Início Destaque FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Austrália/Melbourne – 2018

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Austrália/Melbourne – 2018

4185

VEJA JÁ: RESULTADO FINAL! Vettel vence o GP da Austrália!

Hamilton Pole Position GP da Austrália 2018 - Fórmula 1 - Foto: Facebook Oficial Hamilton
Hamilton Pole Position GP da Austrália 2018 – Fórmula 1 – Foto: Facebook Oficial Hamilton

E chegamos ao primeiro treino classificatório do ano de 2018! Após domínio da Mercedes nos 2 primeiros treinos livres, a Ferrari ficou com os 2 primeiros postos no 3º treino livre, mas em situação completamente diferente (pista molhada), permitindo inclusive um P3 para Ericsson – veja detalhes dos treinos livres aqui!

Q1

Na primeira parte do qualify, os primeiros a marcarem tempo foram Nico Hulkenberg, Grosjean, Sainz, Magnussen e Leclerc. Após as primeiras tentativas, tínhamos a seguinte ordem no TOP10: Kimi, Bottas, Hamilton, Vettel, Alonso, Sainz, Hulkenberg, Grosjean, Perez e Vandoorne.

Ricciardo, que foi punido (3 posições no grid) por não ter reduzido adequadamente a velocidade no TL2 em RED FLAG, entra e marca o 2º tempo. O companheiro Verstappen assume em seguida o 3º lugar. Hamilton, com volta razoável supera as Red Bulls, mas não consegue melhorar o tempo de Kimi Raikkonen, líder até então.

Faltando 5 minutos, Ericsson, em volta impressioante assume o P12 e entra na zona de classificação. Até então estariam eliminados: Sirotkin, Gasly, Stroll, Leclerc e Hartley. No mesmo momento em que Hamilton marca 1:22.824 e assume a ponta! Primeiro a entrar na faixa de 1:22.

Entramos na parte final do Q1, todos na pista e após as últimas tentativas ficamos com os seguintes classificados para o Q2: Hamilton, Raikkonen, Vettel, Verstappen, Ricciardo, Sainz, Alonso, Grosjean, Bottas, Hulkenberg, Magnussen, Vandoorne, Perez, Stroll e Ocon. Já os eliminados fora: Hartley, Ericsson, Leclerc, Sirotkin e Gasly.

Q2

E se alguém tinha alguma pretensão com os motores Honda na Toro Rosso, na hora do “vamos ver”, fica claro que fez bem a McLaren desistir e abandonar a fabricante. Toro Rosso fora do Q2, com Gasly figurando em último.

Iniciamos a segunda parte da classificação, partimos para a definição do TOP10 para o Q3 e os primeiros a entrarem na pista foram Verstappen, Kimi Raikkonen, Vettel, Ricciardo e Hamilton. Após a primeira rodada de voltas, tínhamos: Hamilton, Kimi, Vettel, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Alonso, Sainz, Magnussen e Vandoorne. MUITO bom ver a McLaren disputando o TOP10. Estariam fora: Stroll, Grosjean, Perez, Hulkenberg e Ocon! Até então uma grande vergonha a participação da Force India!

Como de praxe, faltando 3 minutos, todos para a pista para a definição dos classificados para o Q3. Red Bull arisca pneus supermacios, na tentativa de se classificarem para o Q3 e largarem no domingo com tais compostos.

Fim de Q2, muitas trocas de posições, Vettel – BRILHANTE – é o primeiro a baixar para a casa dos 1:21 e fica com o melhor tempo. Assim, os classificados foram: Vettel, Hamilton, Bottas, Verstappen, Kimi, Ricciardo, Sainz, Magnussen, Grosjean e Hulkenberg. A McLaren não sustenta o TOP10 e acabam fora. Não se classificaram para o Q3: Alonso, Vandoorne, Perez, Stroll e Ocon. Confirmada a péssima estreia da FORCE INDIA! Terrível!

Q3

Passamos ao momento de definição! Os 10 melhores partem para a ordenação principal do grid de largada! Hamilton é o primeiro a entrar na pista, seguido de Bottas, Kimi e Vettel.

Bottas, em sua primeira volta rápida, toca na grama, perde o controle e destrói a lateral direita do seu carro no muro! BANDEIRA VERMELHA! Com o piloto tudo bem! Péssimo início de temporada para o #77!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Treino reiniciado, e após a primeira rodada de tentativas, tínhamos: Hamilton, Vettel, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo. Faltando 3 minutos e partimos para a hora da verdade! Impressionante a proximidade dos carros da Mercedes, Ferrari e Red Bull até então. Hamilton é o primeiro a abrir volta, crava 1:21.164. Em seguida fecham suas voltas Kimi, Vettel, Verstappen, Ricciardo e ficam nesta ordem!

HAMILTON mostra quem manda, deixa Kimi mais de 0.600s para trás e é o POLE POSITION da 1ª etapa de 2018!

Foto: Facebook Oficial Lewis Hamilton
Foto: Facebook Oficial Lewis Hamilton

“Meu coração está acelerado, muito bom ver essa torcida aqui na pista! Muito obrigado por terem vindo. Fiquei muito feliz com essa volta” – Comenta o recordista de poles na Austrália – 7 vezes!

GRID DE LARGADA

E com a penalização de Ricciardo, perdendo 3 posições no grid, temos a seguinte sequência de largada:

1 – Lewis Hamilton – Mercedes
2 – Kimi Raikkonen – Ferrari
3 – Sebastian Vettel – Ferrari
4 – Max Verstappen – Red Bull/Renault
5 – Kevin Magnussen – Haas/Ferrari
6 – Romain Grosjean – Haas/Ferrari
7 – Nico Hulkenberg – Renault
8 – Daniel Ricciardo – Red Bull/Renault (-3 posições)
9 – Carlos Sainz – Renault
10 – Valtteri Bottas – Mercedes
11 – Fernando Alonso – McLaren/Renault
12 – Stoffel Vandoorne – McLaren/Renault
13 – Sergio Perez – Force India/Mercedes
14 – Lance Stroll – Williams/Mercedes
15 – Esteban Ocon – Force India/Mercedes
16 – Brendon Hartley – Toro Rosso/Honda
17 – Marcus Ericsson – Sauber/Ferrari
18 – Charles Leclerc – Sauber/Ferrari
19 – Sergey Sirotkin – Williams/Mercedes
20 – Pierre Gasly – Toro Rosso/Honda

Ainda ficamos com a dúvida/pendência de possíveis punições para Grosjean e Bottas. Veremos!

CORRIDA

A corrida está marcada para as 02:10 deste domingo (25/03) com transmissão pela Rede Globo. Veja a programação completa aqui!