Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Azerbaijão / Baku –...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Azerbaijão / Baku – 2019

2247
Valteri Bottas | Foto: Twitter Oficial Mercedes AMG F1
#RAPIDINHA: Vencedores – GP Azerbaijão 2019
  • 1º – Valtteri Bottas
  • 2º – Lewis Hamilton
  • 3º – Sebastian Vettel
  • 4º – Max Verstappen
  • 5º – Charles Leclerc

E chegamos ao grande dia, dia de GP do Azerbaijão! Neste domingo (28/04/2019) tivemos a 4ª etapa da temporada e chegamos com Hamilton líder do campeonato, seguido de Bottas (Pole), Max Verstappen, Vettel e Leclerc no TOP5. Na classificação “RESTO”, Gasly é o líder com 13 pontos (55 pontos atrás de Hamilton), seguido de Kimi e Norris! Falando da largada, depois da batida de Leclerc, Bottas e Hamilton conquistaram a primeira fila. Vettel largou em 3º com Max ao lado. Leclerc largou em 8º – único com compostos médios entre os ponteiros. Tivemos as punições de Giovinazzi (10 posições), Gasly (Desclassificado do treino), Kubica (Desclassificado do treino) e Kimi (Desclassificado) – largaram no final do grid!

A prova, IMAGINEM! Monótona? Impossível em Baku! Na largada, boa disputa roda a roda entre Bottas e Hamilton, mas Bottas consegue assegurar a ponta. Hamilton, Vettel, Perez e Max, que perdeu o P4, completavam o TOP5. Leclerc não conseguiu boa largada e perdeu 2 posições!

Durante a corrida, excelente prova de recuperação de Leclerc… liderou boa parte da prova com estratégia diferente. Mas ao final da prova, ficou muito tempo com os compostos médios desgastados e após a parada de box conseguiu apenas um P5. Hamilton até tentou complicar a vida do companheiro, mas não deu! Bottas conseguiu uma etapa consistente, com bom desempenho e VENCEU! ASSUME a liderança da temporada com 1 ponto à frente de Hamilton!

Já Vettel, em prova discreta ainda conseguiu o pódio! Bottas quebra o pequeno “tabu” de 2019, em que o POLE não havia vencido ainda na temporada! Max fica com a 4ª posição. A volta mais rápida ficou com Leclerc, na estratégia!

RESULTADO FINAL

ETAPA EM DETALHES

Largada

Largada limpa, MUITA sorte pensando que estamos em Baku! Bottas, lado a lado com o companheiro conseguiu ficar à frente! Hamilton, Vettel, Perez e Max, que perdeu o P4, completavam o TOP5. Leclerc não conseguiu boa largada e perdeu 2 posições! Norris larga muito bem e já pressionava Max Verstappen também.

LARGADA | Foto: Twitter Oficial F1

Corrida

Final da 2ª volta e tínhamos: Bottas, Hamilton, Vettel, Perez, Max, NORRIS, Kvyat, Sainz, Ricciardo e Leclerc no TOP10. Volta #5, Bottas abria mais de 2 segundos para Hamilton e mais de 6 segundos para Vettel. Leclerc, com pneus médios, toma as posições de Ricciardo e Sainz, assumindo a posição original (8º). Mais algumas voltas, Verstappen começa a pressionar Perez na disputa pela 4ª posição. Leclerc pressiona Norris e assume a 6ª posição. Bottas crava a melhor volta temporária.

Leclerc parte então para cima de Perez e na volta 7 já assume a 5ª posição! Enquanto isso, Bottas tem mais de 3.5 segundos à frente de Hamilton e mais de 10 segundos para Vettel! Voando baixo o finlandês. No pelotão do meio, Stroll surpreende e assume a 9ª posição. Disputa entre Ricciardo e Albon pela 10ª posição. Sainz pressionava Norris e na volta 9, consegue tomar a posição do companheiro, assumindo o P7.

Volta 10, Leclerc encosta, não se importa e toma a posição de Max Verstappen! Situação era a seguinte:

A prova seguiu, algumas paradas de boxes: Norris, Kvyat, Magnussen, Kimi, Hulkenberg e Giovinazzi. Gasly assume a 8ª posição e Sainz já era o 6º. E… e… MEU AMIGO, volta 12, Leclerc ENCOSTA, COLA em Vettel! A Ferrari prefere então chamar Vettel aos boxes para troca de pneus – saiu com médios! Leclerc assume a TERCEIRA posição e assume a MELHOR VOLTA da prova até então – 1:47.326. Momento em que BOTTAS entra para os boxes. Leclerc assume a 2ª posição e apenas 4 segundos atrás de Hamilton. Mercedes prefere então efetuar a troca de pneus de Hamilton e evitar o confronto com Leclerc em pista.

