Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Programação, Horários e...

FÓRMULA 1 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps – Programação, Horários e Transmissão – 2016

224
Circuito de Spa-Francorchamps - Fonte: Site oficial do circuito
Circuito de Spa-Francorchamps – Fonte: Site oficial do circuito

Após a vitória de Lewis Hamilton no GP da Alemanha (Hockenheim) e 4 LONGAS semanas de férias, a Fórmula 1 retorna às pistas! E o retorno será em grande estilo! O palco da 13ª etapa do mundial será em, nada mais nada menos, que Spa-Francorchamps – GP da Bélgica 2016!

Famoso pela curva mais famosa da F1, o circuito está localizado nos arredores das cidades de Spa, na província de Liege. É conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo. Spa tem tudo o que um bom circuito necessita ter: Partes em descida, boas subidas, curvas lentas e rápidas. Grandes retas e ao mesmo tempo trechos de baixa velocidade! A pista é enorme, possui 7 Km de extensão. Além disso possui a maior reta da atual temporada com 2 Km. Velocidade máxima de 324 Km/h e uma média fantástica de 220 Km/h. Ao todo são 44 voltas! Fora isso, ainda temos o fator CLIMA que é completamente instável e sempre acaba chovendo! Por isso a palavra do final de semana será ESTRATÉGIA… em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie. Então meu amigo, emoção na certa!

spa

E se não bastasse, possui a MAIS perfeita e sensacional de todas as curvas do mundoooooo! Isso mesmo, estou falando da “EAU ROUGE”. Uma descida veloz e em seguida uma curva em subida! Histórica, fantástica! Veja uma foto tirada em 1997 que diz tudo:

Fonte: "Eau Rouge 1997". Licenciado sob CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons
Fonte: “Eau Rouge 1997”. Licenciado sob CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

CAMPEONATO

Quanto ao campeonato, não podemos esperar muita mudança! As Mercedes certamente continuarão no domínio, mas vamos verificar quem retorna com melhor condicionamento mental! Hamilton é o líder com 217 pontos, 19 à frente de Nico Rosberg. Depois temos uma disputa aberta e interessante pelo 3º lugar no campeonato – Entre Ricciardo (3º) e Verstappen (6º) temos apenas 18 pontos de diferença. Entre os 2 estão as Ferraris de Kimi Raikkonen (4º) e Vettel (5º). Depois meu amigo, é literalmente o resto: Bottas em 7º lugar com apenas 58 pontos, seguido de Perez, Massa e Hulkenberg – fechando o TOP 10:

1 – Lewis Hamilton – 217 pontos
2 – Nico Rosberg – 198
3 – Daniel Ricciardo – 133
4 – Kimi Raikkonen – 122
5 – Sebastian Vettel – 120
6 – Max Verstappen – 115
7 – Valtteri Bottas – 58
8 – Sergio Perez – 48
9 – Felipe Massa – 38
10 – Nico Hulkenberg – 33

O outro brasileiro, Felipe Nasr, ainda não pontuou este ano. Mas com uma carroça ambulante daquela, o que dizer? Mas calma, a “fantástica” Sauber irá apresentar melhorias após MESES na pindaíba. Após sua compra pela Longbow Finance, a equipe conseguiu tirar do papel algumas evoluções: Asa dianteira com bico encurtado, assoalho novo, nova asa traseira, além de novos dutos de freio – grande problema da equipe durante o ano. Mas a maior novidade mesmo é que o pacote de evoluções estará presente nos DOIS (2) carangos, tanto do “Sony” Ericsson, quanto do Nasr – felizzzzzz da vida o brasileiro!

A Williams também não deixará Felipe Massa chupando o dedo! A equipe do carro branco, tentando resolver o dramático problema que acabou com a corrida do brazuka na Alemanha, trocará o chassi de Massa. O piloto usará o componente que iniciou o ano (chassi #02), antes de trocar pelo #04 na Inglaterra, Hungria e Alemanha! A esperança nunca morre!

A Honda é quem chega gastando literalmente suas fichas! A equipe de Fernando Alonso e Button, fará uma atualização do motor e turbocompressor, o que lhe custará 7 de suas fichas restantes, restando agora apenas 3. Os pilotos utilizarão, portanto, novos motores, mas não serão punidos, já que estão dentro da margem.

Já Hamilton, tem tudo para se preocupar! O piloto confirmou que a equipe trocará algumas partes do motor, ou unidade de potência – como queira! O que, no mínimo, lhe dará uma punição de 10 posições no grid – no mínimo! Em suas redes sociais, a Mercedes também confirmou e foi além: “Vamos largar do fim do grid ou muito perto disso, mas nós não podemos dizer mais nada agora”.

É claro que tal notícia gera aqueeeeele sorriso em Rosberg! Mas Hamilton, apesar da humildade, garante que está na briga:

“O final de semana será difícil em Spa, mas a vitória é o nosso objetivo. E vou fazer tudo o que eu puder. Naturalmente, já discutimos sobre as punições pela troca de motor antes, e que isso aconteceria em algum momento, mas vou fazer tudo o que puder para minimizar o impacto disso”.

Vale lembrar que em 2014 foi quando a rivalidade entre o inglês e o alemão se reforçou! Os dois se tocaram na primeira volta (Les Combes) e entregaram a vitória para Ricciardo. Já em 2015, Hamilton dominou TUDO – Pole fácil e vitória fácil! Rosberg terá que aproveitar a vantagem devido a punição do “companheiro”, ou então meu amigo – apesar de um longo campeonato – é entregar a taça ao inglês!

PNEUS

Quanto aos pneus, veja quais foram as escolhas dos pilotos/equipes:

Fonte: Pirelli
Fonte: Pirelli

Uma novidade será os testes dos novos compostos que, em teoria, possuem maior resistência a impactos e zebras. Para tal serão utilizados os primeiros treinos livres desta sexta-feira (26/08). A fabricante destaca: “No TL#1 e TL#2, iremos testar pneus, fabricados para melhor resistência a possíveis impactos e contatos com zebras ou outros objetos”.

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS e TRANSMISSÃO

Sexta-feira – 26/08/2016
Treino Livre 1 – 05:00 – SporTV
Treino Livre 2 – 09:00 – SporTV

Sábado – 27/08/2016
Treino Livre 3 – 06:00 – SporTV
Classificação – 09:00 – SporTV

Domingo – 28/08/2016
Corrida – 09:00 – Globo