Início Porsche Cup Brasil PORSCHE GT3 CUP – Confira como foi o Endurance da Porsche GT3...

PORSCHE GT3 CUP – Confira como foi o Endurance da Porsche GT3 Cup nesse sábado – 2016

186

O pole Claudio Dahruj segurou a ponta, e Marcelo Hahn passou Nelsinho. Miguel Paludo saiu de sexto pra quarto, depois também passou Nelsinho na Junção. Na volta 2, Paludo passa Hahn por fora e gruda em Dahruj.

Na passagem seguinte, Foresti rodou por fora no S do Senna em disputa com Lunardi, Nelsinho caiu para nono ao desviar. Então na quarta passagem Paludo ataca Hahn, Lunardi vem pra cima e assume o terceiro lugar.

Paludo assume a liderança na volta 5, trouxe junto Lunardi. Naquele momento os cinco primeiros eram: Paludo, Lunardi, Schneider, Casagrande, Zonta. Na Challenge: Cristiano Piquet, Christian Hahn, Daniel Paludo e Eloi Khouri.

Mais cinco passagens em ritmo de sprint com os competidores bastante agressivos, e os dez primeiros eram: Paludo, Lunardi, Schneider, Casagrande, Nunes, Foresti, Zonta, Hahn, Nelsinho e Dahruj. Na Challenge, os cinco primeiros permaneciam na mesma ordem das voltas iniciais, com Cristiano e Christian Hahn trocando tinta em bela disputa.

Disputa invadiu o início da noite. - Foto: Lucas Bassani
Disputa invadiu o início da noite. – Foto: Lucas Bassani

Mas o líder da Challenge teve um refresco na volta seguinte. Ele deixou para trás o Cup de Darío Giustozzi no Laranjinha e Chris Hahn tentou acompanhar a manobra para não perder tempo. Mas os carros acabaram se tocando, e o jovem Hahn precisou recolher para reparos no box.

Duas passagens seguintes, Marcelo Hahn foi ultrapassado por Nelsinho pela oitava posição na junção.

No mesmo ponto, na volta 16, Diego Nunes atacou Casagrande e os carros se tocaram, escapando da pista. Os dois tiveram que levar os Porsches para box, na prática, abrindo a janela de troca de pilotos.

Paludo entrou no box na 18a passagem, cedendo a liderança da prova para Lunardi e o carro #7 para Beto Gresse. Na Challenge, Cristiano Piquet trouxe para uma parada muito demorada na volta 19, e Daniel Paludo assumiu a dianteira.

Após a primeira janela de serviço de box, os carros voltaram à pista na seguinte ordem: Paludo, Gil Farah, Ricardo Baptista, Ricardo Rosset, Hellmeister, Pedro Piquet, Allam Khodair, JP Mauro, Beto Posses e Ricardo Mauricio. Na Challenge, o top5 tinha: Renan Guerra, Carlos Ambrósio, Mau Zanella, Tom Filho e Marco Cozzi.

Amigo do TDT Sérgio Jimenez, estreiou na Porsche GT3 Cup e fez bonito! - Foto: Fernanda Freixosa.
Amigo do TDT Sérgio Jimenez, estreiou na Porsche GT3 Cup e fez bonito! – Foto: Fernanda Freixosa.

Na 24a volta, Mau Zanella perdeu o carro no fim da reta oposta e bateu no muro. O carro ficou danificado, mas o piloto saiu caminhando normalmente.

Apesar do acidente não foi necessária a entrada do safety-car. Na marca das 25 voltas, o carro #81 foi chamado para cumprir time penalty pelo pit-stop abaixo dos 6 minutos regulamentares. Então a ordem do pelotão era: Gresse, Hellmeister, Baptista, Khodair e Rosset.

Na marca de uma hora de prova, Renan Guerra abriu a segunda rodada de paradas na liderança da Challenge e 30 voltas completadas. Em 11o, Sergio Jimenez foi o primeiro Cup a entrar nos pits.

