Início Destaque FÓRMULA INDY – Resultado Final – Texas – 2019

FÓRMULA INDY – Resultado Final – Texas – 2019

1377
Foto: Twitter Josef Newgarden

E tivemos nesta noite de sábado (08/06/2019) a etapa do Texas Oval da Fórmula Indy 2019! Sato, que largou na ponta, vinha em corrida consistente e certamente em condições de vitória! Mas, Sato é Sato e acabou errando forte em sua primeira parada de box, atropelou um dos mecânicos, passou por cima das mangueiras e obviamente perdeu muito tempo até tudo se acertar! Ainda, foi punido com stop&go! Acabou retornando 3 voltas atrás do novo líder, Ryan Hunter-Reay. Fechou a prova em 15º.

Na disputa pela vitória estavam Hunter-Reay, Dixon e um trio que alternava na posição 3: Rossi, Colton Herta (R) e Hinchcliffe. Com o estreante, Herta, em um show de ultrapassagens, arriscando tudo que a idade permitia!

Novas paradas de boxes e após a metade da prova, as estratégias começavam a definir as posições e chances! Hunter-Reay, que tinha estratégia de 4 paradas viu tudo indo por água a baixo quando Zach Veach tocou no muro e rodou! Mesmo com todo o BRILHANTE esforço para não bater, acabou parado no meio da pista e obviamente obrigando a primeira bandeira amarela da prova (na volta 135).

Eis que surge, com estratégia de 3 paradas e muita economia de combustível, Josef Newgarden! O piloto da Penske não se posicionou entre os ponteiros a maior parte do tempo, mas após a sua terceira e última parada tomou a ponta e precisou apenas segurar o impeto de Rossi – que assumiu o P2 quando Dixon acabou se tocando com Herta (19 voltas para o fim)!

Rahal (em corrida “a lá mineiro”) observando de longe, mas consistente, fechou o pódio! Ferrucci também aproveitou os abandonos e uma estratégia boa para garantir um belo 4º lugar e restou ao Hunter-Reay, o TOP5.

Newgarden vence mais uma, lidera bem a temporada e sim… já é postulante forte ao título! Sorte, boas estratégias e constância! Mas Rossi, aos trancos e barrancos, também consegue manter-se próximo. A diferença entre os 2 é de 25 pontos!

Por outro lado, para nós brasileiros, foi difícil ver pilotos como Tony Kanaan e Matheus Leist se arrastando com suas A.J. Foyt na pista! Para se ter ideia, com 50 voltas apenas, Leist já estava 3 voltas atrás do líder! Acabou abandonando, sem condições de ficar em pista! Kanaan acabou a prova em 16º (último). Mas claro, a torcida continua sempre!

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO PILOTOS 2019 – TOP5

1 – Josef Newgarden – Team Penske – 367
2 – Alexander Rossi – Andretti Autosport – 342
3 – Simon Pagenaud – Team Penske – 319
4 – Scott Dixon – Chip Ganassi Racing – 278
5 – Takuma Sato – Rahal Letterman Lanigan Racing – 272

SIGA A GENTE