Início Porsche Cup Brasil PORSCHE GT3 CUP/CHALLENGE – Campeonato de Endurance da Porsche GT3 Cup Challenge...

PORSCHE GT3 CUP/CHALLENGE – Campeonato de Endurance da Porsche GT3 Cup Challenge terá o grid recheado de campeões

181

Os carros de corrida mais produzidos e mais bonitos do mundo terão condutores de currículo longo para as provas de longa duração do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, que terá início no dia 6 de agosto no templo do Automobilismo Brasileiro o Autódromo Internacional de Interlagos com uma etapa de 300 km e pilotos correndo em duplas.

Os pilotos do principal evento de Gran Turismo sul-americano terão a companhia de integrantes de inúmeras categorias do automobilismo mundial na etapa abertura do campeonato de Endurance, uma grande novidade do evento em 2016.

Dois nomes de peso, Nelsinho Piquet o primeiro campeão mundial da Fórmula E, que venceu as 24 de Le Mans na classe LMP1, e único brasileiro a vencer na Nascar.

Nelsinho Piquet pela primeira vez vai competir de carro em parceria com Pedro Piquet. O irmão mais jovem, bicampeão da F3 Brasil, mesmo 12 anos mais novo, é quem acumula mais quilometragem com os Porsche de competição.

Nelson Piquet Jr - Foto: José Mário Dias - Piquet Sports
Nelson Piquet Jr – Foto: José Mário Dias – Piquet Sports

Outra dupla que compete entre família é Lucas Foresti, piloto da Stock Car, e seu tio Constantino Júnior, bicampeão e maior vencedor da história da Porsche GT3 Cup.

Constantino vem como o titular do carro 00, retorna à categoria nas corridas de longa duração. Em 2015, ele disputou o tricampeonato inédito com Paludo e Ricardo Rosset até as últimas voltas da última prova, acabou o ano em terceiro lugar, com o ex-piloto de F1 levantando a taça.

Posses também faz seu retorno aos Porsches, na companhia de Clemente Lunardi, campeão Master em 2014, outra parceria com títulos da categoria confirmada em Interlagos é Sylvio de Barros, campeão da Challenge em 2012, e Eduardo Azevedo, dono do título da Cup Sport em 2014.

Na primeira etapa longa, em Interlagos, Paludo compartilha o carro #7 com o campeão da Stock Car Light em 2007, Betinho Gresse.

Na corrida de 300 km de Goiânia e na prova de encerramento do ano, com 500 km em Interlagos, o gaúcho correrá com o Allgaier, piloto da Brandt na Xfinity Nascar, divisão da qual foi “rookie of the year” em 2009.

O piloto argentino Norberto Fontana, também vai engrossar o grid, o piloto tem no currículo vários títulos importantes, fórmula F3 Alemã e F-Ford Suíça, quanto de turismo TC 2000 e Turismo Carretera na Argentina.

Alan Hellmeister e na Betinho Gresse. - Foto: Fernanda Freixosa
Alan Hellmeister e na Betinho Gresse. – Foto: Fernanda Freixosa

A galera Stock Car não poderia ficar de fora e terá a reedição de duas duplas, o bicampeão Ricardo Mauricio vai integrar a tripulação do carro #34 com Maurizio Billi.

Khodair volta a compartilhar o carro com Marcelo Hahn e para finalizar Daniel Serra fará sua primeira participação na classe Cup, em parceria com Tom Valle no carro #99.

Cozzi, vice no Brasileiro de Turismo em 2013, vai estrear na Challenge em dupla com Eloi Khouri, o Brasileiro de Marcas também terá sua dupla na pista: Nonô Figueiredo e Marcio Basso voltam a dividir o Porsche #2.

Marcelo Hahn e Allam Khodair. Foto: Fernanda Freixosa.
Marcelo Hahn e Allam Khodair. Foto: Fernanda Freixosa.

Outro que vem credenciado por uma grande performance em 2015 na pioneira prova de longa duração é Alan Hellmeister, piloto que tem longo histórico de colaboração com a Porsche GT3 Cup Challenge. Pole e vencedor na classe Challenge ao lado de Toni, ele vai de Enduro neste ano, competindo em dupla com o estreante Beto Leite.

Calendário – Endurance:

1º – 05 e 06 de Agosto – Interlagos

2º – 21 e 22 de Outubro – Goiânia

3º – 02 e 03 de Dezembro – Interlagos