Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Itália (Monza) – 2018

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Itália (Monza) – 2018

3032
Foto: Twitter Oficial F1

E tivemos neste domingo (02/09/2018) o GP da Itália de Fórmula 1 em Monza, válido pela 14ª etapa da temporada 2018! Pole position de Kimi Raikkonen com Vettel completando a dobradinha da equipe. A segunda fila tinha Hamilton e Bottas.

LARGADA

Largada até tranquila, com incidente apenas na parte de trás do grid. Na ponta, Kimi consegue manter-se em 1º, Vettel também mantém sua posição de largada. Bottas fica para trás e Hamilton começa a pressionar Vettel. Até algumas curvas à frente, HAMILTON coloca as facas nos dentes e parte para cima de Vettel, que acaba tocando no carro da Mercedes e roda, danificando a asa dianteira!

Foto: Twitter Oficial F1

Safety-Car na pista para retirada do carro de Hartley (em enrosco na largada com Vandoorne e Ericsson) e Vettel vai para os boxes, retornando em 18º. Pelo Replay, Vettel tenta resistir e acaba tocando em Hamilton, a princípio situação de corrida – tanto que não tivemos punição.

Foto: Twitter Oficial F1
CORRIDA

Relargada na volta 4, Hamilton pressiona agora Kimi Raikkonen. Verstappen em 3º e Bottas em 4º. Final da RETA principal, Hamilton coloca de lado e deixa Kimi para trás! Mas… Mas… 2 curvas à frente Kimi RETOOOOOOMA a posição.

Foto: Twitter Oficial F1

Final da 5ª volta e tínhamos a seguinte classificação: Kimi, Hamilton, Max, Bottas, Grosjean, Sainz, Ocon, Stroll, Sirotkin, Alonso no TOP10. Vettel era 16º, em sua corrida de recuperação.

Mais 5 voltas, Ricciardo também em sua corrida de recuperação (já que largou em penúltimo) e Vettel acompanhando o piloto da Red Bull, respectivamente em P14 e P15. Na ponta, Kimi abre mais de 1 segundo para Hamilton, seguidos ainda de Verstappen e Bottas. Volta 11, Vettel ultrapassa Ricciardo e cia, assumindo a 11ª posição. Ricciardo tenta acompanhar, mas tem dificuldades com Gasly.

Volta 15, Ocon ganha a posição de Sainz, assumindo a 6ª posição. Na ponta, Kimi tem 1.3s para Hamilton e quase 6 segundos para Verstappen. Vettel assuma a 9ª posição e Ricciardo era o 12º. Alonso abandona!

Volta 20, Hamilton se aproxima de Kimi (diferença em 0.6s) e um pouco atrás Bottas força ultrapassagem para cima de Max, que erra e corta caminho, mantendo a 3ª posição. Enquanto isso, Vettel já se posiciona em 7º, enquanto Ricciardo ainda estava na 12ª posição. Situação naquele momento: Kimi, Hamilton, Max, Bottas, Grosjean, Ocon, Vettel, Sainz, Perez e Stroll no TOP10.

Começam então os pit-stops! A Mercedes blefa, faz Ferrari chamar Kimi que foi o primeiro a entrar. Hamilton continua em pista e parte para a famosa “volta da VIDA”. Ferrari avisa Kimi: “Hamilton ficou na pista… ACELERA!”. Momento em que Kimi avisa equipe que tem chuva em parte da pista e Vettel ultrapassa Ocon, assumindo o P5.

Foto: Twitter Oficial F1

Volta 25, Hamilton ainda em pista e Ricciardo abandona com problemas no motor! Estratégia da Mercedes, abusando da sorte, não funciona! Hamilton, mais de 8 voltas de “atraso” para sua entrada nos boxes, permite que Kimi diminua a diferença em pista. Volta 28 e Hamilton entra para os boxes, retornando em 3º e muito atrás de Kimi. Bottas lidera temporariamente.

Vettel faz seu pit-stop na volta 30 e retorna em 10º, reiniciando mais uma corrida de recuperação. Kimi se aproxima de Bottas e tem 3 segundos à frente de Hamilton. Kimi não consegue ultrapassar Bottas e Hamilton começa a eliminar a diferença para o piloto da Ferrari. Bottas LITERALMENTE executando seu papel de “companheiro” de equipe e Hamilton encosta definitivamente em Kimi.

Foto: Twitter Oficial F1

Com 36, impressionantes 36 voltas, Bottas entra nos boxes. Classificação da prova: Kimi, Hamilton, Max, Bottas, Ocon, Perez, Vettel, Sainz, Grosjean e Sirotkin no TOP10.

Faltando 10 voltas para o final, Kimi seguia na liderança com 0.500s à frente de Hamiton! Pneus de Kimi mais gastos que os de Hamilton e com bolhas. Vettel assume a 5ª posição, seguido de Grosjean e Ocon. Na disputa pelo pódio (P3), Bottas começa a pressionar novamente Max Verstappen, mas… mas… em uma tentativa de ultrapassagem Max fecha a porta e os dois se tocam. Bottas utiliza zona de escape para retornar e perde muito tempo – incidente entre em investigação.

Foto: Twitter Oficial F1

Volta 45, HAMILTON usa a asa móvel, freia no LIMITE e ultrapassa Kimi Raikkonen. Mas foi gigante Kimi, com pneus extremamente desgastados! Lewis dispara na liderança, abrindo mais de 3 segundos em apenas 2 voltas.

Foto: Twitter Oficial F1

Bottas encosta em Max novamente, mesmo momento em que a direção de prova anuncia punição de 5 segundos para Max.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! E não deu para Kimi! LEWIS HAMILTON VENCE, VENCE! Kimi e Bottas fecham o pódio! Vettel, minimiza o estrago com a 4ª posição, mas a cada erro como o de hoje, vai facilitando a vida de Hamilton na disputa pelo título.

RESULTADO FINAL

Considerando a punição de 5 segundos de Max Verstappen, segue resultado final:

PRÓXIMA CORRIDA

A próxima etapa do mundial de F1 2018 será em Marina Bay, para o GP de Cingapura em 16/09/2018! Acesse o calendário completo aqui!