Início WEC WEC – 24 HORAS DE LE MANS – Largada e as primeiras...

WEC – 24 HORAS DE LE MANS – Largada e as primeiras 12 horas – 2017

229

VEJA JÁ: Resultado Final – 24 Horas de Le Mans 2017!

E neste sábado (17/06/2017) tivemos a largada (grid) para a 85ª edição das 24 Horas de Le Mans 2017! Na LMP1, largou na ponta o Toyota #7 com Mike Conway, seguido do Toyota #8 de Buemi. Logo atrás, a Porsche #1 com Neel Jani. Na LMP2, Roman Rusinov com seu G-DRIVE, seguido de Vitaly Petrov com o numeral #25. Na LMGTE-PRO, a disputa seria entre os Aston Martin e na LMGTE-Am, o pole foi o brasileiro Fernando Rees.

LARGADA

Após a bandeirada, Conway conseguiu manter o #7 à frente, mas O Porsche #1 com Jani ultrapassou o Toyota #8 de Buemi. Após as primeiras curvas, tínhamos Timo (#2) em 4º e Nicolas (#9) com o Toyota em 5º. Oli Webb, com seu ByKolles, teve problemas com pneus e acabou perdendo muitas posições. Após 1 hora de corrida, já estavam em penúltimo no GERAL e com 10 voltas atrás do 5º (Toyota #9) na LMP1.

Foto: FiaWec.com

Na classe LMP2, após os primeiros minutos, Oliver Jarvis tomou a ponta, mas após 1 hora cairia para 5º e o Rebellion #31 de Prost/Senna/Canal liderava. Na PRO, a disputa pela ponta ficou entre os Aston Martin #95 e #97 (Do brasileiro Daniel Serra). Na LMGTE-Am, Fernando Rees, conseguiu manter-se em primeiro, mas após 1 hora, estava em 3º na classificação da sua classe.

AS PRIMEIRAS 6 HORAS

Algum tempo depois da largada, com a parada da Porsche nos boxes, Buemi retomava a 2ª posição de direito. Naquele momento Toyota em 1º, 2º e 5º. Porsche ficava com a 3ª e 4ª posições. Os primeiros a abandonarem a prova e os sonhos foram: Roman Rusinov da G-DRIVE/LMP2 e Khaled da LMGTE-Am com o #88. Motivo? Choque entre os dois. Roman ainda tentou retornar, mas pouco depois abandonou em definitivo. Mais de 1 hora após o início, a turma da Rebellion já começava a mostrar seu domínio com Bruno Senna #31 na ponta da LMP2. Atrás dele estavam Petrov e Vergne, ambos da Manor. O outro brasileiro, Piquet, estava em 4º com a outra Rebellion.

Momentos depois, com as paradas da Toyota (#7 e #8), a realidade se refez! A liderança realmente continuava nas mãos da Toyota #7, mas seguira da Porsche #1 e bem próximos! Na PRO, domínio da Aston Martin com #95 em primeiro, seguidos do #97 com Daniel Serra. O que não durou muito! Com pneu furado e muita demora até chegar aos boxes, Sorensen #95 perdeu a liderança para o brasileiro. Na AM, o líder passara a ser Paul Dalla, também com uma Aston Martin.

Até que os problemas também atingiram gigantes! Sim, com mais de 3 horas de prova, a Porsche #2 teve problemas graves no eixo dianteiro! A equipe decidiu recolher o carro para reparos. Naquele momento, TOYOTA dominava, principalmente com Kobayashi e seu carro #7. Naquele momento, o brasileiro Rubens Barrichello entregou o turno para Jan Lammers, o #29 vinha em 23º no GERAL. Por outro lado, os brasileiros Tony Kanaan e Pipo Derani começavam seus turnos.

Após MUITO trabalho e mais de uma hora nos boxes, a Porsche conseguiu devolver o #2 à pista! Quem retornou pilotando foi Brendon Hartley, mas em 56º e 19 voltas atrás do líder. Fim de qualquer expectativa quanto a bons resultados! O objetivo passa a ser… TERMINAR!

Toyota tranquila certo? Não! Os problemas começaram com o #9. Com problemas na porta, Yuji levou o carro aos boxes e demorou mais que o esperado. Enquanto isso, Lotterer e seu Porsche #1 tirava tempo para Sarrazin e sua Toyota. Na LMP2, a Rebellion dominava mais que nunca com o #31 e #13 na dobradinha! Infelizmente a Racing Team Nederland resolve recolher o carro #29 para reparos. Mais uma equipe com objetivos reduzidos: META? TERMINAR a PROVA!

[envira-gallery id=”15101″]

Em resumo, nestas primeiras 6 horas, tivemos a Toyota dominando com o #7 e com a Porsche #1 ainda viva e seguindo na disputa! Problemas na Porsche #2 e na Toyota #9. Os brasileiros foram bem, principalmente com Senna e Nelsinho Piquet na LMP2. Destaque também para Rees na AM. Infelizmente, Barrichello, fora da disputa, mas tentando terminar a prova. Tivemos algumas bandeiras amarelas e slow zones. Nada grave ao longo das 6 horas.

SITUAÇÃO APÓS 6 HORAS – POR CLASSE

MAIS 6 HORAS – SITUAÇÃO APÓS 12 HORAS DE PROVA

O segundo quarto da prova foi marcado pelo DRAMA da Toyota! Na 11ª hora, a montadora japonesa perde nada mais, nada menos que 2 carros (#7 e #9) e praticamente fica de fora pela disputa pela vitória, já que o #8 mesmo em pista, tem chances remotas! Com isso a Porsche #1 assume a ponta. Ao final das 12 primeiras horas, carro da LMP2 é o terceiro na GERAL – Bruno Senna / Prost / Canal com o Rebellion #31. Na PRO, outro brasileiro lidera, Daniel Serra e seu Aston Martin #97.

O primeiro carro da Toyota a ter problemas foi o #8 de Buemi. Estavam em 2º, logo atrás da outra Toyota #7, e o piloto avisou a equipe. Enquanto discutiam em relação aos problemas, os freios pegaram FOGO, o carro foi aos boxes, mas ficou por lá durante dezenas de voltas. Carro na pista, mas com objetivos reduzidos!

Foto: fiawec.com

Pior mesmo foi o caso do #7! Kobayashi liderava, até que SIMPLESMENTE o carro parou! Problemas com embreagem. Kobayashi tentou chegar aos boxes, mas nem isso foi possível! Drama e choro nos boxes.

Foto: fiawec.com

O que podia piorar, piorou para a Toyota! Lapierre (Toyota #9), que tinha saído dos boxes há pouco, acabou tocando em outro carro! O piloto levou o carro aos boxes, mas os estragos foram enormes e FIM DE PROVA para o #9.

Foto: fiawec.com

Na LMP2 a briga está, até então, entre os Rebellion com os brasileiros Bruno Senna e Nelsinho Piquet. Na PRO, o líder também era brasileiro até então: Daniel Serra. A corrida segue sem grandes incidentes e com poucas bandeiras amarelas!

SITUAÇÃO APÓS 12 HORAS – POR CLASSE

SITUAÇÃO APÓS 12 HORAS – GERAL

RESULTADO FINAL