Início BlancPain GT Series BLANCPAIN GT SERIES – Trio Luso-Brasileiro trabalha duro em Spa

BLANCPAIN GT SERIES – Trio Luso-Brasileiro trabalha duro em Spa

106

Abrindo os trabalhos para as 24 Horas de Spa, a quarta etapa do famoso enduro do Blancpain GT Series, o mítico trio Sergio Jimenez, Rodrigo Baptista e o português Filipe Albuquerque percorreu uma marca bem expressiva, foram no total de 672,4 km a bordo do Audi nº 3 preparado pela equipe WRT.

Em destaque Sérgio Jimenez. - Foto: Patrick Hecq
Em destaque Sérgio Jimenez. – Foto: Patrick Hecq

A máquina de 585cv esteve entre as cinco que mais tempo permaneceram na pista durante as quatros sessões de treino realizadas em Spa-Francorchamps, completando entorno de 96 voltas.

Conforme foi esperado por todos em Spa, o clima instável marcou presença na mítica pista belga, a primeira sessão do dia começou com chuva.

Já nas demais, a pista se manteve seca, inclusive no “night qualifying”, sessão noturna que determinou os 20 carros participantes da superpole desta sexta-feira.

O Audi “batmovel” ficou a menos de meio segundo da marca, a exatos 0s441, com o grid com a grande marca de 65 modelos ficou tudo muito apertado, e a grande equipe registrou o 27o tempo na sessão, a mesma que foi finalizada por Filipe.

O R8 "batmovel" desfilando pelo circuito de italiano de Monza. - Foto: Patrick Hecq
O R8 “batmovel” desfilando pelo circuito de italiano de Monza. – Foto: Patrick Hecq

Foram usadas as marcas computadas também o treino anterior, no qual o carro passou um bom tempo no box trabalhando o setup de corrida. Com isso, o trio caiu para a 23a no grid.

“Não encontramos o balanço ideal do carro, então aproveitamos para tirar proveito máximo do tempo de pista. Tínhamos uma volta razoável, mas os comissários estão bastante rigorosos com track limits aqui, e acabamos penalizados numa cortada de pista com o Filipe. Como as punições comprometem todas as voltas do stint, acabamos com um tempo pior, que não retrata nossa performance aqui. Vamos sair mais atrás no grid, mas numa corrida de 24 horas não conta tanto assim a posição de largada”, avaliou Sergio Jimenez, que faz sua segunda participação na principal corrida de Gran Turismo do mundo.

O brasileiro e talentoso Rodrigo Baptista, de 19 anos de idade, estreante na prova de 24 horas vem animado por seu primeiro pódio em enduro na Europa: o terceiro lugar na etapa passada, os 1000 km em Paul Ricard. Ele intensificou o trabalho físico e mental para manter o ritmo na longa prova belga, sendo ele quem passou mais tempo a bordo do Audi R8 LMS do trio luso-brasileiro.

“Estou ansioso para a etapa, ainda mais por ser uma corrida que tem um dia inteiro de duração e demanda uma preparação especial e muito planejamento. Mas acho que as corridas anteriores me ajudaram bastante, principalmente a etapa anterior, em Paul Ricard, quando andei pela primeira vez durante duas horas direto”, observou Baptista.

Ao longo da temporada de 2016, o jovem paulista já enfrentou, em etapas distintas, os mais variados desafios que o talentoso piloto deve enfrentar em Spa.

Na sua estreia em Misano pilotou à noite e com pista molhada, e teve o sangue frio para pilotar durante um longo stint com pneus bem desgastados em Paul Ricard (numa decisão estratégica determinante para o pódio histórico).

O belo Audi R8 nº 3 preparado pela WRT. - Foto: Patrick Hecq
O belo Audi R8 nº 3 preparado pela WRT. – Foto: Patrick Hecq

Como quem larga em 23º e tem vantagem Anderson? Sim! Em um enduro como o de Spa, não é apenas o setup do carro ou a experiência dos pilotos em provas de longa duração, isso fica apenas como detalhes comparado ao real tamanho de tudo que envolve um enduro, o trio leva vantagem pelo simples fato da preparação física e mental, com um tempo a mais o trio pode se dedicar a isso e assim obter um melhor preparo para disputar o principal um dos principais enduros do mundo, afinal 24hrs em um circuito como de Spa realmente precisa de um preparo físico excepcional.

O inicio das 24hrs de Spa tem largada programada para 11h30 (pelo horário de Brasília) deste sábado.