Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Japão – 2018

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Japão – 2018

3445
Foto: Twitter F1 Oficial

E nesta madrugada de sábado para domingo (07/10/2018), dia de eleição no Brasil, tivemos a 17ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2018 – Diretamente do Japão – Suzuka. No grid de largada tivemos no TOP10: Hamilton, Bottas, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Grosjean, Hartley, Gasly, Vettel, Perez e Leclerc (os últimos 3 ganharam 1 posição pela punição de Ocon).

Largada tranquila, sem incidentes! Hamilton mantém a ponta, seguido de Bottas. Max Verstappen até pressiona um pouco o #77, mas sem efetividade! Vettel ganha as posições de Hartley e Gasly e assumia a 6ª colocação.

Foto: Twitter F1 Oficial

Ainda na primeira volta, Vettel ultrapassa Grosjean e assume a 5ª posição. Final da primeira volta e o TOP10 era: Hamilton, Bottas, Max, Kimi, Vettel, Grosjean, Hartley, Gasly, Perez e Leclerc.

E… e… no início da 2ª volta, Max Verstappen escapa e no retorno vai empurrando Kimi para fora da pista! Max consegue assegurar a 3ª posição, mas Kimi acaba perdendo a posição para o companheiro, Vettel. Hartley perde algumas posições e Ocon recupera algumas. Após 3 voltas: Hamilton, Bottas, Max, Vettel, Kimi, Grosjean, Gasly, Perez, Ocon e Ricciardo fechando o TOP10. Ricciardo que largou em 15º.

Volta 4 e o safety car entra na pista em virtude de destroços em várias partes do circuito! Por enquanto boa recuperação de Vettel, pulando de 8º para 4º, boa recuperação de Ricciardo, saindo de 15º para 10º e a decepção de Hartley, largando em 6º e naquele momento em 11º.

Aberta a 3ª volta em regime de safety car, momento em que a direção de prova anuncia penalidade de 5 segundos para Max Verstappen pela manobra para cima de Kimi, ao retornar à pista depois de sua escapada! Vettel agradece!

Relargada na volta 8, posições mantidas entre os ponteiros! Mas… mas… Vettel! Vettel! Na tentativa de ultrapassagem para cima de Max Verstappen, completamente precipitado, toca em Max, roda e retorna em 19º. É Vettel entregando de bandeja o título, em definitivo, ao rival Lewis Hamilton!

Foto: Twitter F1 Oficial

Final da volta 10 e tínhamos a seguinte classificação, completa: Hamilton, Bottas, Verstappen, Kimi, Grosjean, Gasly, Perez, Daniel, Ocon, Sainz, Hartley, Alonso, Hulkenberg, Stroll, Leclerc, Sirotkin, Ericsson, Vettel e Vandoorne. Magnussen foi o primeiro a abandonar.

Mais 5 voltas, Ricciardo ultrapassa Gasly e Grosjean, assumindo a 5ª posição. Vettel em nova corrida de recuperação, ultrapassa Sirotkin, Ericsson, Stroll e Leclerc, assumindo a 14ª posição.

Volta 18 e entre os ponteiros, Kimi Raikkonen é o primeiro a efetuar seu pit-stop! O #7 retorna em 10º com pneus de faixa branca, provavelmente na tentativa de não mais parar. Momento em que Vettel assumia a 12ª posição após ultrapassar Hulkenberg e Alonso. Hamilton seguia soberano, com quase 5 segundos à frente do companheiro Bottas.

Volta 22 e Verstappen faz seu pit-stop, paga a punição de 5 segundos e retorna em 5º. Rapidamente ultrapassa Grosjean e assume o P4, logo atrás do companheiro de equipe. Vettel era 11º e Kimi já assumia a 6ª posição. Volta seguinte Bottas entra nos boxes e retorna em 2º com pneus médios. Momento em que Max ultrapassa Ricciardo e retoma o 3º lugar. Mais uma volta e é a vez do líder, Lewis Hamilton! Seguindo a lógica, também retorna com pneus médios e claro, ainda líder da prova!

Volta 28, praticamente todos já haviam efetuado suas paradas de boxe – exceto Grosjean, Gasly, Sainz, Hartley e Hulkenberg – e a situação em pista era:

Chegamos à volta 33 e finalmente Sainz, o único sem pit até então, entra nos boxes para troca de pneus! Realinhado o grid tínhamos: Hamilton, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Kimi, Grosjean, Vettel, Perez, Ocon, Leclerc no TOP10. Vettel voando baixo na tentativa de minimizar o estrago feito!

Faltando 10 voltas pra o final, safety car virtual em virtude do abandono de Leclerc. Hamilton líder, seguido de Bottas, Verstappen, Ricciardo, Kimi e Vettel. Com a presença de retardatários, Max encosta em Bottas, mas nada que efetivamente modificasse a situação na classificação.

Fim de prova, com a vitória de Hamilton e o 6º lugar de Vettel, campeonato muito bem conduzido pelo inglês, agora são 67 pontos de diferença. Sendo assim, com algumas boas ajudas da Ferrari/Vettel e faltando apenas 4 etapas, título está nas mãos de Lewis Hamilton! Grandes chances de tornar-se campeão já na etapa do México, com duas de antecedência! Bottas e Max completaram o pódio!

Quanto a prova, em virtude de duas corridas de recuperação de Vettel e uma de Ricciardo, somado a boas ultrapassagens entre a turma dos 2º e 3º pelotões, a prova teve muitas e boas ultrapassagens!

RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

E assim, após 17 etapas, ficamos com o seguinte TOP3:

1 – Lewis Hamilton – GBR – Mercedes – 331 pontos
2 – Sebastian Vettel – GER – Ferrari – 264
3 – Valtteri Bottas – FIN – Mercedes – 207

Mais informações e classificação completa AQUI!

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa será no Circuito das Américas em 21 de outubro de 2018. Veja o calendário completo!