Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Malásia – 2015

FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Malásia – 2015

166

Foto: Andrew Hone/ Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Andrew Hone/ Pirelli / Fotos Públicas

Então chegou o dia! Grande prêmio da Malásia de Fórmula 1 – Temporada 2015. Diferentemente do treino classificatório, o sol deu o ar da graça! E falando em treino, apenas para quem não viu, tivemos Mercedes e Ferrari na primeira fila (Hamilton e Vettel), segunda fila com Mercedes e RBR com Rosberg e Ricciardo respectivamente. Massa largou em 7º e Nasr 16º. As McLaren largam em último mesmo, já que a Manor (como esperado) não largou. Se quiser saber detalhes do treino classificatório, clique aqui!

Largada

Todos lagam com pneus médios, exceto a McLaren usando os duros para uma estratégia teoricamente diferente. Temperatura altíssima, largada com sol, mas previsão de chuva. Largada limpa, Hamilton se mantem em primeiro, Vettel briga com Rosberg e mantem a colocação. ÓTIMA largada de Massa pulando para 5º. Outro que largou muito bem foi o Felipe Nasr, ganhando 3 posições. Bottas sem dúvida teve a pior largada de sua carreira, perdeu várias posições. No final da primeira volta Raikkonen teve pneu furado por um toque com Nasr. Outro com problemas no pneu direito traseiro foi Maldonado, furado por um toque com Bottas. Após toque em Raikkonen, Nasr foi obrigado a entrar nos boxes para troca do bico dianteiro e acabou antecipando a 1ª parada.

Corrida

Final da segunda volta e pista apresenta: Hamilton em 1º, Vettel em 2º e Ericsson ao se assustar com o carro do Button, abre demais a curva para ultrapassar e consegue a proeza de rodar, abandonando a prova. Safety Car na pista e as duas Mercedes, as duas Red Bull, as duas Williams e as duas McLaren aproveitam o carro de segurança e vão aos boxes para troca de pneus! Bagunça total no grid e trocas variadas de posições. Quem se deu muito bem foram Ricciardo e Massa que ganharam a posição de Rosberg.

Relargada com a seguinte configuração: 1. Vettel, 2. Hulkenberg, 3. Grosjean, 4. Sainz, 5. Perez, 6. Hamilton, 7. Ricciardo, 8. Massa, 9. Rosberg, 10. Kvyat. Mas os 5 primeiros não fizeram parada para troca de pneus!

Na relargada Rosberg já pressiona Massa. Briga bonita, mas para variar um pouco, Massa reclama de problemas com potência no carro! Obviamente não segura muito, em 3 ou 4 voltas já perde o lugar para o Alemão. Bottas não tem desempenho bom, sofrendo pressão até da Force India e impressionantemente a McLaren de Alonso acompanhando o bolo. Hamilton já vai escalando e recuperando as posições. Porém, Vettel conseguiu várias voltas fazendo 1s por volta em cima de Hamilton (preso no pelotão). Hamilton assume a segunda posição a quase 10 segundos atrás de Vettel! Mas o menino da Ferrari não fez parada para troca de pneus ainda.

Ricciardo ia muito bem e segurando o Rosberg, mas nas tentativas de ultrapassagem em Sainz perde o carro na curva e deixa Rosberg ganhar mais uma posição. Felipe Massa quase consegue aproveitar! Mas passa a pressionar o moço da RBR e algumas voltas depois ultrapassa e assume a 7ª posição novamente! Em teoria, retirando os que ainda não fizeram pit-stop, Massa é o 3º colocado. Em seguida ultrapassa também Grosjean e já é o 5º na pista! Realmente ótima corrida do brasileiro até o momento. A turma começa a parar nos boxes e as posições vão se acertando. Com 19 voltas Vettel entra nos boxes para troca, coloca médio novamente e terá que parar obrigatoriamente mais uma vez. A Ferrari retorna em 3º lugar e à frente de Massa. Nasr vem tentando escalar para chegar à zona de pontuação. Ricciardo com uma série de erros absurdos vai perdendo posições. As McLaren, de forma surpreendente se mantém em 8º e 11º (Alonso e Button). Mas Button sendo persseguido por Nasr. Ótima corrida do estreante apesar de todos os problemas do final de semana.

Felizmente para a temporada, Vettel e a Ferrari tem ritmo maravilhoso. Mesmo com pneus médios e novos em relação ao Rosberg, Vettel ultrapassa o piloto da Mercedes e dá um outro toque ao campeonato! E mais, segue tirando tempo em relação ao Hamilton e o ultrapassa! Na mesma hora a Mercedes chama Hamilton para os Boxes. É o fator “DIFERENTE” nesta temporada até o momento. E infelizmente, Alonso precisa abandonar a prova na 22ª volta com problemas no carro – difícil a vida da McLaren e a Honda.

