Sergio Perez

Da WILLIAMS falarei apenas em relação a Luca Ghiotto! Um piloto italiano que, neste final de semana, irá participar dos treinos livres no carrinho branco. Luca foi vice-campeão em 2015 na GP3, perdendo para o Ocon – hoje na Force India. Hoje, Luca corre na Fórmula2 (GP2) e está em 5º lugar na temporada. Será o primeiro contato com um F1 e vai compartilhar o carro de quem? Claro, Felipe Massa!

“Um grande agradecimento a Williams por esta oportunidade. O primeiro teste de F1 para qualquer piloto é um momento especial, e fazê-lo com uma equipe tão histórica é ainda melhor, então estou muito empolgado” – Luca Ghiotto

E já que estamos falando em oportunidades, a MERCEDES e a FERRARI também cederão seus carros para possíveis revelações! O líder da GP3, George Russell terá seu primeiro contato na F1 com o W08 e o líder da Fórmula2 (GP2), Charles Leclerc, guiará o carro vermelho! Existe ainda a expectativa de Nobuharu Matsushita da Honda testar algo com a Sauber e o Lucas Auer, hoje na DTM, brincar com o carro da Force India.

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

Sexta-feira – 28/07/2017 – Treino Livre 1 – 05:00 – SporTV2 – RESULTADO
Sexta-feira – 28/07/2017 – Treino Livre 2 – 09:00 – SporTV2 – RESULTADO
Sábado – 29/07/2017 – Treino Livre 3 – 06:00 – SporTV2 – RESULTADO
Sábado – 29/07/2017 – Classificação – 09:00 – SporTV2 – GRID DE LARGADA
Domingo – 30/07/2017 – Corrida – 09:00 – Rede Globo – RESULTADO FINAL

PROGRAMAÇÃO DA TV

NEWSLETTER – TOMADA DE TEMPO

E não esqueça de assinar nossa NEWSLETTER! Rápido e fácil!

Nos siga também nas redes sociais: facebook.com/tomadadetempo, instagram.com/tomadadetempo, twitter.com/tomadadetempo e nosso canal no YOUTUBE!