Beto Gresse levou o Porsche #7 para os pits ao término da 35a volta. Hellmeister assumiu a ponta e extraiu o máximo que seu carro tinha para fornecer à aquela altura da prova, inclusive travando roda em alguns trechos. Queria ganhar tempo na pista para entregar o carro de volta a Zonta em condição de disputar a ponta com Paludo. Khodair também vinha muito rápido, em terceiro.

Mas o nome do segundo stint foi Cacá Bueno, que pegou o carro #0 em 13o e levou até sexto, andando constantemente abaixo da marca de 1min40.

Mesquita/Cristiano Piquet dividiram o belo Porsche nesta tarde. - Foto: Lucas Bassani.
Mesquita/Cristiano Piquet dividiram o belo Porsche nesta tarde. – Foto: Lucas Bassani.

Paludo voltou para a pista em 17o, na mesma volta em que Hellmeister levou o carro #6 para os pits. Àquela altura, todos os demais ponteiros estavam nos pits e a ordem da prova exibia: Zonta, Baptista, Rosset, Pedro Piquet, Cacá Bueno, Beto Posses, Edu Azevedo, Marco Cozzi (liderando a Challenge, mas com estouro no tempo de 35 minutos no seu stint), Marcelo Hahn e Paulo Pomelli. Em segundo lugar na Challenge vinha Carlos Ambrósio.

Encerrada a segunda janela, Paludo reassumiu a dianteira. Zonta foi ultrapassado por Marcelo Hahn e deu o troco a seguir para ficar em segundo.

Schneider escapou no fim da reta principal e perdeu a posição no top5 no início do terceiro stint, que começou com Paludo, Zonta, Marcelo Hahn, Foresti e Nelsinho. Na Challenge, os cinco primeiros eram Christian Hahn, Daniel Paludo, Eloi Khouri (que receberia time penalty de 1 minuto), Tom Filho e Nando Elias (que também seria punido).

Na marca de 1h30min de prova, Lucas Foresti era o mais veloz, em média um segundo por volta mais rápido que o resto do grid. Grudou em Marcelo Hahn com essa tocada e ameaçou por fora no bico de pato. O carro #16 bloqueou roda, e o #00 se lançou por dentro para ganhar a terceira posição.

Então Christian Hahn e Marcelo Hahn inauguraram a terceira ronda de paradas –em estratégia de box que se mostraria fundamental para a dobradinha de pai e filho meia hora mais tarde.

Eloi Khouri dá passagem a Paludo, disputas pegadas e muito bonitas em Interlagos. - Foto: Fernanda Freixosa.
Eloi Khouri dá passagem a Paludo, disputas pegadas e muito bonitas em Interlagos. – Foto: Fernanda Freixosa.

Com isso, Nelsinho herdou a quarta posição e Rodrigo Baptista também entrou no top5.

Na Challenge, depois de cumpridas as punições, Daniel Paludo liderava, à frente de Tom Filho, Marçal Muller, Cris Piquet e Ramon Alcaraz.

Os Piquet pararam a 18 voltas para o fim, bem como Baptista com o carro #3.

Antes de encerrar o terceiro stint, Foresti teve tempo para chegar em Zonta pela vice-liderança. E assumiu a dianteira da prova com o carro #00 permanecendo na pista.

No último stint o Porsche #7 sustentou a dianteira com Paludo, com Khodair em segundo e Hellmeister em terceiro. Apenas 5s5 separavam os três.

Com o sol baixando, os faróis foram acesos – e a pista, mais fria e mais emborrachada, melhorou.

Renan Guerra e Christian Hahn. - Foto: Fernanda Freixosa.
Renan Guerra e Christian Hahn. – Foto: Fernanda Freixosa.

A cada passagem os competidores cravavam a melhor volta. Primeiro Cacá Bueno, depois Khodair, depois Pedro Piquet. Mas quem levou a melhor foi o “japonês voador” com o carro #16 grudando em Beto Gresse a 12 voltas para o fim.

