Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha – 2019

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Espanha – 2019

1714
Foto: Twitter Oficial Mercedes AMG F1

E tivemos neste domingo (12/05/2019) o GP da Espanha de Fórmula 1 2019! Na largada, Hamilton traciona melhor, assim como Vettel. Ao final da reta, Bottas vira recheio de pão e acaba perdendo a posição para Hamilton. Vettel em seguida também perdeu posição para Max. Durante a prova, estratégia diferente para Leclerc (1 parada e utilização de pneus duros). A grande questão da prova foi a durabilidade dos pneus amarelos, estratégia utilizada pela maioria (Vermelhos + Amarelos). O que em nada mudou o resultado da prova!

Após carro de segurança (faltando menos de 20 voltas), Hamilton partiu para a vitória, sem dificuldades! Bottas e Verstappen completaram o pódio. Ferrari, com Vettel e Leclerc, fecharam o TOP5. Hamilton ainda fica com a volta mais rápida, assume a liderança da temporada e a Mercedes conquista a 5ª dobradinha SEGUIDA!

RESULTADO FINAL

CORRIDA EM DETALHES

LARGADA

Lado a lado, roda com roda, Bottas, Hamilton e Vettel! Vettel espalha e com isso atrapalha um pouco Bottas (ficou entre Lewis e Vettel), que perde a liderança para Hamilton! Um pouco mais, Vettel atrapalha também Leclerc com ambos perdendo suas posições para Verstappen! Após a 1ª volta: Lewis, Bottas, Verstappen, Vettel e Leclerc no TOP5. Gasly, Grosjean, Magnussen, Kvyat e Albon completavam o TOP10. Kimi se complicou e caiu para a última posição. Norris despenca de 10º para 16º. Hamilton abria mais de 1.5 segundos para o companheiro.

Foto: Twitter Oficial Mercedes AMG F1

CORRIDA

A corrida seguiu, volta 7, no pelão intermediário continuamos com Gasly, Grosjean, Magnussen, Kvyat e Albon entre o 6º e 10º. Lá atrás, depois da escapada na brita, Kimi assume a 17º posição. As Renaults, mesmo sofrimento de sempre! Ricciardo em 12º e Hulkenberg em 16º, ao completarem 10 voltas! Volta mais rápida até então, passou por Bottas e naquele momento, Hamilton assumia.

Leclerc começa a pressionar Vettel, visivelmente mais rápido e com isso Max Verstappen começa a se distanciar, com mais de 3 segundos a frente de Vettel. Assim como Hamilton que tinha mais de 3 segundos a frente de Bottas. Volta 12 e provavelmente Ferrari decide que Vettel abra para o companheiro, Leclerc assume o P4!

Foto: Twitter F1 Oficial

Prova com poucas disputas, volta 15 e Ricciardo começa, discretamente, a incomodar Sainz na batalha pela 11ª posição. Leclerc, após ultrapassar Vettel, abre 3 segundos. Mas em contra partida, apenas minimizou, porém a Ferrari continua perdendo espaço em relação a Verstappen.

Foto: Twitter F1 Oficial

Chegamos na volta 20 (quase 1/3 da corrida) com Lewis chegando nos 5 segundos a frente de Bottas. Verstappen em 3º e Leclerc em 4º. Vettel efetua sua parada, coloca compostos médios (amarelos) e retorna em 10º graças a problemas na troca do pneu esquerdo traseiro. Volta seguinte foi a vez de Max parar e retorna com pneus vermelhos novamente, garantindo que efetua mais uma parada na prova – retorna em 5º.

Volta 25 e Vettel recupera a 6ª posição até então. Ricciardo ganha posição de Sainz e assume a 9ª posição. Vettel, com pneus médios, crava a melhor volta e aparentemente tem melhor desempenho que a primeira parte da prova. Momento que Leclerc faz seu pit stop e retorna com PNEUS DUROS e não retorna aos boxes novamente em teoria! Mas equipe falha novamente na mesma roda e o piloto perde segundos importantes, retornando em 5º, logo à frente de Vettel.

Bottas também faz sua parada e retorna com pneus médios. Mesma estratégia do companheiro e líder da prova, Lewis. Com praticamente todos de pneus novos, segue a classificação após 31 voltas, quase metade da prova:

Bottas, com pneus amarelos, retoma o bom desempenho dos treinos classificatórios e assume a melhor volta, ainda reduz pouco a pouco a diferença para Hamilton. Enquanto isso, na equipe da INDECISÃO, Vettel segue atrás de Leclerc, não consegue ultrapassar e sem ordem de equipe até então – volta 34. Apenas 2 voltas depois, Vettel toma a posição de Leclerc, assumindo a 4ª posição. Mais uma vez, demora expressiva para decidirem a inversão de posições.

Chegamos na volta 40 e a grande questão naquele momento era a situação dos pneus amarelos, se durariam o restante da prova, sem obrigar novas paradas. O que se esclarece com a parada de Vettel para nova troca, com pneus amarelos novamente – retorna em 6º. Volta 44 e Max Verstappen faz sua parada e também retorna com médios, retornando atrás de Leclerc. Vettel retomava a melhor volta da prova.

Foto: Twitter F1 Oficial

Faltando 20 voltas para o final, Bottas troca por pneus vermelhos e retorna ainda à frente de Leclerc. Mas… mas… Norris e Stroll se estranham em pista, escapam e Stroll bete na proteção de pneus. A McLaren de Norris, com frente destruída e com isso, CARRO DE SEGURANÇA! Hamilton garante a vitória praticamente, parando e efetuando sua troca de pneus! FERRARI muda estratégia de Leclerc e trocam seus pneus pelos amarelos!

Assim, com todos os ponteiros com suas últimas paradas efetuadas, tínhamos a seguinte classificação:

TODOS colados e na volta 53 tivemos a relargada! Lewis segue na ponta, Bottas não permite qualquer aproximação de Max. Vettel e Leclerc seguem em 4º e 5º. Gasly pressiona Leclerc, mas acaba errando e permite na verdade a pressão de Magnussen. Faltando 10 voltas, Hamilton já abria mais de 3 segundos para Bottas, que tinha também 3 segundos para Max. Lá atrás, Ricciardo e Hulkenberg, respectivamente em 12º e 13º. Giovinazzi e WILLIAMS fecham a porteira! Gasly em 6º, Magnussen, Grosjean, Sainz e Kvyat completavam o TOP10.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Mais uma dobradinha da Mercedes, a 5ª seguida na temporada! Hamilton vence, fica com a volta mais rápida e assume a liderança do mundial! Bottas e Max completam o pódio! Ferrari se contenta com os 4º e 5º lugares.

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO – PILOTOS – TOP10

1 – Lewis Hamilton – GBR – MERCEDES – 112
2 – Valtteri Bottas – FIN – MERCEDES – 105
3 – Max Verstappen – NED – RED BULL RACING HONDA – 66
4 – Sebastian Vettel – GER – FERRARI – 64
5 – Charles Leclerc – MON – FERRARI – 57
6 – Pierre Gasly – FRA – RED BULL RACING HONDA – 21
7 – Kevin Magnussen – DEN – HAAS FERRARI – 14
8 – Sergio Perez – MEX – RACING POINT BWT MERCEDES – 13
9 – Kimi Räikkönen – FIN – ALFA ROMEO RACING FERRARI – 13
10 – Lando Norris – GBR – MCLAREN RENAULT – 12

Mais, clique AQUI!

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa será, nada mais, nada menos que em Monte Carlo para o GP de Mônaco em 26/05/2019!

SIGA A GENTE