Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Áustria –...

FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Áustria – 2017

437

VEJA JÁ: RESULTADO FINAL! Deu Bottas na Áustria 2017!

VEJA TAMBÉM: Grid de largada definido! Bottas é o pole na Áustria 2017!

E chegamos ao fantástico GP da Áustria (07/07 à 09/07/2017), no circuito de RED BULL RING! A pista tem 4326 metros de extensão e a prova é disputada em 71 voltas. Com uma velocidade máxima de 330 Km/h até então e uma aceleração plena de 70%, o consumo de combustível se torna crítico, assim como os freios! Para quem não se lembra, a F1 retornou ao circuito em 2014, após 11 anos, mas o traçado é o mesmo desde 1997 – histórico!

Fonte: redbull.com

Este ano, a FIA resolveu considerar a leve “curva” entre as curvas 1 e 2, desta forma passamos das históricas 9 para 10 curvas no circuito. A MOTO GP já considera desta forma. Algumas mudanças nos espaçamentos de algumas zebras e barreiras de pneus serão efetuadas para este ano.

VEJA JÁ: RESULTADO FINAL! Deu Bottas na Áustria 2017!

Veja o traçado de Red Bull Ring:

Ano passado tivemos um final de prova fantástico! Voltas finais, Rosberg era o líder e Hamilton decide ir à caça do alemão! Até que em uma das tentativas de ultrapassagem, Rosberg dá um “chêga pra lá” on inglês, mas quem se dá mal mesmo é Rosberg! Asa dianteira destruída, além de perder a corrida, permitiu que Verstappen (QUE CORRIDA DO MENINO) e Kimi subissem ao pódio com o “companheiro”. Além de vencer, Hamilton também foi o pole com o tempo de 1min07.922. Nos treinos livres, tivemos Rosberg nos TL1 e TL2, e Vettel no TL3. Veja mais sobre a corrida de 2016 AQUI!

Foto: Reprodução

Nos últimos 3 anos, tivemos as vitórias de Rosberg em 2014 e 2015. Em 2014 a pole position ficou com Felipe Massa!

FIM DA POLÊMICA, FIM DOS BOATOS

E finalmente um ponto final da FIA em relação ao incidente envolvendo Vettel e Hamilton no GP do Azerbaijão. A punição ficou a que realmente foi aplicada durante a prova e nada mais! Abaixo segue partes do comunicado da entidade máxima da F1:

Durante o GP do Azerbaijão, os delegados que participaram no evento emitiram uma penalidade de 10 segundos para Sebastian Vettel, a penalidade mais severa imediatamente aplicável antes de exibir uma notificação de bandeira negra para o piloto. Sebastian Vettel também teve três pontos de penalidade aplicados a sua super licença da FIA, levando seu total atual para nove. Após uma discussão detalhada e um exame mais aprofundado de evidências de vídeo e dados relacionados ao incidente, Sebastian Vettel admitiu sua total responsabilidade. Sebastian Vettel estendeu suas sinceras desculpas à FIA e a todos os envolvidos no mundo do do esporte motor. Além disso, comprometeu-se a dedicar tempo pessoal nos próximos 12 meses a atividades educacionais em vários campeonatos e eventos da FIA, inclusive no Campeonato de Formula 2 da FIA, o Campeonato Europeu da FIA ​​de Formula 3, em um Campeonato de Formula 4 da FIA a ser definido e no seminário de comissários da FIA. Com base nisto, o presidente da FIA, Jean Todt, decidiu que o assunto deve ser encerrado.

Vettel, além do que foi dito na audiência, utilizou seu próprio site para transmitir algumas desculpas e explicações:

“Quanto ao ocorrido em Baku, eu gostaria de me explicar. Durante uma paralisação e relargada, eu me surpreendi com Hamilton e bati na parte de trás de seu carro. Não acredito que ele tenha tido má intenção. Mas no calor da situação, exagerei e assim, quero pedir desculpas diretamente a Lewis, bem como a todas as pessoas que estavam assistindo a corrida. Eu não tive nenhuma intenção de colocar Lewis em perigo, mas eu entendo que causei uma situação perigosa. Desta forma, gostaria de me desculpar com a FIA. Eu amo este esporte e estou determinado a representá-lo de uma forma que possa ser um exemplo para as gerações futuras”

Lembrando que com a punição recebida após a corrida (3 pontos na super-licença), qualquer outra punição pode retirar o piloto de uma prova da temporada. Então meus amigos, fim de papo e vamos para a próxima!

CORRIDA e CAMPEONATO

Deixando a “problemática” e indo para a “solucionática”, vamos ver como Hamilton e Vettel se comportarão no próximo final de semana! O bom clima até a etapa do Canadá continuará ou ficou abalado? Sinceramente, espero que nada mude e que o ocorrido no Azerbaijão seja tratado como “águas passadas”! O clima atual da F1 tem me agradado muito e as ações que tem sido executadas pela nova direção estão sim levando a categoria a outro patamar, engajando mais o público em geral!

Mas falando agora do campeonato e as expectativas, Vettel ainda é o líder (153 pontos) – o que é ótimo. São 14 pontos de diferença para o segundo colocado (139), Lewis Hamilton. Bottas, que poderia ser apenas um fiel escudeiro de Luzinho, mostra que pode incomodar e é o 3º do mundial com 111 pontos. Ricciardo acompanha à distância com seus 92 pontos! Kimi fecha o TOP5 com apenas 72 pontos.

VEJA TAMBÉM: Classificação do mundial e disputa de poles antes do GP da Áustria 2017!

A grande promessa, Max Verstappen, com os tombos das últimas etapas, ficou mesmo disputando o segundo pelotão com Perez e Ocon. Max tem apenas 45 pontos, Perez 44 pontos e Ocon, 35.

Uma novidade apresentada esta semana está na liberação da HONDA para que os carros da McLaren usem 100% da potência do motor. Juro! Juro que gostaria de acreditar que trata-se de uma coisa boa e espero errar, mas acredito que com isto, a chance mesmo é de ficarem pelo meio do caminho com os motores estourados! Confiança… hummm… 0_o

A Williams também promete e parece realmente vir pra a Red Bull Ring com um pacotão de mudanças! O time está em uma situação complicada no campeonato com 42 pontos atrás da Force India. Para tentar reverter, os carros virão com pilates da asa dianteira em um novo formato e com uma cavidade – similar à da McLaren. Ainda, parecido com da Mercedes, adotará algumas aletas na parte dianteira do carro. Os defletores laterais e também os sidepods ganham lâminas – mais uma inspiração dos carros da Mercedes. Após os testes de túnel de vento a expectativa é boa, como cita Lance Stroll: “No papel, tudo vai bem, mas é na pista que se descobre o resultado real. Espero que seja um bom passo, é o que todos nós queremos”.

ESCOLHA DOS PNEUS
Fonte: Pirelli
PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS E TRANSMISSÃO

Veja mais da programação da TV – Outras categorias, reprises e VTs!

2016

Veja tudo o que aconteceu em 2016 – GP da Áustria