Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Malásia – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Malásia – 2016

241

E nesta madrugada de sábado (01/10/2016) para domingo (02/10/2016) tivemos o Grande Prêmio da Malásia em Sepang, válido pela 16ª etapa do mundial de Fórmula 1. A festa para Felipe Massa nem começou e virou drama já no grid de largada! Com problemas no acelerador nem conseguiu partir para a volta de apresentação e largou dos boxes.

Foto: Twitter F1 Oficial
Foto: Twitter F1 Oficial

Largada dramática e complicada. Hamilton consegue largar razoavelmente e consegue se manter em primeiro! Atrás um rolo danado entre Rosberg, Max Verstappen e Vettel. Vettel tenta dar o pulo do gato nas RED BULLS e acaba tocando em Rosberg, que roda e cai para 17º lugar. Vettel com suspensão dianteira esquerda destruída, fica fora! Safety Car Virtual acionado. Massa aproveita para efetuar sua parada, assim como Gutierrez que teve pneu traseiro estourado. E convenhamos, que porcaria de transmissão foi essa na Malásia! Terrível! Quase 10 horas para passar o replay da largada e depois ainda perdeu a relargada. Tsc tsc tsc. Mas no final das contas, o maior prejudicado foi Rosberg que, pensando em campeonato, complicou tudo! Segundo a direção, Vettel será investigado após a corrida!

[envira-gallery id=”9752″]

CORRIDA

Após 4 voltas tínhamos: Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Perez, Raikkonen, Button, Hulkenberg, Bottas, Alonso e Grosjean. Rosberg 16º. Impressionante a posição de Alonso que largou em último!

Rosberg começa uma corrida de recuperação, já na volta 8 era 12º. Massa com problemas nos pneus, teve que entrar novamente nos boxes e já era a corrida! Bau bau!

Kimi Raikkonen reclama dos freios! Verstappen tenta dar uma carteirada na equipe e solicita que os ajudem a ultrapassar Ricciardo que, em tese, estaria sendo barrado e poderia atacar Hamilton. Ahhhhhhhhhh Verstappen, tá sendo barrado? Coloca de lado e PASSA meu amigo!

Grosjean tem grave problema no freio e passa RETO em uma das curvas! Fora! Safety Car Virtual novamente acionado e começa uma série de paradas. Uma delas, Verstappen, para antecipar a parada e colocar pneus macios, mudando a estratégia!

Após relargada tínhamos Hamilton, Ricciardo, Kimi, Verstappen, Bottas, Sainz, Ocon, Ericsson, Perez e Palmer! Mas como disse, vários pararam durante o carro de segurança virtual! Inclusive Rosberg, retornando em 14º. Hamilton não parou! Quem pode ter se dado bem foi o chorão do Max, que após a parada e mesmo em 4º, relargou a apenas 17 segundos de Hamilton.

Volta 13 e Rosberg já é 10º novamente! Hamilton tenta abrir um pouco mais na ponta para não se complicar na parada em relação a Max Verstappen! Mas não consegue, volta 18 e a diferença entre o inglês e Max é de apenas 16 segundos. Em tese Verstappen assumiria a ponta na parada de Hamilton!

Rosberg, escalando pelotão, assume a 7ª posição! Ricciardo avisa a equipe que quer colocar pneus duros na parada! Magnussen abandona e completa o final de semana de horrores – Fogo no TL1, classificação com carro remendado e toque na traseira na largada. Meu Deus, deu até dó do menino viu!

Verstappen cola em Kimi Raikkonen e parte para cima buscando a 3ª posição. Kimi ainda nem havia parado! Volta 20, Max ultrapassa o finlandês, que aproveita para ir aos boxes! Assim como Hamilton! Rosberg passa Bottas e fica logo atrás de Kimi. Hamilton volta em 3º. Rosberg é 5º.

Volta seguinte e Ricciardo entra para trocas de pneus e coloca realmente os compostos DUROS para talvez tentar 1 parada apenas. Max assume a liderança OFICIAL naquele momento. Situação: Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Kimi, Rosberg no TOP 5. Naquele momento os 2 pilotos da Mercedes estariam empatados na liderança do mundial! Felipe Nasr era 13º e Massa 18º. Hamilton segue na caça ao menino Verstappen, a diferença – em queda – já era de 6 segundos.

Entre os 5 primeiros, o único com pneus macios era Verstappen, mas mesmo assim, já desgastados, não consegue segurar o avanço dos demais! O momento da parada pode ter sido bom, mas a escolha do composto talvez foi um erro.

Volta 20 e Max Verstappen faz sua 2ª parada e retorna com duros para ir até o final. Retorna em terceiro e 17 segundos atrás de Hamilton, que tem que aumentar para poder parar novamente e voltar à frente! Volta seguinte e recomeçam as pardas de boxes da maioria!

Hamilton aperta o pé, volta rápida atrás de volta rápida! Provavelmente para uma nova parada com segurança! Rosberg faz mais uma parada e coloca os duros. Estranhamente a Ferrari chama Kimi para os boxes após 12 voltas apenas com pneus duros e colocam novamente DUROS! Vai entender!

