Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha – 2017

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha – 2017

347
Foto: Divulgação/Reprodução

E neste domingão, dia das mães (Parabéns a todas as mães!!!), tivemos a 5ª etapa do Mundial de Fórmula 1. Hamilton e Vettel dividiram a primeira fila, seguidos de Bottas e Kimi.

Na largada, Vettel foi melhor e já tomou a ponta. Hamilton se complicou um pouco e logo em seguida incidente entre Kimi e Bottas, sobrando até para Verstappen. Após investigação, nada aconteceu. Com isso Vettel aproveitou e disparou à frente, com Hamilton em segundo e Botas em terceiro. Com Verstappen e Kimi fora, Ricciardo assumiu o P4 e as duas Force India logo atrás com Perez e Ocon.

[envira-gallery id=”13853″]

Outro incidente na pista foi entre Massa e Alonso e após avaliação da direção de prova, nada foi feito! Resultado, Massa em 18º e Alonso em 14º. A corrida seguiu nesta toada e na volta 15 Vettel foi o primeiro a parar entre os ponteiros! A corrida se encaminha para uma decisão pela estratégia de pit! Hamilton assume a ponta e já começa a voar baixo antes de sua parada.

Vettel retorna em 4º, logo passa Ricciardo e na volta seguinte já começa a baixar o tempo de Hamilton! Passam-se 3 voltas e nada dos demais entrarem nos boxes! Visível a dificuldade de Hamilton para manter o ritmo com os pneus já gastos e Vettel tira quase 2 segundos de Hamilton por volta! A Mercedes mudando estratégia por achar que em condições iguais, o pacote de evoluções não conseguiu bater o ritmo de corrida da Ferrari. A Red Bull e Ricciardo também vão na mesma linha da Mercedes, assim como a Sauber e Wehrlein.

Volta 21 e tínhamos no TOP 10: Hamilton, Bottas, Vettel, Ricciardo, Perez, Wehrlein, Ocon, Hulkenberg, Magnussen e Sainz. #jaerameubolao

Finalmente Hamilton efetua sua parada, coloca pneus MÉDIOS e vai para um stint mais longo. Em seguida entra Ricciardo e coloca também Médios. Dos ponteiros, faltava apenas Bottas para completar a primeira bateria de paradas. Hamilton retorna em 3º com 8 segundos atrás de Vettel. Já Vettel fica preso atrás de Bottas, o que no final das contas ajudou MUITO Hamilton!

Volta 24 e Vettel toma atitude para ultrapassar Bottas, mas a dificuldade é gigante! Mesmo com erros de Bottas, Vettel não consegue e Hamilton vai tirando tempo! Até que no final da reta dos boxes, Vettel coloca a faca nos dentes, come grama e ultrapassa Bottas.

Foto: Divulgação/Reprodução

Na volta seguinte, Hamilton chega em Bottas e claro que passa fácil. Diferença de Vettel para Hamilton (2º) era de 4 segundos, mas Vettel com Macios (mais gastos) e Hamilton com pneus Médios. Volta a volta e Vettel abre apenas a média de 0.400s para Hamilton.

Volta 30 e tínhamos: Vettel, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Perez, Ocon, Wehrlein, Hulkenberg, Magnussen, Sainz, Grosjean, Kvyat, Ericsson, Alonso, Stroll, Vandoorne, Massa e Palmer.

Três voltas após Vettel abre quase 8 segundos para Hamilton. Bottas segue em 3º com quase 30 segundos atrás. Alonso faz mais uma parada e retorna em 17º, atrás de Massa. Que pena, a expectativa era muito grande de todos no paddock e em casa por uma atuação razoável de Alonso após o feito nos treinos classificatórios.

Foto: Divulgação/Reprodução

Enquanto isso Vandoorne fazendo lambança! Massa veio para a ultrapassagem e o piloto da McLaren JOGA o carro para cima do brasileiro! Não deve ter acreditado que Felipe conseguiria ultrapassá-lo após a reta dos boxes. Resultado? Pior para Vandoorne que teve suspensão dianteira quebrada e FORA! Virtual Safety Car acionado! Hamilton aproveita o momento para seu novo Pit e coloca pneus macios.

Foto: Divulgação/Reprodução

Corrida liberada, Vettel tem quase 9 segundos de diferença para Hamilton. Vettel entra nos boxes e coloca pneus macios. Na saída dos boxes, os 2 se encontram, Vettel não deixa barato, se tocam na curva, Hamilton tem uma leve escapada e Vettel seguia na ponta! Mas o jogo a partir daquele ponto já era outro, Hamilton com Macios era mais rápido!

E aí meu amigo!!! E aí meu amigo! Bottas resolve ajudar a Ferrari no mundial de construtores e acompanha Kimi ao abandonar! O motor já velho de Bottas não aguentou a bronca de mais uma etapa. Para quem não acompanhou, nos treinos livres, após problemas com o novo motor, a equipe colocou o motor utilizado nas 4 primeiras etapas.

Foto: Divulgação/Reprodução

Volta 42 e Hamilton seguia na caça para cima de Vettel! E na volta 44 consegue ultrapassar o piloto da Ferrari e começa a abrir! Assim como na ultrapassagem de Vettel para cima de Bottas, agora a torcida vibra, o paddock vibra! É isso! É isso que queremos! Pode ainda não ser perfeito, mas a F1 parece voltar a entusiasmar a todos nós, e essa disputa de Mercedes vs Ferrari é muito importante!

“Sem chances… sem chances… ele passou como um foguete!” – Vettel após ser ultrapassado por Hamilton

Foto: Divulgação/Reprodução

Faltando 20 voltas e tínhamos: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Perez, Ocon, Hulkenberg, Wehrlein, Sainz, Magnussen e Kvyat no TOP10. Vettel segue próximo de Hamilton, não deixando o Inglês escapar demais.

E rapaz! Não é que temos algo diferente no circo da F1? A proposta da nova direção em reduzir a distância entre seres normais e os supremos da F1 já tem efeito! O menininho da arquibancada que chorou após o abandono de Kimi e vibrou mais que tudo na ultrapassagem, foi convidado a conhecer pessoalmente Kimi Raikkonen. FANTÁSTICO! É isso! É isso que queremos!

[envira-gallery id=”13859″]

Faltando 10 voltas, Ferrari começa a questionar Vettel se mudam de estratégia e fazem outra parada. A corrida que estava nas mão da Ferrari, aparentemente ia se perdendo com o controle de Hamilton com seus pneus macios.

Sem mais paradas, Vettel ainda se complicou para ultrapassar Massa como retardatário! No final das contas, estratégia arriscada da Mercedes, difícil de acreditar, mas fez toda diferença! Hamilton vence, Vettel em segundo e Ricciardo fecha o pódio, mas contou com os abandonos de Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas e de Max Verstappen.

Fonte: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

A turma da Force India conseguiu novamente colocar os 2 carros na pontuação e dessa vez, melhor ainda com Perez em 4º e Ocon em 5º. Nico foi o 6º colocado, seguido de Wehrlein que marcou os primeiros pontos da Sauber no ano. Completando o TOP10 tivemos a dupla da Toro Rosso e Grosjean.

Na classificação geral agora temos Vettel ainda líder com 104 pontos, Hamilton com 98 e Bottas com 63.

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

O próximo encontro dessa turma será no GP de Mônaco, elegante, sempre esperado! Dia 28 de maio de 2017! Nos encontramos lá! Veja o calendário completo!