Início Moto GP MOTO GP – Resultados dos testes oficiais – Phillip Island – Austrália...

MOTO GP – Resultados dos testes oficiais – Phillip Island – Austrália – 15 a 17/02/2017

99
Foto: MICHELIN

E tivemos entre 15 e 17 de fevereiro de 2017 a terceira bateria de testes/treinos oficiais da temporada 2017 do Mundial de Motovelocidade – MOTO GP! O local escolhido foi o Circuito de Phillip Island na Austrália. Segue resumo diário e os resultados completos!

DIA 1 – 15/02/2017

E na quarta-feira (15/02/2017), primeiro dia, quem acabou dominando, inclusive segurando o ímpeto de Rossi, foi Marc Márquez e sua Honda! O espanhol cravou 1m29s497 e deixou o piloto da Yamaha 0s186 para trás. Fechando os 3 melhores tivemos a Suzuki de Andrea Iannone.

Foto: Michelin

Maverick Viñales, após um início de treino morno por conta da baixa temperatura, foi um dos primeiros a figurar na ponta! Mas seu tempo próximo dos 1m30s não foi suficiente para segurar Marc, Rossi e Andrea. O novo piloto da Yamaha e grande promessa fechou em 4º lugar, logo à frente de Cal Crutchlow em uma bela 5ª colocação.

Vale ressaltar que a Yamaha utilizou o dia para testes comparativos em relação aos chassis. Já a Honda focou no motor da RC213V.

Surpresa boa de Danilo Petrucci com seu 6º lugar, seguido de Pedrosa da Honda e Dovizioso com sua Ducati. Jack Miller garantiu o 9º posto e mostrando que a Tech3/Yamaha vem para incomodar este ano, Jonas Folger fechou o TOP 10!

Não… não esqueci dele! Jorge Lorenzo, ainda focando na adaptação à nervosa Ducati/Desmosedici, rodou bastante (62 voltas) e o melhor tempo conquistado foi 1m30s631, ficando apenas com o 11º lugar no 1º dia.

Resultado Final – 1º Dia

DIA 2 – 16/02/2017

Já no segundo dia, a maioria conseguiu melhorar seus tempos em relação ao primeiro dia. Marc Márquez inclusive, mas não foi suficiente para conter Maverick Viñales que melhorou MUITO! O novo piloto da Yamaha cravou simplesmente 1m28s847 e foi o único na casa dos 28 segundos, deixando Marc em 2º com 0s462 de diferença. Fechando o TOP3, Cal Crutchlow da LCR Honda.

Assim como em Sepang, semanas atrás, Álvaro Bautista se destacou, marcou um belo tempo (1m29s411) e ficou em 4º lugar, seguido de Dovizioso fechando o TOP5. Valentino Rossi até melhorou um pouquinho seu tempo, mas ainda assim ficou em 8º, atrás de Aleix Espargaró e de forma fantástica, Jonas Folger que garantiu um belo 7º lugar. Rins e Miller fecham o TOP 10.

Jorge Lorenzo ainda na busca da estabilidade e domínio da Ducati, não passou da 15ª posição e ficou a 1s350 de Maverick Viñales.

Resultado Final – 2º Dia

DIA 3 – 17/02/2017

E no terceiro e derradeiro dia (17/02), os tempos voltaram a baixar! O estreante da Yamaha resolveu que não daria chances aos rivais e mais uma vez dominou Phillip Island. Maverick baixou ainda mais o tempo do segundo dia, cravando 1m28s549 e não deu chances a Marc Márquez que ficou em segundo, 0s294 atrás. Mas desta vez, puxou o companheiro Dani Pedrosa que fechou o TOP 3, mostrando que a Honda está sim forte para a temporada!

Foto: Michelin

Se destacando mais uma vez, o estreante da Tech3/Yamaha, Jonas Folger ficou em 4º lugar, mesmo com uma queda no final da sessão. Em seguida outro que tem se destacado, Cal Crutchlow, fechando o TOP 5. A Suzuki acabou aparecendo em 6º, mas com Álex Rins e não Iannone.

Dovizioso, a melhor Ducati de todo o treino, apareceu em 7º, seguido de Jorge Lorenzo que apenas no 3º dia ficou entre os 10 melhores. Jack Miller e Aleix Espargaró fecham o TOP 10.

Já Valentino Rossi, mesmo diminuindo seu tempo em relação aos dias anteriores, não conseguiu acompanhar o ritmo da turma no 3º dia e acabou em 11º. Álvaro Bautista que vem se destacando, não teve um bom dia e não passou da 19º colocação.

Resultado Final – 3º Dia

RESULTADO COMBINADO – 1º, 2º e 3º dias de testes

E aqui segue o resultado completo da semana de testes e com os tempos COMBINADOS, ou seja, a classificação levando em conta os melhores tempos dos pilotos independente do dia! Vinãles levou a melhor no geral! E ainda, o estreante da Yamaha está invicto nos testes pré-temporada, já que liderou em Valência e Sepang também.

Maverick Viñales destaca a importância dos testes em Phillip:

Foi um teste muito positivo para todos nós. Viemos experimentar muitos itens e agora temos as coisas claras e sabemos qual acerto podemos começar a usar no Qatar. Nos concentramos principalmente no ritmo de corrida e estou satisfeito, mas ainda podemos melhorar. Nós não decidimos sobre a carenagem ainda, ainda está totalmente aberto, você nunca sabe.

Já Marc Márquez se diz muito feliz pois a evolução foi visível:

Estou muito feliz com o que aconteceu principalmente na sexta, já que melhoramos muito. No final, eu me senti muito mais confortável e parece que as simulações de corrida de quinta foram úteis para nos ajudar a melhorar a eletrônica e chegar ao nível em que queremos estar. Em geral, penso que os três dias foram muito positivos e fizemos um bom trabalho, mas temos que lembrar que este circuito é único e no Qatar é que teremos uma real visão da situação.

GALERIA DE FOTOS

Aprecie algumas belas imagens em Phillip Island. A fotos são de MICHELIN:

[envira-gallery id=”12274″]

VEJA TAMBÉM