Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – GP do Brasil – Resultado Final – 2018

FÓRMULA 1 – GP do Brasil – Resultado Final – 2018

1271

E partimos então para a 47ª edição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1! Na pole, ele, CAMPEÃO por antecipação de 2018 – LEWIS HAMILTON! Ao lado, na 1ª fila, Sebastian Vettel. Bottas e Kimi na sequência. Em disputa mesmo o título de construtores! Para evitar o título de equipes pela Mercedes, Ferrari precisava somar mais de 13 pontos que a Mercedes nesta etapa.

LARGADA

Sem incidente, Lewis consegue assegurar a ponta após o S do Senna! Bottas larga de forma fantástica e toma a posição de Vettel ao final do S do Senna! Verstappen consegue ultrapassar Kimi, que retoma após as primeiras curvas! Leclerc, brilhantemente, seguia em 6º.

Foto: Twitter F1 Oficial

Final da volta #1: Hamilton, Bottas, Vettel, Kimi, Verstappen, Leclerc, Grosjean, Gasly, Ricciardo e Ericsson no TOP10.

CORRIDA

Voltas seguintes, Perez sofrendo pressão das duas Renaults na disputa pela 12ª posição. Hamilton seguia líder e já com quase 1 segundo para Bottas. Volta 3 e Verstappen toma a posição de Kimi em definitivo e assume a 4ª posição, partindo então para cima de Vettel. E… e… não demora muito, volta 4 e no S do Senna, Max toma a 3ª posição de Vettel! Próxima vítima? Max parte para cima de Bottas.

Foto: Twitter F1 Oficial

Vettel erra e perde também a posição para o companheiro de equipe! Após 6 voltas tínhamos:

Vamos nos aproximando da 10ª volta, Max Verstappen encosta em Bottas e parte definitivamente para a disputa pela 2ª posição. Hamilton abria mais de 1.5 segundos para Bottas. Ricciardo, em corrida de recuperação, já assumia a 6ª posição. Leclerc em 7º. E… e… impossível MAX VERSTAPPEN, assume a segunda colocação após ultrapassar Bottas na volta 10! Distância para Hamilton de 1.7s. Bottas também começa a sofrer pressão de Kimi!

Vale ressaltar que as Ferraris estavam com pneus amarelos, contra os vermelhos que os demais ponteiros. Ordem na volta 15: Hamilton, Verstappen, Bottas, Kimi, Vettel e Ricciardo no TOP6, sendo que os 4 últimos muito próximos e Bottas segurando o pelotão.

Foto: Twitter F1 Oficial

Parte intermediária do grid, Perez consegue segurar o ímpeto das Renaults, leva a posição de Ericsson (11º) e tem distância segura para Sainz. Leclerc em 7º, Alonso em 16º – que é o primeiro a efetuar a parada para trocas de pneus, retorna em último (problemas na parada) e com compostos brancos. Na ponta, Hamilton consegue assegurar os 1.5 segundos de diferença para Max Verstappen.

Bottas efetua seu pit-stop na volta 19, retorna também com pneus brancos e provavelmente não retorna aos boxes! O finlandês retornou em 9º. Volta seguinte a vez de Hamilton e retorna também com pneus médios (brancos), retornando em 7º. Max Verstappen novo líder da prova! Ericsson segue para os boxes para abandonar a prova.

Foto: Twitter F1 Oficial

Corrida seguiu em sua normalidade, chegamos à volta 28 e Hamilton recupera as posições de Grosjean e Leclerc, assumindo a 5ª posição – o 1º entre os que já efetuaram seus pit-stops. Mas, Verstappen – líder temporário – aumentava a distância para Hamilton volta após volta, o que lhe daria a condição e efetuar sua parada de box e RETORNAR em 1º. Vettel entra nos boxes! Coloca pneus brancos e retorna em 9º. Enquanto isso Bottas sofre para ultrapassar Grosjean na disputa pela 6ª posição.

Volta 32, hora de Kimi Räikkönen efetuar sua troca de pneus! Retorna obviamente com pneus brancos e em 7º, perdendo posição para Vettel nos boxes. Chegamos à metade da prova e a classificação era a seguinte:

Ferraris pressionando Bottas e avaliando o desempenho de Vettel e Kimi (6º e 7º), equipe solicita que Vettel permita a ultrapassagem de Kimi para que consiga combater Bottas. Moooooomento em que Max Verstappen entra nos boxes, retorna com pneus amarelos em 3º – atrás de Hamilton.

E… e… voando baixo, Max Verstappen ULTRAPASSA Lewis Hamilton sem dificuldade alguma, assumindo a liderança REAL da prova! Mais uma prova fantástica do garoto! Ordem em pista após 40 voltas: Verstappen, Hamilton, Bottas, Kimi, Vettel, Ricciardo, Magnussen, Leclerc, Grosjean e Ocon no TOP10.

Foto: Twitter F1 Oficial

Ricciardo efetua seu pit-stop, retorna em 6º e parte para cima de Vettel (com desempenho muito a abaixo do que demonstrou nos treinos). Max conseguia abrir mais de 2 segundos para o campeão de 2018.

E… e… e… MAX VERSTAPPEN ao tentar ultrapassar OCON (retardatário ou RETARDADO assim dizendo), é tocado pelo piloto da Force India em uma das pernas do S do Senna! Max cai para 2º e fica à 5.5 segundos atrás de Hamilton. Mesmo momento em que Kimi ultrapassa Bottas e Ricciardo ultrapassava Vettel. EXCELENTE GP do Brasil até então! Boas disputas e boas ultrapassagens!

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 47 e partimos então para a CAÇA de Max Verstappen para cima de Hamilton! Aparentemente sem danos no carro, seguia com voltas minimamente mais rápidas que Hamilton. Volta 50 e a diferença cai para 4.4s. Carro de Max já não demonstra mais o mesmo desempenho e na volta 54 a diferença aumenta para 4.7s. Momento em que Vettel faz nova parada, retorna com pneus vermelhos em 7º. Ferrari não consegue executar as estratégias desejadas e ao menos com Vettel, deixou a desejar.

Chegamos na volta 58, faltando 13 voltas e a diferença de Hamilton para Max era de 3.4s. Hamilton com pneus extremamente desgastados. Momento em que OCON recebe 10s de STOP&GO, o que não muda nada a situação dele (em 14º) e de Max Verstappen que pode ter perdido a vitória. E… mesmo momento em que Ricciardo ultrapassa Bottas e assume a 4ª posição! Prova fantástica de Daniel Ricciardo. Bottas aproveita e entra nos boxes para nova troca de pneus – retorna em 5º ainda, tamanha a diferença que tinha para Vettel.

Faltando 3 voltas, diferença de Hamilton para Max era apenas de 1.4s. Ricciardo partia para cima de Kimi na busca pelo pódio! Mas fica tudo assim! FIM DE PROVA!

Com ajuda do RETARDAD… ops… RETARDATÁRIO Esteban Ocon, LEWIS HAMILTON vence pela 2ª vez o GP do Brasil! Verstappen que tinha TUDO para vencer, termina em 2º e Kimi Räikkönen, segurando bem Ricciardo, fecha o pódio!

E ainda, o que faltava para decidir, está DECIDIDO! Com o resultado da prova, MERCEDES campeã 2018 de construtores!

Foto: Twitter F1 Oficial
RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E a última etapa da temporada 2018 será em Abu Dhabi – Yas Marina no dia 25 de novembro de 2018. Veja o calendário completo!