Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da França / Paul Ricard...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da França / Paul Ricard – 2018

8270
Foto: Twitter Oficial F1

E tivemos neste domingo (24/06/2018) o Grande Prêmio da França de FÓRMULA 1 2018! Dez anos após a última participação do país no circo da F1, tivemos uma corrida até que mais movimentada, mas apenas em função da largada tumultuada com alguns incidentes!

LARGADA

Já na primeira curva, Vettel tenta forçar mais que o possível e acaba tocando a roda traseira de Bottas. Resultado: Bottas roda e tem seu pneu furado. Vettel com bico dianteiro destruído. Felicidade para Hamilton que dispara na ponta! Ainda, algumas curvas à frente Vettel toca também em uma Haas. Ocon leva pancada de Gasly e os 2 fora da prova.

Foto: Twitter Oficial F1

Vettel e Bottas retornam aos boxes para trocas de bico e pneus. Fia informa que incidente estaria sob investigação e na volta 10 anuncia punição de 5 segundos para Vettel! Ocon e Gasly ficam também sob investigação, mas que seria avaliada após a prova. Grosjean também punido com 5 segundos.

Foto: Twitter Oficial F1
CORRIDA

Ficamos em bandeira amarela e safety-car por 5 voltas, em virtude dos incidentes. Na relargada tínhamos no TOP10: Hamilton, Max Verstappen, Sainz, Ricciardo, Magnussen, Leclerc, Kimi, Grosjean, Perez, Hulkenberg. Alonso, Vettel e Bottas fechavam a lista. Ocon e Gasly fora!

Relagada sem incidentes entre os ponteiros, apenas Alonso que acabou rodando em disputa com Vettel e caiu para ultimo. Iniciava uma corrida de recuperação para Vettel e Bottas, sendo que Vettel em 2 voltas já assumia a 13ª colocação. Entre os ponteiros, Ricciardo iniciava seu ataque ao Sainz. Mas o que poderia parecer fácil, foi mais complicado, principalmente pelas diferenças de configurações aerodinâmicas. Ricciardo assume a 3ª posição apenas na volta 9.

Volta seguinte Vettel 11ª posição, momento em que recebia também punição de 5 segundos pela ação na largada. Individualmente terrível para sua disputa no campeonato. Volta 13, Vettel ultrapassa Perez e assume a 9ª posição. Bottas ainda em 12º. Momento em que Kimi ultrapassa Sainz e vai ao P4. Volta 15, Vettel também ultrapassa Grosjean e parte para cima de Leclerc. Enquanto isso lá na ponta, Lewis seguia mais que líder, com quase 4 seg para Max e mais de 25 seg para Vettel.

Volta 26 e Verstappen é o primeiro a parar nos boxes, retornando atrás de Kimi em 4º lugar. Três voltas após Sainz e Ricciardo também fazem suas paradas, com Vettel ganhando a posição de Ricciardo. Perez entra para seu pit, mas acaba recolhido com algum problema no motor. Péssimo, péssimo final de semana pra force india!

Foto: Twitter Oficial F1

E aí! Todo o trabalho de Leclerc jogado fora pela péssima estratégia da péssima equipe Sauber. Conseguiram deixa-lo atrás de Stroll no seu retorno a pista. O piloto reclamava a varias voltas sobre condição dos pneus. No estilo mais sorte do que juízo, acabaram colocando os compostos supermacios e permitiu que Leclerc recuperasse algumas posições até o final da prova, chegando na zona de pontuação, em 10º. Ótima participação do piloto!

Volta 33 e o líder faz seu pit, retornando atrás de Kimi, que não havia parado ainda. Momento em que Ricciardo partia para cima de Vettel na disputa pela 5 posição, sem dificuldade, ultrapassa. Kimi entra nos boxes e volta em 5º. Ordem naquele momento… Hamilton, Max, Ricciardo, Vettel, Kimi, Bottas e Hulkenberg em boa prova.

Na parte de trás, Leclerc começava uma teórica corrida de recuperação, ultrapassando Alonso na disputa pela 13ª posição. Kimi com pneus supermacios começa a caçada para cima de Vettel na busca do 4º lugar. Lembrando que Vettel perderia 5 segundos pela penalização. Volta 40, Leclerc passa por Hartley e assume o P11. Mágica com essa Sauber. Mesma volta que Kimi cola em Vettel e “passa de passagem”! Seria realmente desnecessária qualquer resistência naquele momento.

Alonso, via rádio, em situação curiosa… “estamos sem freio”! No melhor estilo… o que estamos fazendo aqui? Rsrs

Bottas faz seu pit stop, equipe se complica e retorna em 9º. Vettel parte para mais um pit também, cumpre os 5 segundos de punição e sai com pneus ultramacios. Retorna em 5º e no caos da largada, fica no lucro ainda. Faltando 12 voltas a diferença para Kimi, o 4º, era de quase 30 seg. Kimi começa a fazer volta rápida e mais volta rápida, começando a se aproximar de Ricciardo. Momento em que Leclerc entra na zona de pontuação.

Volta 47, visivelmente Ricciardo tem alguma dificuldade após seu pit. Kimi encosta definitivamente e começa a pressionar o piloto da Red Bull! A melhor disputa da prova até então, até que na curva 8, Kimi assume a 3ª posição e garante o pódio.

Faltando 3 voltas o que já é tradicionalmente ruim para a Williams fica pior, Stroll tem pneu dianteiro estourado e é o 4º piloto a abandonar! #triste

Um período de safety-car virtual e FIM DE PAPO! Vitória de LEWIS HAMILTON, 65ª na carreira e reassume (apoiado por Vettel) a liderança da temporada. Max Verstappen em prova CORRETA e Kimi em etapa brilhante, fecham o pódio!

Foto: Twitter Oficial F1

Vettel foi escolhido como piloto do dia pela corrida de recuperação provavelmente, mas prefiro destacar a HUMILDADE apresentada na entrevista, explicando o ocorrido, assumindo o erro e realmente se desculpando com Bottas. Parabéns pela prova e claro, pela atitude!

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO

1 – Lewis Hamilton – GBR – Mercedes – 145 pontos
2 – Sebastian Vettel – GER – Ferrari – 131
3 – Daniel Ricciardo – AUS – Red Bull Racing TAG Heuer – 96
4 – Valtteri Bottas – FIN – Mercedes – 92
5 – Kimi Räikkönen – FIN – Ferrari – 83
6 – Max Verstappen – NED – Red Bull Racing TAG Heuer – 68
7 – Nico Hulkenberg – GER – Renault – 34
8 – Fernando Alonso – ESP – McLaren Renault – 32
9 – Carlos Sainz – ESP – Renault – 28
10 – Kevin Magnussen – DEN – Haas Ferrari – 27