Início Moto GP MOTO GP – Resultado Final – GP do Catar – 2017

MOTO GP – Resultado Final – GP do Catar – 2017

332
Foto: MICHELIN

E neste domingo (26/03/2017) a Moto GP estreou sua temporada 2017 no GP do Catar em Losail! A chuva, já esperada, começou “em ponto” para atrapalhar a largada da categoria principal. As corridas da Moto 3 e Moto 2 ocorreram normalmente a algumas horas antes.

Os pilotos da categoria rainha chegaram a alinhas no grid, mas logo após algumas voltas do carro médico/safety car, todos deixaram a pista e retornaram aos boxes! Isto já com quase 6 minutos de atraso.

E após 15 minutos de espera, a organização decidiu que deveriam realinhar e assim foi feito! Fizeram uma volta e em umas das curvas vários pilotos perderam o controle e foram a área de escape! No grid muita discussão, no bom sentido, entre pilotos, equipes e organização. Mais uma vez adiada a largada!

Foto: MICHELIN

Após mais 15 minutos e muita reclamação da torcida presente, a organização resolveu liberar a largada, mas com 2 voltas de aquecimento e 20 voltas de corrida. Assim, as 15:45 (horário de Brasília), tivemos a largada do GP do Catar 2017!

O grid que foi definido pelos tempos combinados dos Tl1, Tl2 e Tl3, já em virtude da chuva de sábado, ficou assim: Viñales, Iannone e Marquez na fila 1. Seguidos de Zarco, Dovizioso e Redding. Rossi largou na 10ª posição e Lorenzo em 12º.

Na largada, Viñales larga muito mal e quem se dá bem é Zarco! Após as primeiras curvas tínhamos: Zarco, Marquez, Iannone, Dovi e Viñales. Rossi já era o 7º. Lorenzo caiu para 14º. Pista molhada não é a praia do Jorgito mesmo!

Volta 4 e Dovi ultrapassa o antigo companheiro (Iannone). Assim como Rossi avança em Dani Pedrosa e conquista a 6ª posição! Zarco vai aumentando a distância para Marquez. Volta seguinte e os trocos de Iannone e Pedrosa. Boas disputas entre Marquez, Dovi e Iannone pela 2ª colocação. Assim como Rossi, Pedrosa e Bautista pela 6ª! Lorenzo cai ainda mais e vai para 16º.

E na volta 6 uma pena, uma pena! Zarco perde o controle e vai ao chão! Que lástima! No susto, Marquez permite que Dovi assumisse a ponta! Volta 6: Dovi, Marquez, Iannone, Viñales, Rossi. Lorenzo 15º. Um pouco antes, Cal Crutchlow também perdeu o controle e estava fora também!

Belíssima briga entre Marquez e Iannone! O piloto da Suzuki assume a 2ª colocação. Viñales também chega perto do atual campeão e trás Rossi. E Marquez e Iannone continuam trocando as posições, curva a curva! Lorenzo consegue chegar à 10ª posição.

Foto: Michelin

Volta 10 e Dovizioso vai abrindo vantagem na ponta! E advinha… Iannone, como sempre, CHÃO… CHÃO… CHÃO! Já era! Uma pena pois estava em uma bela corrida! Assim tínhamos: Dovi, Marquez, Viñales e Rossi. E não demorou muito, ainda na volta 10, Viñales consegue tomar a posição de Marquez. Rossi cola também no piloto da Honda. Lorenzo já era 9º.

E na volta 11 a briga dos gigantes começa: Marquez e Rossi #46! O leão abocanha o piloto da Honda e assume a 3ª posição! Viñales parte para cima de Dovi, Rossi parte para cima do companheiro! Que corrida meu amigo! Faltavam 8 voltas e a corrida totalmente indefinida! Volta 13 e já estavam fora: Cal Crutchlow, Zarco, Bautista e Iannone!

Faltando 7 voltas para o final, Viñales não deixa barato e passa Dovizioso sem muita enrolação! Quem se aproximava de Dovi era Rossi, que já havia se distanciado bem de Marquez. Mas Dovi, na mesma volta retoma a ponta! Que disputa meu amigo! Dovi vai dando uma aula para Jorge Lorenzo, que naquele momento ainda era 9º.

É impressionante a velocidade dessa Ducati ao final da reta! E que controle de Dovizioso! Volta 15, Viñales assume a ponta novamente e Rossi cola em Dovi! Corrida fantástica de Aleix Espargaro que assume a 5ª posição para cima de Dani Pedrosa. Marquez em 4º, corre sozinho… longe de Rossi e longe de Espargaro. Lorenzo já volta à 12ª posição.

Disputa pela vitória! Foto: Divulgação

A troca de posições entre Dovi e Viñales continua até o fim da prova, mas quem leva a melhor é Maverick Viñales. Que vitória! Merecido demais! Em segundo fica Dovizioso e mostra que consegue sim controlar o monstro da Ducati! Fechando o TOP3, Rossi, que largou em 10º e fez belíssima prova! É o doutor meu amigo!

Ressalto mais uma vez a tristeza pela queda de Zarco que largou muito bem, mostrou que tem garra e vamos acompanhar no restante da temporada!

Em resumo, a MotoGP 2017 promete! Zarco me surpreendeu muito, Viñales será o cara do ano nessa Yamaha! Mas Rossi é Rossi, Marquez é o atual campeão e sempre é forte e Dovi mostrou total controle da Ducati nervosa! GP da Argentina daqui 2 semanas promete, mas promete!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro com a MotoGP será em 09/04/2017 em Termas de Rio Hondo para o GP da Argentina! Espero que sem chuva! Veja o calendário completo!