Início Destaque FÓRMULA INDY – Resultado Final – Road America – 10ª Etapa –...

FÓRMULA INDY – Resultado Final – Road America – 10ª Etapa – 2018

836
Foto: IndyCar.com

E neste domingo (24/06/2018) tivemos a 10ª etapa da Formula Indy 2018, em Road America! Milagrosamente, uma prova de 100% do tempo em “bandeira VERDE”!

A vitória ficou mesmo com o pole position, Josef Newgarden. Mas quem pensa que foi fácil, engana-se! O piloto da Penske liderou desde a largada e venceu, mas teve em sua cola Ryan Hunter-Reay por toda a prova. E Will Power? Power, que largou em 2º, teve problemas mecânicos após a largada e deixou caminho livre para Josef, mas Ryan que vinha em 3º, resolveu complicar um pouco a vida do compatriota.

Mas a disputa mesmo, ficou em relação à última vaga do PÓDIO! Rossi que assumiu a 3ª posição após o abandono de Power, teve que disputar linha a linha, curva a curva com Sato, Wickens e Rahal. Algumas das ultrapassagens de Rossi nos demais poderiam até ser questionadas do ponto de vista de “esportividade”, mas nenhuma punição foi aplicada e por algumas vezes, Rossi literalmente jogou adversários para o escanteio – exemplo de Rahal e Wickens, quando Rossi reassumia a 3ª colocação. Mais tarde o ditado “aqui se faz, aqui se paga” passaria a valer!

Scott Dixon largou em 8º e conseguiu um pódio para ampliar a liderança no campeonato – Foto: Chris Jones / IndyCar.com

Com prova de recuperação BRILHANTE e EXCELENTE estratégia, quem apareceu entre os ponteiros após as últimas paradas de boxes, foi SCOTT DIXON. O piloto da Ganassi havia largado em 8º e acabou herdando as posições de Power e Bourdais, ambos com problemas nos carros, mas também ganhou as vagas de Rossi e Wickens na estratégia de pit.

O final da prova ficou delineado com Newgarden, Ryan e Dixon. Rossi tentava assegurar a 4ª posição quando começou a ter problemas de alinhamento no carro, sendo ultrapassado por Sato, Wickens e Rahal, até que fez parada para tentar solucionar o problema e conseguiu teoricamente, mas a prova já estava perdida, terminando apenas em 16º.

Foto: Chris Jones / IndyCar.com

Com isso Dixon seguiu tranquilo na 3ª colocação, com Sato, Wickens e Rahal fechando o TOP6. Os nossos brasileiros da AJ Foyt, Tony e Leist não tiveram desempenho fantásticos, mas ao menos terminaram entre o TOP15, com Kanaan em 14º e Matheus em 15º. Sobre a prova, o nosso estreante declarou:

“Foi até um bom início aqui em Elkhart Lake. Ficamos com um TOP10 no treino livre de sexta, mas infelizmente, depois o carro não se comportou como devia. Ele saia de traseira e tivemos dificuldade para configurar para a tomada de tempo. Largando em 20º, esperávamos arriscar nas configurações e também na estratégia, mas em uma corrida TOTALMENTE em bandeira VERDE, o TOP5 foi o máximo que conseguimos” – Leist que soma no campeonato 148 pontos e é o 19º colocado.

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO – TOP5

Dixon continua na liderança e abre para o novo vice-líder, Ryan Hunter-Reay. Rossi, com o péssimo resultado em Road America, caiu para 3º com a mesma pontuação de Hunter-Reay.

1 – Scott Dixon – Chip Ganassi Racing – 393
2 – Ryan Hunter-Reay – Andretti Autosport – 348
3 – Alexander Rossi – Andretti Autosport – 348
4 – Josef Newgarden – Team Penske – 343
5 – Will Power – Team Penske – 328

MELHORES MOMENTOS – VÍDEO OFICIAL
CORRIDA COMPLETA
PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa será apenas nos dias 7 e 8 de julho de 2018 em Iowa. Veja o calendário COMPLETO!