“Eu ainda não sei. Escutei pelo rádio para tirar o pé e voltar devagar para os boxes, cuidar do carro. Então ainda não sei o que é. Estes problemas normalmente são descobertos nos testes de inverno. Como não tivemos testes de inverno, estamos enfrentando isso nas primeiras corridas. Mas poder acompanhar o pelotão, alcançar as Red Bull depois de pit-stop, tudo isso foi melhor do que o esperado, então com isso eu estou feliz” – explica o espanhol Fernando Alonso após abandonar a prova.

Outro destaque foi Verstappen hoje! Ultrapassou Ricciardo de forma maravilhosa! Toro Rosso à frente da RBR. Apontado como inexperiente antes do início da temporada, Verstappen surpreende na Malásia. É o sétimo e está na frente de Bottas e Ricciardo.

Interessante é ver a diferença de agressividade e pensamento entre a Ferrari e Williams. Não é difícil imaginar que, quem fizer estratégia de parada IGUAL à da Mercedes vai levar na cara! E o que a Williams fez? Adivinha! Já Ferrari arriscou e partiu para estratégia muito diferente dos carros pratas! Resultado? Deixou a Williams para trás chupando dedo e deu trabalho para a Mercedes. E ainda falam que a Ferrari vai brigar com Williams este ano, nadica de nada! Williams vai ficar brigando com RBR e Toro Rosso.

Após 33 voltas seguimos com: 1. Vettel / 2. Hamilton, a 16s8 / 3. Rosberg, a 13s4 / 4. Raikkonen, a 10s5 / 5. Massa, a 13s5. Nasr é apenas 16º.

O mexicano Perez leva 10 segundos de penalidade pelo toque em Grosjean. Hulkenberg também é punido pelo toque em Kvyat.

Na volta 37 Vettel faz sua última parada e VOLTA à frente de Rosberg! Na volta 39 Hamilton pára, a equipe coloca pneu DURO por não ter SET NOVO do médio e retorna em 3º lugar e 18 segundos atrás de Vettel (em 1º). A Ferrari e o Vettel deixaram a Mercedes desnorteada pelo visto. Rosberg não iria mais parar e o fizeram parar! Colocaram um jogo de pneus que tira qualquer chance do Hamilton vencer! No radio não diz coisa com coisa aos pilotos! Para mim a Mercedes não está preparada para o INESPERADO! São perfeitos nas suas estratégias até que… alguém se meta e surpreenda.

Já a sauber e uma estratégia “BRILHANTE” ou problemas no carro, faz Nasr parar 4 vezes nos boxes! Obviamente tira qualquer chance do piloto de alcançar zona de pontuação!

A 10 voltas do fim, Vettel ainda mantem 12 segundos à frente de Hamilton e segue firma para a vitória! Na pista: 1. Vettel / 2. Hamilton, a 13s6 / 3. Rosberg, a 11s5 / 4. Raikkonen, a 18s3 / 5. Massa, a 16s6 / 6. Bottas, a 3s5. Button abandona e fim de prova para McLaren.

Se lembrarem bem, na coletiva após o GP da Austrália, Rosberg desejou que a Ferrari realmente colocasse pressão na Mercedes… e agora Rosberg? É muito cedo para avaliar, mas parece que as brigas do ano serão:  Mercedes/Ferrari, Williams/Toro Rosso/RBR, Sauber/Lotus/Force India. Vamos ver! Faltando 5 voltas para o final Maldonado se junta à turma que já abandonou a prova (Button, Alonso e Ericsson). Briga boa entre as Williams e Bottas se dá bem para cima do Felipe Massa!

Chegamos ao fim da prova! Hegemonia quebrada finalmente! FESTA!!!! SHOW da FERRARI em sua estratégia e CARRO! SHOW do Vettel em todos os momentos! A Mercedes realmente perdida na prova! Raikkonen fez seu papel e garantiu o 4º lugar! As Williams, diante do todo, boa prova e ficaram onde vão ficar outras tantas vezes no campeonato (5º – Bottas e 6º – Massa). Seguidos por Max Verstappen, piloto mais jovem a pontuar na historia da F1. Carlos Sainz, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo completam a zona de pontuação.

Classificação FINAL da prova

1. Vettel, 56 voltas

2. Hamilton, a 8s5

3. Rosberg, a 3s7

4. Raikkonen, a 41s5

5. Bottas, a 16s5

6. Massa, a 3s1

7. Verstappen, a 24s1

8. Sainz, a 10s6

9. Kvyat, a 1s0

10. Ricciardo, a 7s9

11. Grosjean, a 17s6

12. Nasr, a 2s5

13. Perez, a 17s1

14. Hulkenberg, a 0s4

15. Merhi, a uma volta

Classificação GERAL do Campeonato

1. Hamilton, 43 pontos

2. Vettel, 40 pontos

3. Rosberg, 33 pontos

4. Massa, 20 pontos

5. Raikkonen, 12 pontos

6. Nasr, 10 pontos

7. Bottas, 10 pontos

8. Ricciardo, 9 pontos