Os Porsche #16 e #7 entraram de lado na junção, e Khodair ficou com a ponta volta 58. Rosset voltou do pit na passagem seguinte, se posicionando justamente entre Paludo e Hellmeister. O Porsche #6 emparelhou tentando atacar, mas o tricampeão prevaleceu na disputa na 60a volta.

Na Challenge, os cinco melhores a 10 voltas do final eram Renan Guerra, Carlos Ambrósio, Tom Filho, William Freire e Marçal Muller.

Na volta 63 novamente Hellmeister acossou Rosset pelo terceiro lugar. Subiram a reta dos boxes juntos e o Porsche #6 avançou para terceiro ao frear por dentro para tomada do S do Senna.

A menos de três minutos Ambrósio parou com o carro #89 – promovendo Cozzi ao top5 e o consequente lugar no pódio com o carro #21 na Challenge.

Nelsinho e Pedro Piquet. - Foto: Lucas Bassani.
Nelsinho e Pedro Piquet. – Foto: Lucas Bassani.

Na bandeirada os pódios ficaram consagrados assim da seguinte forma. Na Cup: Hahn/Khodair, Paludo/Gresse, Zonta/Hellmeister, Rosset/Foresti e Piquet/Piquet. Na Challenge: Hahn/Renan, Alcaraz/Freire, Mello/Tom, Mesquita/Piquet, Eloi/Cozzi.

Veja como ficou o Resultado Final do Endurance da Porsche GT3 Cup:

1.       Marcelo Hahn / Allam Khodair (CUP), 69 voltas em 2h14min22s494

2.       Miguel Paludo / Beto Gresse (CUP), a 2s792

3.       Ricardo Zonta / Alan Hellmeister (CUP), a 5s976

4.       Ricardo Rosset / Lucas Foresti (CUP), a 15s644

5.       Nelson Piquet Jr. / Pedro Piquet (CUP), a 17s182

6.       Maurizio Billi / Ricardo Maurício (CUP), a 18s034

7.       Sergio Jimenez / Rodrigo Baptista (CUP), a 20s880

8.       Cacá Bueno / Claudio Dahruj (CUP), a 30s480

9.       Pedro Queirolo / Marcel Visconde (CUP), a 55s382

10.   Edu Azevedo / Sylvio de Barros (CUP), a 1min22s038

11.   JP Mauro / Gabriel Casagrande (CUP), a 1 volta

12.   Daniel Schneider / Ricardo Baptista (CUP), a 1 volta

13.   Paulo Pomelli / Diego Nunes (CUP), a 1 volta

14.   Beto Leite / Beto Valério (CUP), a 2 voltas

15.   Dário Giustozzi / Gaston Mazzacane (CUP), a 2 voltas

16.   Christian Hahn / Renan Guerra (CHA), a 2 voltas

17.   Ramon Alcaraz / William Freire (CHA), a 2 voltas

18.   Rodrigo Mello / Tom Filho (CHA), a 3 voltas

19.   Otávio Mesquita / Cristiano Piquet (CHA), a 3 voltas

20.   Eloi Khouri / Marco Cozzi (CHA), a 3 voltas

21.   Roberto Samed / Marcio Mauro (CHA), a 4 voltas

22.   Daniel Paludo / Carlos Ambrósio (CHA), a 6 voltas

23.   Clemente Lunardi / Beto Posses (CUP), a 6 voltas

24.   Marcio Basso / Nonô Figueiredo (CUP), a 9 voltas

25.   Mauricio Salla / Guilherme Reischl (CHA), a 11 voltas

26.   Luiz Arruda / Marcus Vario (CHA), a 18 voltas

27.   Gil Farah / Marcelo Franco (CUP), a 43 voltas

28.   Sergio Maggi / Mau Zanella (CHA), a 47 voltas

29.   Luiz Fernando Elias / Marçal Muller (CHA), desclassificado

As emoções da primeira etapa de endurance de 2016 serão exibidas na TV após o período olímpico. A Band mostra a etapa no dia 28 de agosto às 13h, e, o Sportv 3, no dia 25 de setembro às 14h30.