Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha/Barcelona – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha/Barcelona – 2016

444
Foto: FOTO STUDIO COLOMBO / PIRELLI
Foto: FOTO STUDIO COLOMBO / PIRELLI

E neste domingo tivemos o GP da Espanha de Fórmula 1! Na pole, Hamilton, seguido de Rosberg, Ricciardo, Max, Kimi e Vettel. Largada tranquila, Hamilton sai na frente, mas na primeira curva Rosberg o ultrapassa por fora. Na curva seguinte, Hamilton de forma AFOITA e tentou dar o troco, mas Rosberg fechou a porta, deixando somente a grama para Luizinho, qua não conseguiu controlar o carro e acabou batendo em Rosberg. Resultado? MERCEDES FORA do GP da Espanha!

batidamercedes1

batidademercedes2

Hamilton logo colocou as mãos no rosto em sinal de desespero. Com raiva ainda lançou o volante loooonge (claro, teve que buscar e colocar novamente rsrs). Para Lauda:

“Lewis foi muito agressivo. Para os dois, estar fora depois de duas curvas é completamente inaceitável”. E ainda mais um monte PIIIIIII… PIIIIIIII… PIIIIIIII!

Para mim, não passou de situação de corrida em que 2 pilotos queriam, a todo custo, a 1ª posição. Acho que os 2 foram afoitos em suas decisões, já que Rosberg fechou a porta tarde demais ao meu ver! Já Luizinho poderia sim ter esperado um pouco mais para atacar!

VEJA O VÍDEO DO ACIDENTE:
https://twitter.com/vedadspuren/status/731820319338565633

Discutiu-se muito se Hamilton realmente precisaria ter colocado o carro para a grama! SIM, era isso ou uma batida garantida, claro, não adiantou muito, mas foi sua tentativa de fugir da colisão. Veja a foto abaixo e tire suas conclusões:

fotograma

Quem se deu muito bem foi Sainz da Toro Rosso que pulou para 3º. Massa largou mal e perdeu mais uma posição. Já Nasr largou muito bem e foi para 16º. Button também largou muito bem!

Após a relargada tínhamos Ricciardo, Max, Sainz, Vettel, Kimi, Bottas, Perez, Button, Alonso e Grosjean.

CORRIDA

Iniciou-se então, uma caça da Ferrari para cima da Toro Rosso e Red Bull! Sainz tentou segurar Vettel e o fez com muita garra, mas na volta 8 não foi mais possível e o alemão toma a 3ª posição do piloto da Toro Rosso.

Em seguida Vettel partiu para cima de Max Verstappen! E Kimi começa a caça para cima de Sainz! Ferrari queria muito a dobradinha! Lá para trás, boas disputas entre Renault e Haas.

Felipe Massa, com corrida comprometida, antecipa parada na volta 9.

As paradas de boxes começam na volta 12 e após realinhamento dos ponteiros tínhamos novamente Ricciardo, Verstappen, Vettel e Kimi. Massa ganhou algumas posições com a antecipação de sua parada e na volta 16 figurava em 10º e pressionando Alonso. Mas Mas também sendo pressionado por Grosjean e sua Haas.

Volta 20 e a classificação era: 1 Ricciardo; 2 Verstappen; 3 Vettel; 4 Raikkonen; 5 Bottas; 6 Sainz; 7 Perez; 8 Button; 9 Alonso; 10 Massa.

Hulkenberg que vinha se recuperando na prova, na volta 22 abandona com problemas no carro – fogo e fumaça! O piloto parou, tomou o extintor do fiscal e fez o serviço!

Até a volta 29, corrida sem muitas trocas de posições ou situações diferentes de um “siga o líder”. E nesta mesma volta começaram as paradas de boxes novamente! Muitas mudanças de estratégias e quem se deu mal foi Verstappen que acabou perdendo posição para Vettel: Ricciardo, Vettel, Max, Kimi e Bottas.

Mas… Vettel faz uma parada para troca de pneus CEDO demais, volta 38. Aparentemente por algum problema e não por estratégia. Assim, Max retoma a 2ª colocação naquele momento. Vettel ainda perde a posição para seu companheiro. Essa troca antecipada CUSTOU caro para o alemão da Ferrari. Com a parada de Kimi, Verstappen retoma aponta!

Volta 46 e infelizmente Fernando Alonso abandona com sua McLaren. Lá na frente, Kimi cola em Verstappen e parte para a caça do estreante da Red Bull. Mas ambos ainda teriam que efetuar uma última parada!

Mas surpreeeesa! Max e Kimi resolvem não parar! Na volta 58 uma bela briga entre Vettel e Ricciardo! Quase se tocam! Vettel reclama muito no rádio:

“Que isso! Esse cara veio para cima do meu carro! Que isso?!? Isso aqui não é pingue-pongue!”.

Verstappen segura Kimi com muita confiança e garra! Que estreia do moleque na Red Bull! Última volta, em uma briga intensa com Vettel, Ricciardo tem problemas, fura o pneu traseiro esquerdo e mas ainda consegue terminar a prova!

Fim de prova, MÁGICA VITÓRIA de Verstappen e torna-se o mais jovem vencedor da história da F1. Em seguida tivemos Raikkonen. Vettel fecha o pódio! Ricciardo, mesmo com pneu furado, termina em 4º. Bottas fica em 5º. O brasileiro Felipe Massa até que se recuperou bem e terminou ainda em 8º.

E o Verstappen PAI muito emocionado: “Meu filho tem apenas 18 anos e a forma como ele correu foi inacreditável. Eu não acredito!”.

Sauber em sua situação dramática se restringiu a brigas entre os próprios pilotos, sendo que Ericsson se deu bem para cima do brasileiro Felipe Nasr. Respectivamente e 12º e 15º.

E no final das contas, é a primeira prova em que não pontua um carro da Mercedes deste o GP dos EUA de 2012. A bronca deve ter sido boa lá na salinha de tortura!

Em entrevista após a reunião de equipe, Lauda declarou:

“Falei com 2 separadamente e ambos pediram desculpas à equipe, não entre eles. Imaginava que isso poderia acontecer e deve continuar isso durante todo o ano”

Imperdível a próxima etapa, em Mônaco – Monte Carlo – 26 a 29/05/2016.

RESULTADO FINAL

resutladofinalfia

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL

1 – NICO ROSBERG – 100 pontos
2 – KIMI RAIKKONEN – 61
3 – LEWIS HAMILTON – 57
4 – SEBASTIAN VETTEL – 48
5 – DANIEL RICCIARDO – 48
6 – MAX VERSTAPPEN – 38
7 – FELIPE MASSA – 36
8 – VALTTERI BOTTAS – 29
9 – DANIIL KVYAT – 22
10 – ROMAIN GROSJEAN – 22

FOTOS DO FINAL DE SEMANA

Veja algumas fotos de Foto Studio Colombo / Pirelli:

[envira-gallery id=”4858″]