Início WEC WEC – 24 HORAS DE LE MANS – Carros e Pilotos –...

WEC – 24 HORAS DE LE MANS – Carros e Pilotos – 2017

244

 2 min de leitura

E felizmente estamos chegando ao grande dia! E que dia! Entre os dias 14 e 18 de junho de 2017 teremos a mais apaixonante e dramática prova de automobilismo UNIVERSAL! Sim, estou falando das 24 HORAS DE LE MANS, etapa válida pelo Mundial de Endurance – FIA WEC.

Este ano chegamos à 85ª Edição da histórica prova e teremos novamente 60 CARROS, divididos em 4 classes, para desfilarem e disputarem cada uma das 38 curvas do circuito de Sarthe. Nas classes de protótipos teremos 31 carros divididos entre a LMP1 e LMP2. Já nos carros de Grã-Turismo, teremos 29 divididos entre as LMGTE-PRO e LMGTE-AM. E ao todo são 180 pilotos participante! Great! Great! E destes, com a entrada de Tony Kanaan, são 8 brasileiros: Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, André Negrão, Lucas Di Grassi (VEJA O MOTIVO), Daniel Serra, Pipo Derani, Tony Kanaan e Fernando Rees.

LMP1

A classe principal da categoria sofrerá este ano e tem o PIOR grid da história! Com a saída da Audi e da Rebellion, ficaram apenas 5 carros, sendo 2 da Porsche, 2 da Toyota e 1 da ByKolles. Felizmente para Le Mans, ao menos 1 carro foi incrementado pela Toyota e assim teremos 6 carros. Nenhum brasileiro estará presente na classe rainha.

LMP2

A classe #2 dos protótipos tem a maior quantidade de carros! Ao todo são 25 e felizmente tem 3 a mais que 2016. E aqui é o lugar onde teremos a maior quantidade de brasileiros participando: Bruno Senna, Nelsinho Piquet, André Negrão e a GRANDE ESTREIA de RUBENS BARRICHELLO, que correrá ao lado de Jan Lammers e Fritz Van Eerd.

LMGTE-PRO

Na classe principal dos carros de Grã-Turismo teremos 13 bólidos: Os 8 carros da WEC, mais 2 Corvettes C7-R, o carro da Risi Competizione e 2 Fords GT da Chip Ganassi, sendo um deles (#67) do brasileiro Derani. Outros brasileiros também disputam na PRO: Lucas Di Grassi (VEJA O MOTIVO), Tony KANAAN que substitui Sebastien Bourdais (acidentado), e Daniel SERRA.

“É uma honra ser nomeado como parte da Ford Chip Ganassi. A corrida estava em minha lista de desejos por muito tempo. Infelizmente uma situação triste que nos trouxe a esse ponto, com as lesões de Sebastien, mas vou fazer o meu melhor para substituí-lo e ajudar a equipe nesta corrida incrível” – Kanaan

LMGTE-AM

Aqui, temos 16 carros divididos em 11 equipes. Em relação aos anos anteriores, as novidades ficam por conta de uma segunda Ferrari na Clearwater Racing, dois carros para a Spirit of Race, a participação da DH Racing e um Corvette C7-R da Larbre Competition. No nosso caso, o destaque é a participação de outro brasileiro , Fernando Rees, com um Corvetão!

VEJA TAMBÉM

Não deixe de ler as matérias de Kaiuã Costa sobre a etapa de Le Mans: