Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Hungria – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Hungria – 2016

336
Foto: reprodução - Twitter F1.com
Foto: reprodução – Twitter F1.com

E neste domingo, 24/07/2016, tivemos o GP da Hungria de 2016 pelo mundial de Fórmula 1. Na pole, após toda a polêmica envolvendo Rosberg, tivemos o próprio, seguido de Hamilton, Ricciardo e Verstappen (Veja como foi a classificação aqui).

Na largada, as Mercedes foram até bem, mas quem deu show foram as Red Bulls. Tanto Ricciardo como Max tentaram roubar a cena e ultrapassar Nico e Hamilton logo na primeira curva. Mas no final das contas, os prateados conseguiram se manter na ponta. Entre eles, Hamilton ficou por dentro e tomou a liderança de Rosberg. Ricciardo contornou, por fora, na primeira curva à frente de Nico, mas o alemão retomou na curva seguinte. Assim, tivemos uma 1ª volta com a seguinte ordem: HAM ROS RIC VES VET ALO SAI BUT BOT HUL GRO GUR RAI PER NAS PAL WEH MAG MAS KVY HAR ERI.

Foto: Reprodução / Twitter F1.com
Foto: Reprodução / Twitter F1.com

Nas primeiras voltas, Button começa a ter problemas no carro e via rádio a equipe pede que ele fique na pista. Button dispara: “Ahhh, então vai ser uma corrida sensacional!!!!”. Devido a esta e outras partes da conversa, na volta 10,  uma penalização foi aplicada ao Button devido a comunicação indevida com a equipe via rádio. O piloto da McLaren levou um drive-through e já complicou sua corrida.

Após 12 voltas, quem largou com pneus supermacios, começou a efetuar seus primeiros pit-stops. Nasr foi um dos primeiros a entrar. Vettel entra na volta 15, Hamilton na 17, Max também e Rosberg na 18. Após a primeira bateria de paradas, tínhamos: HAM – 1 stop, ROS – 1 stop, RIC – 1 stop, VET – 1 stop, RAI – 0 stops e  VES – 1 stop.

Na volta 21 Rosberg entra na casa do 1 segundo de diferença para Hamilton e passa a abrir a asa móvel! Luizinho reclama com a equipe dos pneus e Nico começa a perseguição. Atrás vinha Ricciardo tirando a diferença para os 2. Verstappen, atrás de Kimi, não consegue passar e vai dificultando a luta pelo pódio.

Volta 30, finalmente Kimi fez sua primeira parada e coloca pneus supermacios. Rosberg já não conseguia mais acompanhar Hamilton, que abre 1.8s para o alemão. Nasr em 17º e Massa em 19º, mas com compostos médios e provavelmente tentando uma estratégia de 1 parada. Ótima corrida de Alonso em 7º.

Ricciardo que vinha chegando nas Mercedes, para evitar o tráfego de retardatários que os 3 (Ham, Ros e Ric) pegariam nas próximas voltas, resolve antecipar a parada nos boxes. Bem no momento em que a Mercedes vinha conversando com Hamilton sobre uma possível parada de Rosberg antes dele, óbvio que o inglês questionou.

Volta 38 e a na disputa interna da Mercedes, Hamilton se livrou muito melhor dos retardatários e abriu quase 3seg para Rosberg. Vettel vinha quase 10seg atrás, seguido de Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Alonso, Sainz, Bottas e Pérez. Momento em que Max entra para os boxes. Começamos as paradas de boxes novamente. Com a jogada da Red Bull (antecipação da parada de Ricciardo), a Mercedes não muda a regra e Hamilton entra primeiro nos boxes. Em seguida Rosberg (volta 43) e após todas as paradas tínhamos: L.HAMILTON, N.ROSBERG, D.RICCIARDO, K.RAIKKONEN, S.VETTEL, M.VERSTAPPEN, F.ALONSO, V.BOTTAS, C.SAINZ e D.KVYAT.

No final das contas, a estratégia da Red Bull em antecipar a parada de Ricciardo não adiantou muito, ao menos em relação aos 2 ponteiros. Rosberg teve uma parada muito ruim, 3.1s e voltou atrás de Hamilton. Na volta 50/70, tínhamos L.HAMILTON, N.ROSBERG, D.RICCIARDO, K.RAIKKONEN, S.VETTEL, M.VERSTAPPEN, F.ALONSO, C.SAINZ, V.BOTTAS, N.HULKENBERG.

Se terminasse naquele momento, Hamilton passaria a ser líder do mundial, pela primeira vez no ano, com 192 pontos, contra 186 de Rosberg. Mas Rosberg começa então a virar mais rápido que Hamilton e pra piorar uma HAAS (retardatária) atrapalha muito Luizinho. Rosberg cola definitivamente no “companheiro”. Hamilton não ficou nada feliz com Gutierrez e mostrou o “dedão” para o piloto da Haas (que foi investigado por não obedecer a bandeira azul e punido com 5 segundos).

Foto: Reprodução / Twitter F1.com
Foto: Reprodução / Twitter F1.com

Outra briga excelente, valendo a 5ª posição estava entre Max e Kimi! Vertappen segurando muito bem, até que Kimi faz uma tentativa de “pra lá pra cá” e toca em Max, perdendo uns pedacinhos de sua asa dianteira.

Foto: Reprodução / Twitter F1.com
Foto: Reprodução / Twitter F1.com

Max com pneus macios e Kimi com supermacios, é muito bom esse garoto! Enquanto isso lá na ponta, Hamilton que já tinha mais de 2 segundos, na volta 63 aparece com somente 0.500s à frente de Rosberg. Hamilton errou e escapou, perdendo segundos preciosos.

Volta 64 e tínhamos: L.HAMILTON, N.ROSBERG, D.RICCIARDO, S.VETTEL, M.VERSTAPPEN, K.RAIKKONEN, F.ALONSO, C.SAINZ, V.BOTTAS e N.HULKENBERG. Massa somente em 18º e à sua frente, Nasr em 17º.

FINAL DE PROVA, Hamilton vence Rosberg e consegue finalmente assumir a ponta do campeonato. Agora quem fica em situação complicada e tem que correr atrás é Nico Rosberg. Em 3º e fechando o pódio tivemos Ricciardo em prova excelente. Seguidos de Vettel, Max e Kimi que apesar de muitas tentativas não conseguiu passar o garoto – que mostrou SIM como segurar um campeão mundial (sentado numa Ferrari, com pneus supermacios e asa móvel aberta). No finalzinho da prova, Vettel ainda tentou pressionar Ricciardo, mas não foi o suficiente.

Excelente final de semana, treinos bons, classificação excelente em virtude da chuva e uma corrida movimentada com apenas 1 abandono – Button! Valeu demais as brigas Ferraris/Red Bulls.

RESULTADO FINAL

fim

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL

1 – Hamilton – 192 pontos
2 – Rosberg – 186
3 – Ricciardo – 115
4 – Raikkonen – 114
5 – Vettel – 110
6 – Verstappen – 100
7 – Bottas – 56
8 – Perez – 47

FOTOS

Aprecie algumas fotos do final de semana na Hungria. Os cliques foram de Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas.

[envira-gallery id=”6821″]

PRÓXIMA CORRIDA

A próxima etapa da categoria será na Alemanha e já no próximo final de semana (29 a 31/07/2016). Veja o calendário completo!