Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – Nem Vettel, nem Hamilton, deu Ricciardo...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Nem Vettel, nem Hamilton, deu Ricciardo – GP da China – 2018

1137
Ricciardo vence GP da China 2018 - Foto: Twitter F1 Oficial
Ricciardo vence GP da China 2018 – Foto: Twitter F1 Oficial

E na 3ª etapa do mundial de Fórmula 1 2018, diretamente da China nesta madrugada de sábado para domingo (15/04/2018), nem Ferrari, nem Mercedes… nem Vettel, nem Hamilton! Após sorte com bandeira amarela, excelente estratégia e uma FANTÁSTICA atuação, o grande vencedor foi DANIEL RICCIARDO da Red Bull! O australiano, após a troca de pneus, saindo com os compostos amarelos (contra os brancos de Ferrari e Mercedes), iniciou caçada aos ponteiros e com belas ultrapassagens para cima de Hamilton, Vettel e Bottas, conquistou uma LINDA vitória!

Seu companheiro de equipe poderia ter sido o protagosnista na verdade, mas 2 lambanças do jovem piloto, acabou fora da pista e depois conquistou uma punição de 10 segundos no tempo final! Assim como Ricciardo, Verstappen aproveitou a bandeira amarela para a troca de pneus e também retornou com os compostos amarelos, e o ritmo era alucinante! Quando chegou em Hamilton, faltou paciência ou devido o excesso de garra, acabou forçando demais a ultrapassagem e para não bater na Mercedes, saiu da pista e perdeu a posição para Ricciardo. Não demorou muito, atacava Vettel e em mais um ato afoito, acabou tocando no piloto da Ferrari e ambos rodaram! Vettel caiu para 6º e Verstappen ficou em 5º. Punido pela direção em 10 segundos, não restava outra opção… voar baixo para tentar amenizar a lambança. Ficou ainda em 4º, mas com a punição perdeu posição para Hamilton!

As Ferraris, que largaram na ponta, após parada de boxes de Bottas, acabaram surpreendidas e DEMORARAM muito para reavaliar estratégia de parada. Vettel parou antes de Kimi e voltou 3 segundos atrás de Bottas, algo factível de recuperação. Já Kimi, com voltas em tempos altíssimos, ficou MUITO tempo na pista e perdeu toda a diferença para Bottas e Vettel, retornando ainda já atrás das Red Bulls. PÉSSIMA estratégia!

Red Bull leva os 2 pilotos aos boxes ao mesmo tempo durante bandeira amarela - Foto: Twitter F1 Oficial
Red Bull leva os 2 pilotos aos boxes ao mesmo tempo durante bandeira amarela – Foto: Twitter F1 Oficial

Após os pits de todos, tínhamos Bottas na ponta, Vettel tentando tirar a diferença, Hamilton em terceiro, seguido de Verstappen. Kimi em 5º e Ricciardo em 6º. E neste momento inicia-se a caçada de Ricciardo pela vitória! O australiano ultrapassou rapidamente Kimi, em seguida com o erro de Verstappen para cima de Hamilton, Daniel ganhou a posição do companheiro. Mais algumas voltas encostou em Vettel e não teve muita dificuldade para tomar a 2ª posição. Restando 12 voltas alcançou Bottas e da mesma forma, simplesmente chegou e passou, seguindo com tranquilidade atá a bandeirada quadriculada! UAU!

Atrás, o incidente de Vestappen com Vettel, ambos rodaram e o maior prejudicado CERTAMENTE foi Vettel que caiu para 6º, mas com alguma dificuldade com o carro ainda perdeu posições para Hulkenberg e Alonso! Carlos Sainz e Magnussen fecharam o TOP10.

Toque de Verstappen em Vettel - Foto: Twitter F1 Oficial
Toque de Verstappen em Vettel – Foto: Twitter F1 Oficial

Sobre o principal e determinante incidente da corrida, Verstappen (MILAGRE) assumiu o erro ao final da prova, chamou o Vettel para conversar e visivelmente tudo ficou bem! EM suas redes sociais, Max comentou:

“Parabéns para Ricciardo! Grande vitória! Infelizmente eu cometi um grande erro e acertei Sebastian, o que complicou nossas corridas. Não existe nada que eu possa fazer agora, a não ser, analisar minha performance e voltar ainda mais forte! Parabéns Red Bull pelo incrível trabalho este final de semana!”

Já Vettel, questionado se o motivo do erro tem algo com a juventude de Max, respondeu:

“Ele já fez corridas suficientes para acabarmos com essa ideia! O ocorrido pode acontecer mesmo para quem já fez 300 corridas. No carro, você não deve esquecer que os julgamentos e a razão sempre são difíceis, mas você tem que ter essas coisas em mente e ter certeza de que você não irá falhar. O que quero dizer é que ele poderia facilmente ter perdido a asa dianteira, ter um furo, ou algo mais, neste caso não foi um fim para nós dois, tivemos um pouco de sorte. É assim que acontece”

Linda vitória de Ricciardo, que quase não participou do qualify devido o motor estourado no TL3, belas ultrapassagens e uma corrida bem movimentada. Vale destacar a participação de Alonso na prova e também no campeonato! O piloto é o sexto colocado na classificação geral com 22 pontos! Galera, com tudo isso ganha a categoria, ganham os fãs! Que o ano continue nesta pegada!

RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO

Mesmo com o 8º lugar, Vettel segue forte na liderança! Mesmo com a corrida completamente apagada, Hamilton ainda é vice e se aproxima um pouco de Vettel! Bottas aparece em 3º e Ricciardo, com a vitória é o 4º no mundial!

REPRISES E VTs

Pra quem perdeu a prova, vale a pena assistir alguma reprise! Saiba os horários dos VTs e REPRISES na nossa programação da TV!

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa do mundial será em 29 de abril e Baku no Azerbaijão. Veja o calendário completo aqui!