Vettel, com pneus médios e novos, crava a melhor volta: 1:46.931. Após as paradas de praticamente todos, exceto Leclerc, Gasly, Grosjean e Russell que largaram com pneus médios, tínhamos a seguinte classificação:

Volta 16 e Hamilton assume a volta mais rápida (1:46.588), mas volta seguinte Bottas retoma (1:46.438), mas… volta seguinte, Hamilton crava 1:46.246 e retoma! Leclerc, com pneus mais desgastados, começa a permitir a redução de diferença entre ele e Bottas / Hamilton! Sainz toma a posição de Grosjean, que também seguia com os pneus médios da largada.

Volta 20, Grosjean começa a perder posições em virtude dos desgastes dos pneus e já era 11º. Bottas estava menos de 10 segundos para Leclerc na disputa pela 1ª posição. Um troca-troca de melhores voltas entre os pilotos da Mercedes e Hamilton era o detentor até então. Até que na volta 21, Max pisa fundo e marca a melhor volta. Naquele momento, Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Max e Gasly no TOP6. Perez, Norris, Sainz e Kvyat fecham o TOP10. Hamilton se aproxima muito de Bottas, menos de 2 segundos.

Foto: Twitter Oficial F1

Chegamos praticamente na metade da prova e Leclerc tem apenas 3 segundos à frente de Bottas. Hamilton segue em 3º. Grosjean escapa, felizmente não bate e consegue retornar! Situação com 25 voltas:

Com a situação atual de pista, Leclerc retornaria em 6º após sua parada de box. Mas em pista, volta 30 e as diferenças entre Leclerc, Bottas e Hamilton eram apenas no visual: LECLERC <0.800s> BOTTAS <0.900s> HAMILTON.

E na volta 32 Bottas ultrapassa Leclerc com a asa móvel acionada. Momento em que Ricciardo e Kvyat se enroscam! QUE CENA mais que HILÁRIA! Ricciardo vinha por dentro, tentando ultrapassar Kvyat, mas passa reto na curva. Kvyat acaba se atrapalhando com a manobra e para atravessado atrás de Ricciardo, que NÃO VIU e deu RÉ, batendo no carro da Toro Rosso! Ricciardo abandona! Que temporada! Kvyat também abandona!

Voltando à prova, Hamilton também toma a posição de Leclerc, que avisa via rádio que não daria para continuar em pista assim! Vettel também se aproxima e toma a posição também. Leclerc em 4º. Grandes chances de Ferrari ter errado feio na estratégia! Mas quem somos nós para dizer isso? PIT STOP executado, retorna com pneus macios em 6º, mas na mesma volta de retorno já assume a 5ª posição – 20 segundos atrás de Max.

Lá na ponta, Bottas seguia líder com 1.6s à frente do companheiro. Vettel, mais discreto impossível, era o 3º. Volta mais rápida ainda com Max Verstappen. Com problemas no carro, Gasly abandona! Safety-Car VIRTUAL ativado! Momento em que Grosjean também deixa a prova.

Relargada faltando 10 voltas para o final e sem mudanças de posições! Volta 45 e BOTTAS querendo garantir a liderança da temporada, crava a MELHOR VOLTA!

Faltando 3 voltas, Leclerc faz pit-stop para tentar garantir a volta mais rápida, momento em que HAMILTON faz a melhor volta e parte para cima de Bottas na disputa pela liderança da prova e do campeonato! FINAL de prova sensacional entre as Mercedes! Bottas consegue se distanciar e uma volta mais rápida com a ajuda de Russell, mas LECLERC consegue cravar a melhor volta ao final! FENOMENAL! QUE ETAPA!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Excelente prova de recuperação de Leclerc, liderou boa parte da prova com estratégia diferente. Mas ao final da corrida, ficou muito tempo com os compostos médios desgastados e após a parada de box conseguiu apenas um P5. Hamilton até tentou complicar a vida do companheiro, mas não deu! Bottas conseguiu uma etapa consistente, com bom desempenho e VENCEU! ASSUME a liderança da temporada – 1 ponto à frente de Hamilton!

Já Vettel, em prova discreta ainda conseguiu o pódio! Bottas quebra o pequeno “tabu” de 2019, em que o POLE não havia vencido ainda na temporada! Max fica com a 4ª posição.

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO PILOTOS

E a Mercedes faz dobradinha mais uma vez e DISPARA no campeonato. Bottas assume a liderança e tem 1 ponto à frente de Hamilton!

1 – Valtteri Bottas – FIN – Mercedes – 87
2 – Lewis Hamilton – GBR – Mercedes – 86
3 – Sebastian Vettel – GER – Ferrari – 52
4 – Max Verstappen – NED – Red Bull Racing Honda – 51
5 – Charles Leclerc – MON – Ferrari – 47

Classificação COMPLETA AQUI!

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa (5ª) será em 12 de maio de 2019 com o GP da Espanha (Barcelona)! Veja o calendário completo!

SIGA A GENTE

E nossa, já ia me esquecendo… caso queira, siga ou curta nossas redes sociais: