Início Moto GP MOTO GP – Programação, horários e transmissão – GP de Valência –...

MOTO GP – Programação, horários e transmissão – GP de Valência – 2015

186
Foto: motogp.com
Foto: motogp.com

MOTO GP – E após tanta polêmica, agressões verbais, “picuinhas”, troca de “carinhos” e muita briga de bastidores, chegamos ao #TheGrandFinale! O Grande Prêmio de Valência de Moto GP 2015, que recebe o circo pela 17ª vez, todos eles disputados sempre no circuito Ricardo Tormo. O nome do circuito é em homenagem ao piloto espanhol Ricardo Tormo, que venceu o Mundial de 50cc em 1978 e 1981. Além das 15 vitórias em GPs de 50cc, venceu também quatro corridas nas 125cc. A carreira dele terminou em 1984 devido a lesões nas pernas em uma queda durante uma prova. Tormo faleceu em 1998 com leucemia.

"Valencia (Ricardo Tormo) track map" por Will Pittenger
“Valencia (Ricardo Tormo) track map” por Will Pittenger

Nas estatísticas, Dani Pedrosa (Honda) foi o que mais ganhou em Valência (seis vitórias) Com 3 vitórias temos Casey Stoner. Dos atuais, além de Pedrosa, temos Valentino Rossi (2), Maverick Viñales (2), Mika Kallio (2), Jorge Lorenzo (2), Marc Márquez (2) e Héctor Barberá (2). Nos construtores, desde os motores 4 tempos (2002), a Honda tem oito vitórias, a Yamaha três vitórias e a Ducati duas. A Suzuki tem apenas um 3º lugar em 2007.

Na briga mesmo, temos o espanhol JORGE LORENZO #99 e Valentino Rossi #46, respectivamente com 305 e 312 pontos no mundial de pilotos. Em 2015, Rossi tem 4 vitórias, 1 pole e 15 pódios. Já Lorenzo ganhou 6 vezes, largou em 1º quatro vezes e subiu ao pódio 11 vezes. Tais números são favoráveis ao espanhol em caso de empate em pontos. Veja o vídeo oficial da MotoGP para a chamada do GP de Valência:

video

E graças ao incidente envolvendo Rossi e Marc Márquez na corrida da Malásia, a situação do italiano não é NADA boa! Os comissários entenderam que Valentino foi o culpado pelo toque e a consequente queda do espanhol da Honda quando disputavam a 3ª colocação na sétima volta (veja mais detalhes e o VÍDEO aqui). Apesar de não ter sido desclassificado durante a prova, foi punido após investigação da direção de prova e largará em ÚLTIMO no GP deste final de semana – para a tristeza geral italiana e felicidade eterna de Lorenzo!

Nas últimas semanas Valentino chegou a dizer que nem participaria do GP final, mas em seguida voltou atrás. Ainda, entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) para revisão de sua punição. A data final para a decisão é 06/11/2015.

“Ainda estou à espera da decisão do tribunal, mas espero que possa fazer uma corrida normal e lutar pelo título em igualdade de condições com Lorenzo. Vai ser um fim de semana muito intenso e também muito importante. Meu objetivo é trabalhar nas minhas melhores habilidades e com minha equipe, fazer o máximo em cada sessão para chegar à corrida no domingo com tudo. Eu vou tentar fazer o meu melhor na pista” – declarou Valentino Rossi da Yamaha

Já Lorenzo, também entrou com pedido no tribunal, mas claro, o contexto é outro! Se declarando CONTRA qualquer decisão do tribunal a favor de Rossi e argumentando como a decisão pode afetar sua vida e a temporada. Em nota, Lorenzo explica sobre sua decisão:

“O propósito foi, em todo momento, informar ao TAS que havia uma terceira parte que poderia ser prejudicada pela decisão final do árbitro único”.

