Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – Max vence, Hamilton CAMPEÃO! – GP...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Max vence, Hamilton CAMPEÃO! – GP do México – 2018

1781
Foto: Max vence – Twitter Oficial Max Verstappen

E sim! Tivemos hoje, neste domingo (28/10/2018) a 19ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2018! Palco, nada mais, nada menos que México, mas a questão era: Hamilton PENTA? Hamilton CAMPEÃO? Precisando apenas de um 7ª lugar na prova, independente da posição de Vettel, o circo da velocidade aguardava a conquista antecipada do título do inglês.

NÃO! NÃO! NÃO! Hamilton ficou bem longe da vitória em mais um fiasco da Mercedes (seja por estratégia ou dificuldades com o carro/pneus). Mas SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! Cinco vezes SIM, cinco vezes Hamilton, PENTACAMPEÃO mundial de F1! Com um 4º lugar na prova, Lewis se iguala à Juan Manuel Fangio em quantidade de títulos mundiais! Largando em 3º, conseguiu ganhar a posição de Ricciardo antes da primeira curva, mas viu Max Verstappen disparar na liderança. Ao longo da prova ainda viu Vettel se aproximar e sem resistência alguma, o ultrapassar! Perdeu também a posição para Kimi. Final de festa, Max Verstappen VENCE em final de semana DELE (desde os treinos livres), Vettel e Kimi completam o pódio! HAMILTON CAMPEÃO 2018 de Fórmula 1!

Para Vettel, fica para a próxima, mas sem dúvida alguma o alemão deve manter-se com a cabeça erguida e focar em 2019! Vettel venceu 5 vezes em 2018, o que não é pouco! Infelizmente 5 ou 6 erros mais graves o tiraram da disputa pelo título!

Foto: Twitter Oficial Vettel
LARGADA

Largada com uma 1ª fila inusitada, dobradinha da Red Bull com Ricciardo e Verstappen. Hamilton em 3º, com Vettel ao seu lado. Sem incidentes entre os ponteiros, Ricciardo NÃO consegue largada à altura da POLE conquistada e para piorar Hamilton fez largada FENOMENAL, assumindo a 2ª posição. Max Verstappen, realmente o piloto do final de semana até então, consegue assumir a liderança. Vettel, em disputa com Ricciardo e sofrendo pressão de Bottas, fecha a 1ª volta em 4º.

Foto: Largada – Twitter Oficial F1
CORRIDA

Após as 3 primeiras voltas tínhamos: Max, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Bottas, Kimi, Sainz, Hulkenberg, Leclerc e Ericsson no TOP10. No pelotão de trás, após enroscos, Ocon em último. Alonso em 12º, seguido de Stroll e Magnussen. Distância de Max Verstappen para Hamilton de mais 1.5 segundos.

Final da 10ª volta, corrida seguiu com Max líder e mais de 2 segundos após, Lewis Hamilton! Ricciardo, Vettel e Bottas no TOP5. Renaults e Saubers ainda no TOP10. Alonso fora por problemas em sua McLaren!

Volta 12 e a Mercedes revolte efetuar o pit-stop dos 2 pilotos na mesma volta! Retornam com compostos supermacios em 5º (HAM) e 8º (BOT). Volta seguinte a Red Bull efetua a troca dos pneus de Ricciardo, que retorna em 5º (Hamilton ganha a 4ª posição). Verstappen seguia líder com quase 10 segundos de vantagem para Vettel (2º lugar temporário). Volta 14 e Max Verstappen entra para os boxes, retornando à frente de Hamilton e apenas atrás das Ferraris, que ainda não haviam parado.

Volta 15 e Kimi até tenta dificultar, mas Max Verstappen o ultrapassa e assume a segunda colocação, partindo então para a caça à Vettel. Volta 17, Hamilton e Ricciardo encostam em Kimi. Primeiro Hamilton e em seguida Ricciardo, deixam Raikkonen para trás.

Foto: Twitter Oficial F1

Momento em que Vettel vai aos boxes, retorna com pneus vermelhos em 4º, atrás de Ricciardo. Kimi também faz seu pit-stop e retorna em 6º. Assim, após as paradas de praticamente todos, tínhamos a seguinte ordem:

Quase metade da corrida, mais morna IMPOSSÍVEL! Max seguia na liderança, com Hamilton quase 15 segundos atrás. Ricciardo, Vettel e Bottas fechando o TOP5. Ao menos Vettel aproxima-se de Ricciardo e na volta 34, o ultrapassa, assumindo a 3ª colocação. Sainz abandona e passa a fazer companhia ao Alonso no paddock!

Volta 40 e Vettel se aproxima MUITO de Hamilton (apenas 1.6 seg). Volta seguinte a diferença passa a menos de 1 segundo e inevitavelmente (pelo desempenho do momento), Vettel engole Lewis Hamilton e assume a 2ª colocação. Max Verstappen seguia na liderança com mais de 15 segundos à frente do piloto da Ferrari. E o piloto da casa, Perez, abandona!

Foto: Twitter Oficial F1

Volta 47, Ricciardo também se aproxima de Hamilton (com muita dificuldade com os pneus). O piloto da Red Bull abre a asa móvel, faz um “drible da vaca” e coloca de lado para ultrapassar Hamilton, que ESCAPA, passa pela grama e imediatamente parte para os boxes. UAU! UFA!

Foto: Twitter Oficial F1

Verstappen, Vettel e Bottas também efetuam novas paradas de boxes! Max líder, Ricciardo em segundo e Vettel se aproximando para a disputa da 2ª posição. Volta 55 e a situação de pista era a seguinte:

Faltando 10 voltas para o final, Hamilton (em 5º) literalmente se arrastando pela pista e mais de 45 segundos atrás de Max Verstappen. Ricciardo conseguindo manter-se à frente de Vettel e com segurança, bela prova do piloto da Red Bull apesar da largada ruim. Mas… Mas… Mas… o que seria de Ricciardo sem um MOTOR da Red Bull o deixando na mão? SIM! Mais uma vez Red Bull e sua “unidade de potência” complica a vida de Ricciardo. Pena!

Foto: Twitter Oficial F1

E assim, volta 63, Max, Vettel e Kimi compõem até então o pódio! Hamilton e Bottas no TOP5. Final de festa, Max Verstappen VENCE em final de semana DELE (desde os treinos livres), Vettel e Kimi completam o pódio! HAMILTON CAMPEÃO 2018 de Fórmula 1!

CAMPEÃO! CAMPEÃO!

E está feito! Com 227 GPs, 81 poles, 71 vitórias, 132 pódios e 9 vitórias em 2018 até então, LEWIS HAMILTON é PENTA CAMPEÃO mundial de Fórmula 1!

Imagem: F1 Twitter Oficial
RESULTADO FINAL

PRÓXIMA CORRIDA

A próxima etapa é simplesmente INTERLAGOS/SP para o GP do Brasil de Fórmula 1! Veja nosso calendário e em breve a COBERTURA ESPECIAL do Tomada de Tempo!