Início Fórmula Truck FÓRMULA TRUCK – Calendário 2015 modificado – O motivo é GRAVE, VERGONHOSO!

FÓRMULA TRUCK – Calendário 2015 modificado – O motivo é GRAVE, VERGONHOSO!

126
Fonte: Site Oficial Fórmula Truck
Fonte: Site Oficial Fórmula Truck – Autódromo de Londrina/PR

E para a tristeza dos paulistas e do automobilismo brasileiro, a ETAPA de fechamento da Fórmula Truck 2015 NÃO será mais em Interlagos/São Paulo/SP. Motivo? Deve estar pensando… OBRAS para variar! Não… não e não! FALTA DE ORGANIZAÇÃO, COMPROMISSO e RESPEITO no mínimo!

De um lado a organização da Fórmula Truck! Do outro a SPTuris, a empresa de turismo/eventos da cidade de São Paulo/SP e administradora do Autódromo de Interlagos.

Os organizadores da Fórmula Truck dizem que em outubro de 2014, quando protocolaram a intenção da realização da prova em 06/12/2015, já haviam recebido o aceite e aprovação da data. Além disso informam que a decisão foi unilateral e sem justificativas plausíveis.

Já a SPTuris informou em nota, que na verdade em setembro/2014 recebeu da VICAR (organizadora da Stock Car, Marcas e outras) pedido para as datas de 06/12/2015 e 13/12/2015. Ainda, segundo a mesma nota, explica que somente em outubro/2014 recebeu da Fórmula Truck o pedido pela data de 06/12/2015 e que em momento algum CONFIRMOU a data para a categoria. Diante do conflito, a administradora do autódromo entrou em contato com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para resolver o impasse. A SPTuris foi orientada pela CBA a escolher as provas da VICAR pelo costume da categoria em utilizar o autódromo sempre no final do ano. A F. Truck normalmente faz a etapa de Interlagos no meio do ano, mas em virtude das OBRAS, não foi possível. Outro ponto é que a VICAR também promove eventos distintos do automobilismo e na semana anterior teria um festival de música, assim a estrutura básica seria já utilizada para suas categorias automobilísticas. A administradora de Interlagos também reforçou que a organização da Truck já sabia, desde o início de 2015 da indisponibilidade de 06/12/2015. Ainda, informa que foi oferecida a data de 20/12/2015 e não foi aceito, posteriormente, pela organização da Truck.

Em contrapartida, a organização da Fórmula Truck diz que ainda assim tentou contato com a VICAR sobre um evento conjunto entre BRASILEIRO DE MARCAS e FÓRMULA TRUCK no dia 06/12/2015. E foi surpreendida ao saber que a VICAR não mais utilizaria o autódromo para a etapa do campeonato de MARCAS. Mais surpresa ainda ficou quando soube que na referida data teria um FESTIVAL de MÚSICA. Sobre o ocorrido, Neusa Navarro, presidente da categoria dispara:

“Foram várias as tentativas e esforços que empreendemos para que pudéssemos encerrar em São Paulo, que sempre constou em nosso calendário, sendo uma praça pela qual temos um grande carinho, pela receptividade calorosa e acolhedora a nós dedicada pelo público, que nos coroa como o segundo maior público recebido pelo autódromo, ficando atrás tão somente da Fórmula 1. Sequer nos foi apresentada qualquer justificativa plausível para tal definição e postura. Pelo contrário, notam-se situações totalmente adversas ao automobilismo nacional, em uma praça pública, onde os custos para reforma e manutenção são enormes, e a nosso ver, para somente uma categoria, a toda poderosa Fórmula 1, e agora para festivais de música eletrônica. Assim, afasta-se uma categoria automobilística, que depende somente de um autódromo para realizar suas atividades, em prol de um festival de música eletrônica, que tem inúmeros lugares melhores e mais apropriados para sua realização. É triste para torcedores, pilotos e patrocinadores não podermos disputar a corrida em Interlagos…”.

Não irei entrar no mérito de quem está certo ou errado! É o dito pelo não dito! Salvo um trâmite judicial que obrigue explicitação de documentos comprobatórios de todo o processo (deste 2014 até agora), não saberemos a real motivação. Em tempo, não adianta mais achar os culpados, JÁ ERA, para os dias 04 e 05/12/2015 o autódromo já está confirmado para o “Electric Daisy Carnival” (veja no site oficial).

E quando cito GRAVE e VERGONHOSO, quero apenas dizer que, no final das contas, este é somente mais um dos exemplos que o automobilismo brasileiro está à beira da falência, sempre nas mãos dos mesmos e que infelizmente, ALGUNS não estão tão preocupados com a coisa! E se pensarmos bem, internacionalmente não está muito diferente. Vide a F1 com o cancelamento do GP da Alemanha de 2015/2016 e a possibilidade de Monza fora de 2016. E na WEC, Indy e tantas outras, a coisa não está tão diferente. A questão toda está na falta de planejamento, respeito e organização! Esse é o problema do ESPORTE estar nas mãos de pessoas que só pensam naquilo, isso mesmo, naquilo ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$). Está errado? Não, o dindin é essencial, mas não pode ser a única maneira de tomarmos a decisão. Estão jogando na lama a história do automobilismo! Estão acabando com o futuro do esporte!

Mas voltando à Fórmula Truck, nas 20 edições da categoria, será a 3ª vez em que Interlagos fica de fora do calendário! Em 2000 e 2001 por acharem que os caminhões iriam danificar o sagrado solo do autódromo paulista. Mais tarde ficou comprovado que até um KART seria mais agressivo ao asfalto que os trucks.

E a cidade escolhida para substituir Interlagos foi LONDRINA/PR e fechará a temporada dos gigantes de aço. Bom para Londrina, bom para o Paraná, mas péssimo para a categoria e para o automobilismo – por todos os motivos acima citados (escancara a nossa falta de organização e RESPEITO). MAS QUE O SHOW CONTINUE!

Veja o calendário completo e atualizado: CLIQUE AQUI!

Abaixo, na íntegra, as NOTAS das duas entidades:

NOTA OFICIAL(Fórmula Truck)
NOTA OFICIAL(SPTuris)