Seu empresário, Albert Valera, complementa a nota:

“Por obrigação moral, víamos necessidade de informar o tribunal sobre a situação de Jorge como parte afetada em todo esse processo para que o levassem em consideração. Sabíamos que dificilmente nos deixariam participar do processo devido à excepcionalidade do caso. Não era o objetivo incluir Jorge em um caso tão complexo, mas proporcionar informação adicional que pode ajudar o árbitro único a tomar a decisão mais acertada. De forma alguma vamos apresentar recurso. Essa nunca foi a intenção. Nem pedir um aumento da sanção, já que respeitamos a direção de prova e a FIM”.

Em direção inversa, a equipe de Lorenzo e Rossi se posicionou da seguinte forma:

“Não esperávamos a intervenção de Jorge. Ele deveria ter nos avisado antes, como Rossi. Era seu direito, mas não foi legal. Não entendemos a razão do pedido dele” – declarou Meregalli.

FELIZMENTE e para o bem do campeonato, que já perde muito com todo esse tumulto, o TRIBUNAL ARBITRAL negou imediatamente o pedido de intervenção no processo por parte de Jorge Lorenzo! A posição dos membros do tribunal é de que o caso deve seguir sendo avaliando apenas entre Valentino e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), sem intervenções de outras partes.

Enquanto isso, lááááááá nos “cafundós”, Marc Márquez tenta se manter alheio à situação!

“Foi uma semana difícil depois de Sepang! Mas irei dar o meu melhor e deixar tudo isso para trás. Queremos terminar em alta o campeonato, por isso vamos trabalhar muito duro a partir de sexta-feira para obter bons acertos para a moto. Gosto de correr lá (Valência) na frente de muitos torcedores. Só espero que os acontecimentos da semana passada fiquem no passado e que possamos apenas nos concentrar na corrida” – em entrevista, Marc Márquez

Ainda, em virtude de todo esse caos instalado na MotoGP, a cúpula formada por Ezpeleta e Ippolito resolveu CANCELAR a coletiva de imprensa desta quinta-feira (05/11/2015)e CONVOCAR reunião de emergência. Em comunicado a mesma cúpula cita: “Na sequência dos recentes eventos que tiveram lugar no GP da Malásia e após mais desdobramentos ao longo da semana, o Gabinete Permanente da FIM convocou os pilotos e respectivos chefes das equipes da MotoGP para falarem sobre a situação às 12h30 (horário de Brasília) nesta quinta-feira – 05 de novembro. Por este motivo, a conferência de imprensa será cancelada”.

Para que Rossi levante o título de 2015, temos as seguintes combinações:

  • Lorenzo tem que chegar ao menos em 9º. Mais que isso, Valentino é campeão independentemente de sua colocação.
  • Lorenzo em 1º, Rossi tem que chegar em 2º.
  • Lorenzo em 2º, Rossi precisa terminar em 3º.
  • Lorenzo em 3º, Valentino pode chegar no mínimo em 6º lugar.
  • E se Lorenzo ficar em 4º, o Doutor pode ao menos em 9º.
  • Mais combinações? Veja aqui!

Dadas as possibilidades, se realmente o doutor largar da última posição, sinto em dizer que a situação do italiano é praticamente impossível! Digo, PRATICAMENTE! Pois de Valentino Rossi, não se pode duvidar!

Em RESUMO, a corrida promete e MUITO! Não dá para perder!

HORÁRIOS e TRANSMISSÃO

07/11/2015 – Sábado

  • MOTO3 – GP de Valência – Classificação – 09:35 – SporTV
  • MOTO GP – GP de Valência – TL4 – 10:30 – SporTV
  • MOTO GP – GP de Valência – Classificação – 11:10 – SporTV (RESULTADO)
  • MOTO3 – GP de Valência – Classificação – 12:00 – SporTV

08/11/2015 – Domingo

  • MOTO3 – GP de Valência – Corrida – 08:00 – SporTV
  • MOTO2 – GP de Valência – Corrida – 09:20 – SporTV
  • MOTO GP – GP de Valência – Corrida – 11:00 – SporTV (RESULTADO)

TEMPO REAL – Acompanhe o treino classificatório!

grandefinalvalenciamotogp_t