Após as paradas da maioria tínhamos: Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Kimi, Rosberg, Button, Bottas, Perez, Alonso e Hulkenberg no TOP 10. Nasr 14º e Massa 16º. Rosberg colado em Kimi, com dificuldades, arrisca tudo e ultrapassa (com toque e tudo) o piloto da Ferrari. Abusado e agressivo! Assim que se faz Nico! Mas a direção de prova entendeu, ABSURDAMENTE, que a ultrapassagem foi ilegal! Tsc tsc tsc. Punição ao alemão – 10 segundos serão somados ao seu tempo de prova.

Toque de Rosberg em Kimi durante a ultrapassagem! Punido com 10 segundos - Foto: Twitter F1 Oficial
Toque de Rosberg em Kimi durante a ultrapassagem! Punido com 10 segundos – Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 39 e Verstappen gruda em Ricciardo. Liiiiiiiiinda briga dos 2, lado a lado por algumas curvas! A briga segue na volta seguinte, Ricciardo consegue segurar!

MEUUUUUUUU SENHOR AMADO! O ABSURDO, INESPERADO e IMPOSSÍVEL acontece! Volta 41 e o motor da Mercedes deixa HAMILTON na mão! Desolado, desesperado, inconsolável o piloto! Rosberg tem a sorte que precisava em uma corrida dramática! “Ohhhhhh… NO… NO… NO!” – Hamilton via rádio

[envira-gallery id=”9760″]

Corrida nas mãos da RED BULL, que fazem paradas em conjunto! Ricciardo antes, seguido de Max. Rosberg também efetua mais uma parada. Aparentemente os compostos DUROS não são tão DUROS assim! Gutierrez perde a roda dianteira esquerda e mais um fora!

Foto: Twitter Oficial F1
Foto: Twitter Oficial F1

Após todo o drama de Hamilton e as novas paradas, tínhamos: Ricciardo, Verstappen, Rosberg, Kimi e Bottas no TOP 5.

Volta 48 e infelizmente Felipe Nasr abandona – freios. Via rádio, Ferrari explica para Kimi que Rosberg terá a punição de 10 segundos e que o piloto tem que conseguir ficar no máximo 10 segundos atrás. Naquele momento era 9s. Verstappen fica a 1.095s de Ricciardo e segue na caça ao companheiro! Mas faltando 3 voltas, a Red Bull parece ter definido a ordem dos elementos – diferença sobe para 3 segundos!

Fim de prova, vitória de Ricciardo – caiu dos céus, mas MERECIDA, muito MERECIDA! Festa de Ricciardo, festa. Verstappen, em grande corrida, fica em segundo lugar e completa a dobradinha da RBR. Rosberg, mesmo com a punição, fecha o pódio e mantém a liderança do mundial, ampliando ainda a diferença!

Foto: Twitter F1 Oficial
Foto: Twitter F1 Oficial

No final das contas, OBRIGADO VETTEL pela lambança na largada! Fez com que as coisas não ficassem tão fáceis para a Mercedes! Nem pra Rosberg que caiu para 17º e teve que ralar para chegar em 3º. Dificuldade também para Hamilton que ao menos obrigou a todos ficarem de olho no Verstappen e fazer algum tipo de conta para sugerir um vencedor! Claro, com a quebra tudo mudou um pouco, mas foram momentos interessantes.

Agora meu amigo, campeonato fica dramático de Hamilton! O inglês faz as pazes com o AZAR e em uma corrida para retomar a liderança do mundial, acaba 23 pontos atrás do companheiro! Com todo o acontecido a Mercedes não garante o título de construtores e adia a festa para o próximo GP – Japão.

Vamos destacar Alonso, que de forma mágica termina em 7º lugar – largou em último. Por outro lado, Massa ficou em apenas 13º lugar e se despede da Malásia em uma corrida ruim desde o início!

Para fechar o final de semana, segue fala de Hamilton em entrevista no pit-lane:

“Inacreditável que com tantos motores Mercedes nesta corrida, somente o meu estourar”

E a de Ricciardo, a melhor de todas, via rádio:

“Preciso de uma bebida. Acho que mandamos muito bem. Nós merecemos isso”

RESULTADO FINAL

resultado

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL  -PILOTOS

Rosberg abre 23 pontos para Luizinho e Kimi toma o 4º lugar de Vettel:

1. Rosberg – 288
2. Hamilton – 265
3. Ricciardo – 204
4. Raikkonen – 160
5. Vettel – 153
6. Verstappen – 147

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL – CONSTRUTORES

1. Mercedes – 553
2. Red Bull – 359
3. Ferrari – 313
4. Force India – 124
5. Williams – 121

PRÓXIMA ETAPA

  • GP do Japão – Suzuka – 06 a 09/10/2016

FOTOS

Veja alguns cliques do final de semana em Sepang! Fotos de FOTO STUDIO COLOMBO / PIRELLI / FOTOS PÚBLICAS:

[envira-gallery id=”9716″]