Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Bélgica – 2016

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Bélgica – 2016

115

 4 min de leitura

E neste sábado tivemos o treino classificatório para o GP da Bélgica de Fórmula 1 – Circuito de Spa-Francorchamps. Clima bom, com pouca chance de chuva, 31ºC de temperatura ambiente e 41ºC na pista!

A bela torcida belga em Spa-Francorchamps - Foto: Twitter F1 Oficial
A bela torcida belga em Spa-Francorchamps – Foto: Twitter F1 Oficial

Chegamos em Spa com Hamilton 19 pontos à frente de Rosberg na briga pelo título. A situação para Hamilton é dramática pois, devido as trocas de componentes e atualizações da unidade de potência, perderá 55 pontos e certamente largará em último! Rosberg pode estar com a faca e o queijo na mão, favorito para a pole e favorito para a vitória na corrida!

Outros que já chegaram neste treino com punições por trocas de equipamento: Fernando Alonso (35 posições) e Marcus Ericsson (10). Já Esteban Gutiérrez perderá 5 posições por ter bloqueado Pascal Wehrlein no TL3!

Um pouco antes da corrida, em entrevista para a SporTV, Christian Horner fala sobre a boa expectativa da Red Bull para este treino e sugere que o objetivo é pelo menos 2ª fila!

Q1

Primeiro a abrir volta é Grosjean da Haas, seguido de seu companheiro de equipe Gutiérrez. Na sequência entram as carroças ambulantes da Sauber e Felipe Nasr coloca 0.200s para cima do “Sony” Ericsson.

Em suas primeiras voltas, Vettel, Kimi e Rosberg se posicionam na ponta. Já Nasr tem sua primeira volta excluída por ter ultrapassado os limites da pista na saída da Eau-Rouge. Mas na sequência marca um tempo que não o permite passar ao Q2.

Alonso, muito irritado, abandona ainda no Q1 - Foto: Twitter F1 Oficial
Alonso, muito irritado, abandona ainda no Q1 – Foto: Twitter F1 Oficial

Faltando 5 minutos para o fim do Q1, drama para Fernando Alonso – Problemas no carro! Não conseguiu marcar tempo e está fora já no Q1. Que pena! Mas nada muda com 35 posições de punição nas costas, porém terá que largar dos boxes!

As Red Bulls, que podem estar escondendo o jogo neste Q1, marcam EXATAMENTE o mesmo tempo (1:48.407s) e ficam em 7º e 8ª (Max e Ricciardo).

Na última volta, com tempo fantástico, Felipe Massa faz o melhor tempo do final de semana e fica em 1º. Pascal Wehrlein com volta incrível sobe para 9º e se garante no Q2. Grande destaque também para os carros da Force India e Renault!

Hamilton, que largará na última posição devido as punições, entra e dá uma única volta para constar (fica em último) e simplesmente resolve poupar equipamento e garantir que saia do grid e não dos boxes.

ELIMINADOS: F.NASR, E.OCON, D.KVYAT, M.ERICSSON, L.HAMILTON e F.ALONSO (sem tempo)

Resultado do Q1 - Fonte: F1.com
Resultado do Q1 – Fonte: F1.com

Q2

Primeira parte do Q2 e temos N.ROSBERG, M.VERSTAPPEN, N.HULKENBERG, S.PEREZ, K.RAIKKONEN, S.VETTEL, D.RICCIARDO, E.GUTIERREZ, J.BUTTON, K.MAGNUSSEN no TOP 10.

Massa e Bottas em excelentes voltas se posicionam em 6º e 7º respectivamente. Williams mostrando que estão na briga pelas primeiras filas. As Ferraris não andam como no Q1 e ficam em 5º com Kimi e 8º com Vettel.

No finalzinho uma briga incrível com trocas de posições entre os eliminados! São eles: Grosjean, Magnussen, Gutiérrez, Palmer, Sainz e Wehrlein.

Irão brigar pela POLE: Rosberg, Verstappen, Hulkenberg, Pérez, Raikkonen, Massa, Bottas, Vettel, Ricciardo e Button. Ótima posição para o Button e McLaren.

Resultado do Q2 - Fonte: F1.com
Resultado do Q2 – Fonte: F1.com

Q3

Bottas é o primeiro a marcar tempo no Q3 e crava 1:47.612s, o que não garante nada com certeza. Sérgio Perez, com a fantástica Force India, abre a volta e marca 1:47.481s.

Em seguida temos Hulk, Vettel, Verstappen e Rosberg.  O piloto da Mercedes já acaba com a brincadeira e marca o tempo de 1.46.744s. Na primeira parte temos: N.ROSBERG, M.VERSTAPPEN, S.VETTEL, S.PEREZ, N.HULKENBERG, V.BOTTAS, D.RICCIARDO.

Para variar, Massa deixa para entrar na pista no final do treino, não faz uma volta boa por ter errado na curva #1 e na segunda volta marca apenas 1:48.263, ficando em 10º no final das contas! Não consigo entender essa estratégia imbecil dos caras, pra variar faltou jogo de pneu para o Q3. Pra variar desculpas, desculpas e mais desculpas! Chega, já deu! Bottas também não faz tempo razoável e largará em 8º, ganhou apenas de Massa e Button.

Kimi comete erro em sua primeira volta, mas depois consegue marcar o tempo de 1.46:910s e fica em 3º. Ricciardo deixa a desejar e não consegue vencer as Ferraris, ficando apenas em 5º. Vettel largará na 2ª fila, ao lado de Kimi.

Quem apenas confirma o esperado é Rosberg, garante mais uma pole na carreira e tem a chance de reverter os 19 pontos de diferença para Hamilton no campeonato! Verstappen manda muito bem e acompanha Nico na primeira fila!

GRID DE LARGADA

Lembrando que temos as punições a serem consideradas, segue o resultado do treino classificatório. Hamilton largará na última posição do grid, Alonso provavelmente largará dos boxes. Ericsson perde 10 posições e larga em penúltimo no grid. Gutiérrez desce para 18º.

 

grid

CORRIDA

E a corrida será transmitida pela Rede Globo às 09:00 deste Domingo (28/08/2016). Conheça um pouco sobre Spa-Francorchamps!

FOTOS DO FINAL DE SEMANA EM SPA