Início Moto GP MotoGP 2017 – O GP da França mudou tudo!

MotoGP 2017 – O GP da França mudou tudo!

126
Foto: Reprodução

O remédio foi amargo: só se ganha na bandeirada.

No lendário circuito de Le Mans, este domingo 21 de maio de 2017 entrou para história com a Yamaha vencendo sua corrida de número 500 na modalidade. O Grid composto na primeira fila por Viñales, Rossi e Zarco, todos pilotando uma Yamaha, possibilitava vitória da montadora. “Doutor” Valentino Rossi estava para carimbar o atestado quando…

Iniciada a corrida

Nossos três protagonistas se revezaram nas emoções. Zarco largou com confiança e nas primeiras curvas já ocupava a ponta deixando Viñales, Rossi e Márquez brigando pela P2. O francês escolheu largar com pneus soft e essa estratégia o prejudicou no meio da corrida, quando Viñales passou e deixou o rolo para Rossi.

Durante a prova, algumas alterações de posições intermediárias, mas na ponta seguiam os mesmos atores. As emoções voltaram na parte final da corrida. Pedrosa, que tinha largado em 13º, se estranhou com Crutchlow e forçou a ultrapassagem passando para quinta posição. Começou a perseguir Márquez que se desconcentrou e caiu sozinho.

Viñales seguia na ponta com uma boa folga para Zarco. Rossi estava próximo do francês e Pedrosa surgia no horizonte. Faltando menos de 10 voltas para o final, Valentino tomou a decisão de passar Zarco e sair em busca de Viñales. A corrida tomou ares de uma batalha a ser travada entre os dois pilotos da Yamanha.

O doutor está chegando…

A cada volta Valentino se aproximava de Viñales e o espanhol começou a se preocupar com o doutor. Deve ter voltado a lembrança do último encontro entre eles nos Estados Unidos quando o chega prá lá de Rossi deixou Mavecão irritado e desestabilizado. Dessa vez o enredo foi diferente. Hoje Sim! Hoje não?

Depois de chegar em Viñales e ultrapassá-lo, Rossi deve ter imaginado que o #25 iria se contentar com a segunda posição e que a corrida estaria ganha. Sua estratégia era perfeita, mas como já comentei várias vezes, as variáveis entraram em ação.

Valentino comete erros, deixa Viñales passar e no desespero ao tentar recuperar a posição nas últimas curvas acaba tomando um remédio muito amargo e cai sozinho, deixando a segunda posição na corrida para Zarco e a segunda posição no campeonato para Pedrosa que completou o pódio.

Parabéns ao Viñales que hoje disse para o mundo: não será segundo piloto! Muito bom para o campeonato ter brigas francas acontecendo entre Viñales, Rossi e Márques, com Pedrosa querendo participar da festa e Zarco avisando para todos que será o novato do ano.

Viñales agora é líder com 85 pontos, seguido de Pedrosa 68, Rossi 62, Márquez  58, zrco 55 e Dovizioso 54. Essa é a MotoGP. O próximo combate será na Itália em Mugello dia 4 de junho de 2017. Abraço.